quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Os preparativos da festa “Uma noite no cinema”

09

Quem acompanha o blog da Bonfa há algum tempo deve ter sentido falta do tradicional post de organização da festa antes do post oficial, que foi publicado no último dia 3 mostrando como foi o seu aniversário. A razão é simples: desta vez, boa parte dos preparativos foi feita pela Just Made [inserir link para o Facebook], a minha empresa de artigos personalizados para festas. Eu e a Bonfa temos uma parceria para a produção dos kits impressos que ela passou a oferecer na loja e, por isso, fiquei encarregada da impressão e montagem dos itens que ela queria.

Neste post, além de mostrar como foi a escolha dos itens, vou mostrar também um pouco do processo de transformação dos kits que ela desenha, vendidos no formato PDF, em produtos prontos para o uso. Parece simples, mas não é. Cada item é preparado para ser impresso em gráfica e posteriormente cortado por uma máquina específica. Além disso, é feito o cálculo de rendimento de peças por folha, a fim de estabelecer as quantidades por pacotes e seus preços.

O primeiro passo para a confecção de todo o material para o aniversário da Bonfa foi a elaboração de uma lista de convidados e outra de comes e bebes. Isso, claro, foi feito por ela e compartilhado comigo. Então, juntas escolhemos quais itens seriam adequados para a decoração, assim como as quantidades. Forminhas para os docinhos, plaquinhas identificando as comidinhas, bandeirolas para decorar a frente do buffet, artes para porta-retratos, caixinhas para petiscos, wrappers para cupcakes e toppers diversos eram escolhas certas.

Coluna 5A

Plaquinhas e toppers prontos para serem embalados

Com todos os arquivos originais em mãos, parti para o programa gráfico que utilizo e comecei a trabalhar as imagens. Determinei onde deveria haver cortes, onde seriam os vincos e editei as imagens criando uma sangria, que é a “sobra” de impressão para fora do corte, necessária para um acabamento perfeito. Foi quando sugeri a criação de toppers extras, com recorte especial, exclusivos para a versão impressa do kit. A Bonfa logo aceitou. Usei apenas os elementos principais das peças já existentes no kit e confeccionei os enfeites em dois tamanhos, sempre com uma pequena borda branca ao redor. O menor tem aproximadamente 2,5 cm de largura e serve para ser espetado em docinhos ou belisquetes pequenos. Já o maior, com uma média de 5 cm de largura, decora lindamente cupcakes ou gostosuras maiores. Apenas o Oscar tem uma diferença: o formato maior é bem maior mesmo e indicado para decorar tubetes recheados de bala.

Coluna 5B

Arquivos sendo trabalhados no programa gráfico específico que utilizo

Coluna 5C

Os toppers recortados, exclusivos da versão impressa; o Oscar com um tubete atrás; e as artes para portarretratos

A Bonfa queria algo para decorar a parede e então decidimos pelas estrelas, que fazem parte do kit. O buffet já estava parcialmente arrumado e percebemos que o vermelho e o amarelo predominavam. Estão, optamos por usar apenas as estrelas nos dois tons de azul. A Bonfa fotografou o espaço de frente, simulou a decoração da parede e as bandeirolas do buffet no Photoshop e batemos o martelo.

Coluna 5D

Foto manipulada digitalmente pela Bonfa, com inserção de bandeirolas e estrelas para avaliarmos como ficariam estes itens

Para a porta de entrada, fizemos uma versão ampliada da logo. A mesma imagem foi transformada em adesivos para customizar os copos usados na festa. A criação de adesivos a partir de elementos do kit requer um outro processo, a fim de gerar o arquivo apropriado para a gráfica, com as informações do que deve ser impresso e de onde deve haver um meio corte depois. Este produto também estará disponível para compra na versão impressa e pode ter as mais diversas aplicações, como decoração de sacolinhas ou selo para fechar saquinhos com lembranças.

Coluna 5E

A logo do kit ampliada para ser colocada na porta de entrada

Coluna 5F

Logo transformada em adesivo para customizar os copos utilizados na festa

Para fechar, a lembrancinha que os convidados levaram para casa. Bonfa me deu carta branca para soltar a imaginação e então pensei numa caixinha de pipoca. A inspiração veio das máquinas que vemos hoje em dia nos cinemas. Mas, para não ser apenas uma caixa, lembrei dos carrinhos comuns em circos de antigamente e fiz a minha versão. O resultado foi bem lúdico e charmoso, com o agradecimento pela presença estampado nas laterais.

Coluna 5G

A carrocinha logo após ser recortada; as caixinhas já na estante esperando serem preenchidas com a pipoca; a lembrancinha pronta

E você? Quer uma festa igual a essa para chamar de sua? Ou quer apenas reunir os amigos para uma sessão de filmes regada a petiscos e bebidinhas? Peça o orçamento do kit impresso e faça um brinde à sétima arte!

Patricia Haddad

https://www.facebook.com/Just.Made.Studio/

logo

1 comentários:

Simone Scharamm disse... [Responder comentário]

Esse kit ficou fantástico!!! Adorei as carrocinhas de pipoca!!!
Beijos!

Related Posts with Thumbnails