quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Nem toda tradição é bem-vinda

09

Se tem uma tradição que todo mundo conhece é a de se jogar arroz nos noivos na saída da igreja. Mesmo quem não é supersticioso conhece esta simpatia. O cereal é símbolo de prosperidade e jogá-lo no casal recém-casado é uma forma de se desejar boa sorte.

Coluna4A

rgbstock free stock photos http://www.rgbstock.com

Tradicionalmente, eram as madrinhas que preparavam a surpresa e distribuíam saquinhos para alguns convidados. Hoje em dia, no entanto, muitas noivas têm providenciado elas mesmas os pacotes. Sabe por quê? Para que a embalagem combine com todo o restante da decoração do casamento!

Há quem prefira usar pétalas de rosa no lugar dos grãos. São mais românticas, não caem tão facilmente dentro das roupas, não se enfiam no penteado. A tradiçao de se jogar algo nos pombinhos desejando boas coisas é mantida, sem causar muito incômodo.

Coluna4B

Pexels https://www.pexels.com

Tudo isso é legal e pode ser do agrado de muita noiva. Mas, atenção: antes de pensar em qualquer festejo ao final da cerimônia, certifique-se de que a igreja permite isso. Nem toda tradição é bem-vinda. Há igrejas que proíbem essas brincadeiras não por serem quase uma simpatia, mas por questões de segurança. Tanto os grãos de arroz quanto as pétalas são um convite a tombos no melhor estilo duplo carpado.

Na igreja onde me casei, recebi um folheto com diversas orientações no dia em que marquei a data da cerimônia. Entre elas, estava a proibição de se jogar qualquer coisa nos noivos na saída. Há uma grande escadaria na entrada, o lugar é muito aberto e qualquer chuva já deixa tudo escorregadio. Imagina com arroz ou pétalas no chão!

O mais curioso era a proibição explícita de se jogar confetes no altar. Nunca vi, tampouco imaginei que alguém quisesse jogar pedacinhos de papel após o sim. Pois a proibição não estava lá à toa: foi inserida nas orientações após um episódio real. Parece que algum casal esqueceu de convidar a noção para o casamento!

Agora você já sabe: antes de pedir que joguem arroz em você no dia do seu casamento, ou antes de planejar esta surpresa para alguém, informe-se na igreja se não há restrições. E, se houver, não pense que a igreja é chata, boba e feia: é melhor garantir a segurança de todos e desejar saúde e muito amor com um forte e terno abraço.

Patricia Haddad

https://www.facebook.com/Just.Made.Studio/

logo

4 comentários:

Laís Ribeiro disse... [Responder comentário]

Patricia arrasa nos textos. Amei. :)

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Laís RibeiroCom certeza, Laís! Minha amiga há mais de 30 anos, muito orgulho dessa menina!!!! Bjs

Bell disse... [Responder comentário]

Acho lindo, mas realmente não é em todo lugar principalmente se depois tiverem outros pq corre o risco de acidentes. Mas e lindo!!

bjokas =)

Sabrina Mix disse... [Responder comentário]

Arroz escorrega mesmo. As pétalas de rosa pode até não escorregar, mas podem manchar as roupas. Se o casamento for à noite, fica lindo fazer uma queima de fogos.

Beijos e sucesso!!!

Related Posts with Thumbnails