segunda-feira, 11 de maio de 2015

Criação de Identidade Visual para MATRAQUEANDO

Logo_Matraqueando545

Logomarca MATRAQUEANDO

 

mix1545
Aplicação da Identidade Visual em cartão de visita com frente e verso em formato de balão, capa de caderno e caneta

 

mix3545

Aplicação da Identidade Visual em aventais

 

mix2545

Aplicação da Identidade Visual em bolsas de lona e/ou sacolas reutilizáveis

 

De tempos em tempos, eu venho aqui compartilhar com vocês um projeto de Identidade Visual que desenvolvi recentemente. Sou formada em Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual/Design Gráfico há 15 anos e essa é a minha principal atividade no dia a dia. Entretanto, o post de hoje é um pouco diferente porque não fui eu que escrevi o texto e sim minha cliente, a jornalista Sílvia Oliveira, autora do maravilhoso blog MATRAQUEANDO, bastante conhecido por quem adora traçar seus próprios roteiros de viagem e/ou procura informações e dicas imperdíveis. Eu já conhecia e admirava essa blogueira talentosa há muito tempo e por isso fiquei feliz quando a Sílvia me procurou a fim de que eu desse uma nova roupagem à sua Logomarca. Dito isso, reproduzo aqui o texto dela na íntegra, originalmente publicado no Matraqueando no dia 8 de maio de 2015.

 

Matraqueando completa 9 anos e apresenta nova identidade visual

Já não era sem tempo. A bagaça cresceu, deixou de ser hobby e virou um feliz trabalho. Tenho aqui o sonho de toda uma vida. Lugar onde posso unir o que mais gosto de fazer: viajar e escrever! Ao caminhar para o décimo ano de vida o Matraqueando ganha uma nova identidade visual.

Não foi nada fácil me desapegar da antiga logomarca. Apesar de simples e sem muitos recursos gráficos, ela nos acompanhava há quase uma década, com apenas uma ou outra modificação. Mas o Matraca News já pode ser chamado de gente grande e acabou tornando-se uma referência — amém — dentro do universo informativo de viagens e turismo.

Logo_Matraqueando2545

Já temos seis guias que são sucesso absoluto de venda (e virão outros por aí, aguardem as novidades!) e um dos mais completos e sólidos conteúdos on-line e gratuitos sobre diversos destinos brasileiros e internacionais. Sem contar que criamos uma comunidade linda de leitores e amigos aqui, aqui e aqui. Então… era hora de investir no que temos de mais precioso: nossa marca.

camisetas

Aviso aos que chegam agora: esta não sou eu!

Para esse desafio chamei a designer e ilustradora Katia Bonfadini (dona do apaixonante blog Casos & Coisas da Bonfa). Acompanho a Katia há séculos (assim como eu ela adora viajar, celebrar os pequenos momentos da vida e receber os amigos com comidinhas especiais.) Mas a essência da Bonfa — pros íntimos — é sua intensa capacidade criativa.

padronagens

Padronagens desenvolvidas a partir dos elementos gráficos da marca

No briefing a única coisa de que eu tinha certeza era que não queria nada que lembrasse “viagem” como malinhas, globo terrestre, carimbo de passaporte e figuras de pontos turísticos (tipo, torre eiffel, big ben, essas coisas). Um paradoxo? Afinal, qual é o principal tema aqui? Viagem, néam? Pois é, mas o nosso tutano é, basicamente, m.a.t.r.a.q.u.e.a.r!

canetas

No momento, não mexi no layout do blog (apenas inserimos o novo logo e trocamos os balõezinhos de conversa), mas daqui a alguns meses teremos uma repaginação para adequar nossa nova marca à cara do Matraca News. Ou seja, quero transformar isso aqui numa extensão da sua casa, onde você possa chegar e sentar-se confortavelmente para trocar dois dediprosa com a Matraca!

bolsas

Quando o blog nasceu — precisamente no dia 23 de abril de 2006 — eu queria falar sobre tudo, matraquear sobre casa, comida, viagem, festas, decoração. Por isso o nome… Matraqueando. Mas o tema travel tomou conta e o fim (ou começo) da história você já conhece.

xicaras

Acabou que eu até criei outro blog — o SilviaOliveira.com.br — para falar de festas e receber bem e não misturar alhos com bugalhos. Por isso, minha ideia com o novo logo era trabalhar em cima do nosso “balão de conversa” e criar um blá blá blá típico dos matracas. Depois de me mostrar várias possibilidades, a Katia foi lapidando a ideia até chegar ao resultado final.

cadernos

Já deu para perceber que a nova logomarca vai nos acompanhar de muitas maneiras e ainda será possível criar lindos produtos para os nossos matraquetes de carteirinha.

Para fugir de logomarcas óbvias, tive que pensar longe… nos próximos 10 ou 20 anos. Quem sabe daqui a algum tempo — ampliando o foco do brogue — eu esteja matraqueando sobre viagens com netos, comida para terceira idade, arrumação de casa, medicina alternativa, espinhela caída, sei lá. Matraquear é preciso. Esse é o foco. Rá!

O resto é consequência de uma história — a minha — alguém que sempre buscou uma vida mais leve e criativa através da prosa, da conversa fiada ao pé d’ouvido. Isso, pode se aprochegar, puxe o banquinho,  daqui a pouco vou passar o café!

Leia mais: http://www.matraqueando.com.br/#ixzz3ZoizxvGQ

……………………………………………………………………………………………………………….

Sílvia, obrigadíssima por me autorizar a reproduzir seu texto e também pelo carinho e elogios expressos nesse post. Minha maior satisfação é ver meus clientes felizes com o resultado do meu trabalho. Um beijão e sucesso sempre!

Pessoal, para quem ainda por acaso não conhece o MATRAQUEANDO, recomendo uma visita urgente: http://www.matraqueando.com.br/

Os posts da Sílvia, principalmente os de viagens pelo Brasil, nos ajudaram muito a planejar nossas escapadinhas de final de semana. Os textos são muito bem escritos de forma descolada e divertida, a marca registrada da Sílvia! Além dos pontos turísticos em si, ela sugere restaurantes, petiscos imperdíveis e comprinhas… adoro!!!! Ah, isso sem falar nas comidinhas que ela prepara e decora pras suas festinhas. Enfim, afinidade e o que não falta entre a gente!

Um beijão pra todos com votos de uma semana muito produtiva!!!!

Bonfa-ass

4 comentários:

Bell disse... [Responder comentário]

Gostei

bjokas =)

Thayná disse... [Responder comentário]

Adoro trabalhos assim de identidades visuais. São lindos! Beijos! ;*

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@BellObrigada, Bell! Beijos!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@ThaynáOi, Thayná! Muito obrigada por seu feedback! Beijão!

Related Posts with Thumbnails