quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Banana com chocolate no palito

DSC_0404

Sei que essa receita não é novidade porque já vi muitas versões de bananas cobertas com calda de chocolate espetadas em palitos de sorvete ou de churrasco, mas eu ainda não havia testado e decidi experimentar. Antes de compartilhar o passo a passo que segui, preciso dizer que a minha primeira tentativa foi frustrada. Não sei porque selecionei uma receita como base em que as bananas tinham que ser congeladas com a casca por três horas no mínimo. Quatro horas depois, resgatei as frutas do freezer, mas como a casca estava completamente endurecida, não consegui retirá-la e tive que esperar um tempo até as bananas amolecerem um pouco. Quando finalmente consegui retirar as cascas, as frutas estavam bastante molengas por dentro, bem mais do que se não tivessem sido congeladas. Não entendi nada. Precisei comprar outro cacho de bananas e procurar uma nova receita. A que mais gostei é simples e foi retirada do seguinte link:

http://www.bolsademulher.com/receita/938/pirulitos-de-banana-banhada-em-chocolate

DSC_0219DSC_0238

Ingredientes

  • 6 bananas descascadas
  • 250 gr de cobertura de chocolate ou chocolate amargo (usei 100% de cacau sem açúcar, leite nem gordura)
  • Leite a gosto (ou o quanto baste para derreter o chocolate)
  • Mel a gosto
  • Chocolate granulado
  • Lascas de amêndoas
  • Palitos de sorvete (usei garfinhos de plástico coloridos)

Modo de Preparo

Derreti o chocolate em banho maria e fui acrescentando o leite aos poucos. Como eu gosto de chocolate amargo, usei a quantidade mínima de leite necessária para o chocolate derreter de forma homogênea. Antes de adicionar o leite, misturei 10 colheres de sopa de mel ao chocolate porque o que comprei não tinha açúcar nenhum e preferi adoçá-lo com mel.

DSC_0251DSC_0321

Esperei a calda de chocolate esfriar e coloquei-a numa tulipa de chope, mas poderia ser qualquer copo alto.

DSC_0347

Descasquei as bananas e cortei-as ao meio. Eliminei as pontinhas e, ao invés de um palito de sorvete, espetei um garfinho de plástico colorido em cada fruta.

DSC_0367DSC_0389

Mergulhei as bananas na calda e depois passei-as no chocolate granulado e nas lascas de amêndoas para decorar. Enfileirei-as num prato que levei à geladeira para que o chocolate endurecesse antes de servir. As bananas devem ser consumidas no mesmo dia do preparo.

Gostei muito da sobremesa, com destaque para a calda de chocolate amargo adoçada com mel. O bom de ter usado uma base de cacau puro é que eu pude controlar a quantidade de leite e mel, deixando a calda exatamente ao meu gosto: amarga e pouco doce.

Um grande beijo pra todos com votos de um dia saboroso!!!!

Bonfa-ass

4 comentários:

Bell disse... [Responder comentário]

Que deliciaaaaa

bjokas doces =)

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@BellFica muito bom mesmo, Bell! Eu comi a calda pura nos dias seguintes à essa receita... delícia!!!! Beijão!

Thaís disse... [Responder comentário]

Oii Kátia!
Nossa, conheci teu blog faz tempo. Me encantei pelo chá feito com tema "Uma tarde em Paris". Estava procurando alguém que desenvolvesse a papelaria para o meu chá de panela (sei que estou adiantada, pois será só em Maio do ano que vem) e aí descobri que tu também és designer. Quero fazer um chá francês, tudo em azul e vermelho. Inclusive já comprei até os guardanapos, hahahahaha.
Tu ainda fazes este serviço? Sabe alguém para me indicar?

Um beijo!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@ThaísOi, querida! Seja bem-vinda de volta!!! Eu tenho uma loja de kits de festa em PDF, se quiser dar uma olhadinha: www.coisasdabonfa.com.br. Beijão!

Related Posts with Thumbnails