Sei que a temporada de figos acabou em março, mas preparei essa receita no final de fevereiro, antes das minhas férias. Confesso que eu estava meio obcecada com a fruta, que rendeu lanchinhos deliciosos no ano passado e no começo de 2015. Então aproveitei que ela ainda estava disponível no mercado para testar uma nova combinação.
Minha inspiração foi a foto e a receita da querida e talentosa Simone Izumi publicada na revista CASA E COMIDA:
http://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Comida/Receitas/Doces/noticia/2015/02/figos-assados-com-mel-e-tomilho.html
Como eu já havia testado algo parecido que mostrei NESSE POST, resolvi fazer uma pequena adaptação e me paparicar com um delicioso café da manhã especial numa sexta-feira qualquer.
Os ingredientes que usei foram os seguintes:
- Uma caixa de figos
- 200 gr de mel
- Tomilho fresco
Modo de preparo
Cortei os figos em quatro e embebi os pedaços da fruta numa mistura de mel e folhinhas de tomilho. Pré-aqueci o forno a 180ºC e arrumei os figos numa assadeira com a casca virada para baixo. Levei ao forno por uns 20 minutos, até que eles desidratassem e a calda adquirisse a consistência de caramelo.
Acho que o ponto do figo depende do gosto do cozinheiro. Eu preferi esperar que as extremidades da fruta ficassem bem ressecadas antes de tirar a assadeira do forno. Desse modo, as pontinhas ficaram carameladas do jeito que eu gosto!
Os figos assados podem ser degustados puros, por cima de um pedaço de queijo brie ou com sorvete, como sugere a Simone. Acho que os sabores neutros devem ser ideais para acompanhar o doce, a fim de não mascarar ou interferir no sabor da fruta, mas como eu adoro o sorvete de Dulce de Leche da marca Häagen-Dazs, foi esse que escolhi como base para o meu café da manhã especial!
Nesse mesmo dia, usei outra caixa de figos para testar uma receita que me foi presenteada pela querida Marina Mott, do blog http://marinamott.blogspot.com.br/. Ficou uma delícia e é finalizada com um ingrediente que eu adoro, mas que nunca pensei em misturar à fruta. O resultado é surpreendente e em breve vou publicá-la aqui.
Um grande beijo pra todos com votos de um dia doce!!!!
9 comentários:
E fica bom demais!!
O perfume que invade a cozinha é muito bom.
Beijos :)
@Flávia MergulhãoExatamente, Flavinha! Essa receita perfuma a cozinha e o aroma é delicioso! Bom para o paladar e para o olfato também! Beijão!
Fiquei com água na boca rs...
bjokas =)
Que deliciaaa rs...
bjokas =)
@BellOi, Bell! Eu fiz essa receita há um mês... também fiquei com água na boca e com vontade de repetir, rs! Beijão!
Hum...eu amo figos.Kátia sera que posso fazer estes figos para comer com queijo? Beijinhos
@Patricia MerellaOi, Patricia!!!! Sim, fica uma delícia! A outra receita que testei leva gorgonzola e eu amei o resultado! Fica muito bom mesmo! Beijão!
Também ando apaixonada por essa fruta, mas infelizmente ainda não consegui me organizar para colocar a mão na massa e preparar alguma coisa especial. Outro dia fui ao Mercado Municipal aqui da minha cidade e comprei uma caixinha de figos. Quando percebi que eu nunca tinha experimentado um figo in natura na minha vida (só as versões açucaradas secas e em calda) resolvi experimentar e quase comi a caixinha sozinha, rs!
Essa receita parece ótima e as fotos ficaram dignas da Casa e Comida, parabéns!
@Fernanda FurtadoQue legal, Fernanda!
O sabor é muito diferente, né? Eu também só comia os figos em calda ou os cristalizados, mas o in natura é mais saudável e mais gostoso, rs! Um super beijo!
Postar um comentário