quarta-feira, 3 de junho de 2015

Geleia de figos com açúcar mascavo, cravo e canela

DSC_0489

Eu queria preparar uma geleia caseira para a degustação de Queijos & Vinhos que organizei lá em casa recentemente e resolvi testar uma receita com figos porque a fruta combina super bem com queijo. Então fui procurar uma receita que fosse fácil e que parecesse interessante. Encontrei um bom número de variações e decidi combinar as duas que mais me agradaram, cujos links são os seguintes:

http://www.bolsademulher.com/receita/1238/doce-de-figos-caseiro

http://www.temdelicia.com/recipe/geleia-de-figo/

A seguir, compartilho com vocês a minha versão da Geleia de Figos.

DSC_0400

Ingredientes

  • 2 caixas de figos = 16 figos (250 gr em média)
  • 1 xícara (200 ml) de açúcar mascavo
  • Suco de 1 limão
  • Um pau de canela
  • 3 cravos

DSC_0407

Modo de preparo

Lave os figos e corte-os em fatias. Em seguida, coloque as frutas na panela junto com o suco de limão, o açúcar mascavo, o pau de canela e os cravos. Deixe cozinhar em fogo baixo e mexa de vez em quando. É preciso ter paciência pra deixar toda a água evaporar e esperar o doce adquirir a consistência de geleia. O tempo de preparo varia e, no meu caso, a geleia demorou uns 40 minutos para ficar pronta.

DSC_0443

Uma dica interessante que retirei de um dos posts nos quais me inspirei, foi a de colocar o doce quente num recipiente de vidro esterilizado, fechar e deixar esfriar de cabeça pra baixo. Dessa forma, o vidro fica bem vedado e a geleia é conservada por mais tempo. Também gostei da ideia de substituir o açúcar comum pelo mascavo, que teve como resultado uma cor mais intensa.

DSC_0560

Antes de servir a geleia na festinha, fiz um teste colocando um pouco do doce por cima de um pedaço de queijo camembert. Acrescentei algumas nozes pecã e provei. Hummmmm, ficou sensacional! Acho que foi uma das geleias mais gostosas que fiz em casa.

DSC_0485

Eu só mudaria uma coisa nessa receita: acrescentaria mais alguns cravos e outro pau de canela para reforçar o sabor das especiarias. Mas isso é uma questão de gosto pessoal.

Um grande beijo pra todos com votos de um dia doce e um ótimo feriado!!!!

Bonfa-ass

6 comentários:

Joseane Ramos Duarte Soares disse... [Responder comentário]

Faço muito pouco geleia. Mas, essa me deu água na boca.

Bell disse... [Responder comentário]

Tudo tão gostoso.

bjokas =)

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Joseane Ramos Duarte SoaresOi, Joseane! Eu nunca fui muito fã de geleias porque acho todas muito doces. É por isso que gosto de fazer receitas caseiras e colocar menos açúcar. Um beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@BellBell, eu nunca tinha comido gelei ade figo. Fica uma delícia mesmo e é perfeita para combinar com queijos variados! Beijão!

Marta disse... [Responder comentário]

Não sou fã de figos, mas essa receita tá com uma cara muito boa! Beijos

Unknown disse... [Responder comentário]

Amo figos... Deve ter ficado maravilhoso o doce.
Beijos
http://mhilkadiniz.blogspot.com.br/

Related Posts with Thumbnails