quinta-feira, 7 de maio de 2015

Os preparativos para o Dia das Mães

DSC_0305

Bom dia, pessoal! Hoje vim compartilhar com vocês os preparativos para a festa do Dia das Mães, que será um “pós-almoço” lá em casa com direito à bolo, doces, prosecco e sucos variados. Combinamos de almoçar fora no sábado, já que no domingo os restaurantes ficam lotados e muitos deles reduzem as opções do cardápio. Dessa forma, vou comemorar a data especial com a minha família no sábado e no dia seguinte cada um fica livre para visitar suas respectivas mamães.

DSC_0301

Usei uma parte do kit digital DIA DAS MÃES/ANIVERSÁRIO DA MAMÃE para decorar o buffet de sobremesas. Como elaborei o material com quatro variações de cor, tive a oportunidade de testar alguns itens de tonalidades diferentes antes de optar pela combinação de roxo e liás.

Num porta-retrato no formato A5 (14,8 cm x 21 cm), inseri a ilustração do vaso de flores acompanhado de um trecho do belo texto de Mário Quintana:

"Mãe...
São três letras apenas
As desse nome bendito:
Também o céu tem três letras
E nelas cabe o infinito
Para louvar a nossa mãe,
Todo bem que se disser
Nunca há de ser tão grande
Como o bem que ela nos quer.”

DSC_0333

Usei a padronagem lilás do kit para customizar as garrafas de prosecco que comprei para deixar num balde com gelo em cima do buffet.

DSC_0289

Os pássaros fofos de metal são a base das plaquinhas que identificam os comes & bebes do buffet de sobremesas. Um dos doces que testei e aprovei para servir na festa é o brigadeiro de damasco com farofinha de macadâmias. Gosto da ideia de procurar receitas de brigadeiros gourmet para reproduzi-las ou adaptá-las e o resultado geralmente tem me agradado.

Mesclei receitas e fiz algumas adaptações, mas a que usei como base foi retirada DAQUI. Vou copiar abaixo a receita original e, em seguida, conto o que modifiquei.

 

Brigadeiro de damasco

  • 100g de damasco doce
  • 90g de chocolate branco picado
  • 1 lata de leite condensado
  • 10 a 15g de manteiga

Coloque os damascos em uma tigelinha e coloque água até que fiquem cobertos. Deixe em temperatura ambiente de um dia pro outro (pra eles ficarem bem macios). No dia seguinte escorra a água e seque cada damasco com papel toalha. Bata no processador até virar um purê. Se você não tiver processador pique em pedaços beeeem pequenos.

Misture todos os ingredientes na panela, inclusive o purê de damasco, e leve ao fogo baixo mexendo até dar o ponto. Eu me lembro que esse foi o brigadeiro que mais demorou pra dar ponto por causa dos damascos mesmo que deixam a receita mais úmida. E tem um detalhe: ele desgrudava bem do fundo e das laterais mas eu via que o doce ainda tava bem mole. Portanto neste de damasco é preciso ter um pouco de feeling... ou colocar no copinho...rsrs

Enrolei os docinhos,  passei no chocolate branco ralado e coloquei um pedacinho bem pequeno de damasco no centro. Rende mais ou menos 100 docinhos.

…………………………………………………………………………………………………….

Fiquei com medo do damasco soltar muita água e o doce demorar a dar ponto, conforme aconteceu com o brigadeiro de abóbora, cuja receita compartilhei NESSE POST. Como a autora da receita comentou, “é preciso ter um pouco de feeling... ou colocar no copinho”. Essa segunda opção é ótima porque o brigadeiro não precisa ser desperdiçado. Se ficar mole demais, é só mudar a apresentação da sobremesa.

DSC_0136

Bom, eu já tinha usado chocolate branco no brigadeiro de capim limão, mas acho que o resultado fica ainda mais doce do que quando uso somente o leite condensado. Então, para dar consistência ao brigadeiro sem adoçá-lo demais, decidi usar o dobro da quantidade de damascos sugerida. Em vez de 100g, usei 200g e fiz o mesmo processo de hidratar a fruta antes de misturá-la ao leite condensado no liquidificador. Em seguida, levei tudo ao fogo baixo, mexendo até dar o ponto. O resultado foi um brigadeiro mais consistente, menos doce e com mais gosto de damasco do que de leite condensado. Eu gostei dessa versão, mas sugiro ir testando diferentes quantidades da fruta até chegar a um resultado satisfatório, o que vai depender do paladar de cada um.

DSC_0159

Depois de fazer as bolinhas, passei o doce numa farofinha de macadâmia para dar um charme extra aos brigadeiros e guardei-os num recipiente plástico até chegar a hora de servir. Os doces também podem ser congelados, mas nesse caso, recomenda-se colocar a farofinha de macadâmias (ou de castanhas, amendoins, nozes etc.) somente na hora de servir, já que esta pode perder a crocância no congelador.

DSC_0403

Decorei o buffet misturando louças brancas com peças de vidro. Eu queria que o resultado fosse suave e delicado para combinar com o desenho das flores.

DSC_0366

O bolo que encomendei vai ficar no prato alto que está no centro do buffet e as outras sobremesas ficarão do lado esquerdo: brigadeiros de pecã no copinho, muffins de chocolate e brigadeiros de damasco. Para manter o prosecco geladinho, coloquei a garrafa num balde de gelo, que por enquanto está vazio. Do lado direito, posicionei três garrafas nas quais vou servir três tipos de sucos, um pequeno recipiente para abrigar frutas secas caramelizadas e uma peça de vidro para frutas frescas.

DSC_0373

Tive a ideia de fazer um móbile de flores enquanto procurava inspirações na internet para um buffet de sobremesas. Como eu estava ansiosa para fazer a estreia dos meus cortadores em formato de flores que comprei recentemente na Papelaria Jardim Largo do Machado (JLM), achei que essa seria a oportunidade perfeita e saí cortando os papéis purpurinados lilás e dourado adquiridos na mesma loja.

DSC_0391

Comprei também uma cordinha lilás para ser a base do móbile e, depois de cortar as flores, só precisei de pequenos pedaços de fita adesiva para prendê-las no fio, conforme vocês podem conferir na foto à direita. Foi bem fácil fazer esse arranjo e pretendo reutilizá-lo em futuras comemorações.

Minha intenção é que depois do almoço a gente se acomode no sofá da sala para degustar as sobremesas acompanhadas de uma taça de prosecco ou de mimosa. A Mimosa é um drink feito com uma parte de espumante/champanhe/prosecco e uma parte de suco de fruta cítrico, geralmente suco de laranja. É muito popular em comemorações diurnas como brunch e café da manhã por ser uma bebida leve e refrescante. Deve ser servida em taças do tipo flute. Foi pensando nessa combinação deliciosa que coloquei a garrafa de prosecco no mesmo espaço das garrafas de suco, criando um “bar self-service de mimosas”. As frutas frescas que ainda vou comprar servirão para complementar os drinks e por isso espero encontrar framboesas, amoras, morangos e/ou mirtilos no mercado na véspera da festa. Minhas inspirações para essa ideia foram as seguintes.

10599400_514805118653342_9091992221326345821_n

Fonte: http://boards.weddingbee.com/topic/looking-for-glass-juice-pitchers-for-mimosa-bar/

ombre-pink-bridal-shower-inspiration-980-int

bridalshower-styled-10

bridalshower-styled-08

Fonte: http://weddbook.com/entry/2113455/ombre-pink-bridal-shower-inspiration

IMG_5744-001

IMG_5751-001

Fonte: http://kojo-designs.com/2013/11/how-to-put-together-a-mimosa-bar/

eileen_shower30

Fonte: https://thesuitelifedesigns.wordpress.com/2012/09/14/diy-bridal-shower/

LA-Baby-Shower-The-Effortless-Chic-5

Fonte: http://theeffortlesschic.com/2014/x-featured/baby-girls-la-baby-shower/

011-aIMG_0017

Fonte: http://ultimatebridesmaid.com/tag/candy-bar/

Além das frutas cortadinhas, reparem nas folhas de hortelã e de manjericão, nos ramos de alecrim e nas fatias de limão que estão à disposição em alguns buffets. Gostei da ideia de incrementar as mimosas com esses “temperos”!

DSC_0223

Imprimi os dois modelos de cartões do kit para que eu possa distribuí-los às mamães presentes na festa: minhas duas avós, minha irmã mais nova e minha mãe, é claro.

DSC_0243

Toppers para cupcakes com 6,3 cm de diâmetro

DSC_0275

Mini toppers com 5 cm de diâmetro

DSC_0261

Além dos toppers e mini toppers incluídos no kit digital DIA DAS MÃES/ANIVERSÁRIO DA MAMÃE que vou usar para decorar os muffins e brigadeiros, montei um modelo extra de topper aproveitando algumas flores recortadas em papel purpurinado que sobraram do móbile.

DSC_0283

Na foto acima, vocês podem ver os toppers nas outras cores disponíveis no kit que imprimi para testar, mas decidi não usar.

DSC_0430

Combinei os wrappers com a mesma cor dos toppers, mas eu também podia tê-los misturado. Vou servir muffins de um único sabor que é o chocolate, mas acho interessante usar toppers e fôrmas de cores distintas para identificar diferentes recheios, se esse for o caso.

DSC_0191

Customizei os canudos com as bandeirinhas do kit.

DSC_0339

Essas são as forminhas que vão abrigar os brigadeiros de damasco com farofinha de macadâmia.

DSC_0194

Aproveitei os toppers menores para fechar os saquinhos de macadâmias que vou distribuir aos convidados como lembrancinhas da festa. Eles também se encaixam perfeitamente em latinhas com 5 cm de diâmetro, como a da foto, que pode ser recheada com balas de menta, Tic-Tac ou Confeti.

DSC_0205

Os mini cones podem ser recheados com frutas secas e oferecidos na hora da festa ou como lembrancinhas.

DSC_0330

Acho que não vou usar os taçajures, mas decidi montá-los para fazer um teste. Acho que ficaram charmosos, mas meu buffet é pequeno e dessa vez será o único espaço decorado para a festa.

DSC_0315

Como sempre encapo esses copos de vidro com as padronagens dos kits temáticos, resolvi fazer o mesmo, mas também não vou usá-los na decoração por falta de espaço.

E isso é tudo, pessoal! No próximo post, vou mostrar a vocês as fotos do buffet pronto com todos os detalhes, mas antes de terminar esse relato, deixo aqui as imagens e as informações sobre o kit digital DIA DAS MÃES/ANIVERSÁRIO DA MAMÃE:

diadasmaes545diadasmaes2545

Kit digital em PDF para imprimir em casa ou na gráfica de sua preferência. Ideal para comemorar o Dia das Mães ou o Aniversário da Mamãe.

Alguns campos de texto são editáveis.

Peças incluídas no kit:

1. Cartaz no formato A4 (21 cm x 29,7 cm) contendo a ilustração do vaso de flores e o seguinte texto de Mário Quintana:

"Mãe...
São três letras apenas
As desse nome bendito:
Também o céu tem três letras
E nelas cabe o infinito
Para louvar a nossa mãe,
Todo bem que se disser
Nunca há de ser tão grande
Como o bem que ela nos quer.”


2. Cartaz no formato A5 (14,8 cm x 21 cm) com a ilustração do vaso de flores e o texto de Mário Quintana em quatro variações de cor.
3. Peça no formato A4 (21 cm x 29,7 cm) que pode ser usada como base para convite impresso e/ou virtual, cardápio, menu para Open Bar, placa com mensagem de boas-vindas etc. com quatro variações de cor.
4. Peça no formato A5 (14,8 cm x 21 cm) que pode ser usada como base para convite impresso e/ou virtual, cardápio, menu para Open Bar, placa com mensagem de boas-vindas etc. com quatro variações de cor.
5. Convite horizontal no formato 10 cm x 15 cm com e sem o texto de Mário Quintana em quatro variações de cor. Pode ser impresso ou enviado aos convidados por e-mail.
6. Cartão no formato A6 (10,5 cm X 14,8 cm fechado) com a ilustração do vaso de flores na frente e o texto de Mário Quintana no verso em quatro variações de cor.
7. Ilustração do vaso de flores no formato 10 cm x 15 cm com quatro variações de cor para inserir em porta-retratos e decorar a festa.
8. Bandeirinhas para canudos e/ou para enfeitar brigadeiros de copinho, doces e cupcakes com quatro variações de cor.
9. Plaquinhas retangulares para identificar os comes e bebes que também podem ser usadas como marcadores de lugar ou adesivos com quatro variações de cor.
10. Etiquetas para lembrancinhas e/ou tags de agradecimento com quatro variações de cor.
11. Toppers para cupcakes e/ou adesivos para pirulitos com 6,3 cm de diâmetro com quatro variações de cor.
12. Adesivos para latinhas de metal com 5 cm de diâmetro que também podem ser usados como adesivos para pirulitos ou mini toppers para cupcakes em quatro modelos com quatro variações de cor cada um.
13. Wrappers para cupcakes com uma padronagem em quatro variações de cor.
14. Forminhas para docinhos em quatro modelos com quatro variações de cor cada uma.
15. Bandeirolas para varalzinho em três modelos com quatro variações de cor. Quatro delas possuem campo de texto editável para escrever EU TE AMO, VIVA A MAMÃE, SAÚDE, PARABÉNS, FELIZ ANIVERSÁRIO, a idade e/ou o nome da aniversariante.
16. Minicones com uma padronagem em quatro variações de cor para balas, doces, biscoitos, mix de frutas secas, amendoins, algodão doce, minipretzels etc.
17. Cúpulas para taçajur (luminária com base de taça de vinho + vela para réchaud) com uma padronagem em quatro variações de cor.
18. Padronagem com quatro variações de cor que pode ser usada para encapar potes de vidro, latas de alumínio e garrafas, além de confeccionar cones tradicionais e customizar bandejas, porta-copos personalizados, porta-hashis ou talheres, anel para guardanapos, embalagens para sanduíches, chocolates e doces em geral.
19. Página com instruções sobre o uso do kit e sugestão de material para impressão e montagem.

...........................................................................

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

1. Após a confirmação do pagamento, o cliente receberá por e-mail um link para poder baixar o PDF e uma senha para abri-lo.
2. Os arquivos só poderão ser abertos no programa Adobe Acrobat e você pode baixá-lo gratuitamente na internet: http://get.adobe.com/reader/
2. O PDF possui campos de texto editáveis, mas não poderá ser salvo. Portanto, é importante preenchê-lo completamente e imprimir o resultado antes de fechá-lo.
3. O material é liberado somente para uso pessoal. Não é permitida a distribuição, o compartilhamento, a comercialização das ilustrações e arquivos, assim como a comercialização das peças impressas.
4. Todos os produtos são protegidos por lei e com direitos autorais pertencentes a Katia Bonfadini.

...........................................................................

Para ver todos os meus kits de festa, cartões, convites, posters, ilustrações e padronagens, visite a loja:

assinaturablog

www.coisasdabonfa.com.br

Um beijão pra todos com votos de um final de semana de muito amor e parabéns a todas as mamães!!!!

Bonfa-ass

8 comentários:

Marta disse... [Responder comentário]

Katita, o kit ficou lindo e a decoração está toda fofa demais!!! Beijos

Simone Scharamm disse... [Responder comentário]

Oi, Katinha,
Amei as cores e as ideias fofas, tudo lindo e caprichado!
Sabe, sua ideia de almoçar no sábado é fantástica, os restaurantes realmente ficam insuportáveis no domingo, rsrs, e as mimosas são o meu fraco,rsrs, que ideia maravilhosa, achei perfeito, as mamães presentes vão amar!!! Por aqui vai rolar um buffet de massas com vários molhos, espero que agrade a todos, ainda não decidi as sobremesas. Hoje estou fazendo testes para a decor. Aprendi com você a arrumar antes.Rsrs. Um beijo, queridona!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MartaMuito obrigada, Martinha! Fico feliz que tenha gostado! Beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Simone ScharammOi, queridona!!!! Ah, muito obrigada! Fico super feliz quando vc aparece por aqui, minha musa das festas criativas!!!! Pois é, eu nem consideraria a ideia de almoçar fora no domingo, acho uma furada, rs! Adorei sua ideia do buffet de massa, eu nunca tinha pensado nisso, deve ficar delicioso e vou querer ver as fotos depois, hein? Doida pra conferir sua decoração sempre linda! Um beijão e feliz dia das mães antecipado!!!!

Unknown disse... [Responder comentário]

Esse blog me encanta, um dia farei festas tão criativas como essas,rs,beijos

viverosonhodedeus.blogspot.com.br

Marta disse... [Responder comentário]

Katita, escrevi para dizer que vou usar o poema que vc colocou no porta retrato, pois tb farei um para domingo no almoço aqui em casa!!! Vou imitar vc!!! kkkkkkkk Pode?
Beijos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Fabiola KefferObrigadissima pelo carinho e elogio, Fabiola!!! Beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MartaClaro, Martinha! Acho que o Mario Quintana deixa sim, kkkkk! Beijão e ótima comemoração pra vc!

Related Posts with Thumbnails