segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

O Réveillon Elegante, a última festa do ano

20161203

20161203

DSC_1176

20161203

20161203

Todo ano faço uma festinha em dezembro para reunir e matar as saudades dos meus melhores amigos. Como a minha “BFF” geralmente viaja de férias no final do mês, preciso me programar para organizar esse encontro nos primeiros dias. Foi o que fiz em 2016. Marcamos a data com quase dois meses de antecedência porque odeio deixar as coisas para a última hora, até porque sempre conto com imprevistos. Nesse ponto sou muito organizada e adoro ser assim! A minha personalidade controladora gera um pouquinho de estresse, com certeza, mas ao mesmo tempo penso que evita muitos desgastes. Por exemplo, pedi para o bolo e os suspiros serem entregues na véspera a fim de garantir um sono tranquilo na sexta-feira. Desse modo, no dia seguinte tudo dependia exclusivamente de mim, desde os últimos ajustes na decoração até alguns comes & bebes que eu não tinha como preparar com antecedência. Na hora da festa, prefiro me desligar do papel de anfitriã e me sentir como um dos convidados. Para que isso seja possível, deixo tudo pronto antes do pessoal chegar e gosto de fazer com que os meus amigos se sintam à vontade para circular pela casa, abrir a geladeira, os armários, as gavetas e se servirem como desejarem. E para garantir que tudo ocorra conforme o planejado, todas as louças, talheres, taças e acessórios ficam à vista em locais de fácil acesso.

Hoje venho compartilhar com vocês as fotos da última festa do ano, com ênfase nos detalhes da decoração e comidinhas. A maior parte das fotos é resultado dos cliques talentosos da minha amiga e fotógrafa Ana Paula Carneiro, que sempre me surpreende com sua sensibilidade e bom gosto.

DSC_1120NOVO

Para decorar o buffet no qual servi belisquetes e docinhos, usei o material do kit digital RÉVEILLON ELEGANTE, impresso e montado pela Just Made. A minha intenção era preparar ou encomendar comidinhas de cores bem neutras, preferencialmente brancas ou amarelinhas, a fim de que o destaque fosse a decoração.

Antes mesmo de receber o kit impresso, usei um cortador em forma de estrela para confeccionar o móbile que coloquei na parede do buffet. Os papéis purpurinados dourado e prateado têm um efeito lindo e por isso faço um pequeno estoque desse material sempre que vou visitar a minha papelaria preferida (JLM). Colei as estrelinhas com durex num fio prateado e estendi duas linhas, cujas extremidades foram fixadas na parede com fita crepe.

20161203

O bolo da Kadeli Ateliê me agradou muito. Pedi que fosse todo coberto por pasta americana branca com leves  pinceladas douradas da metade para cima. O resultado foi exatamente o que imaginei e a Kamilla, dona do ateliê, foi extremamente atenciosa e simpática. O recheio tinha três sabores: chocolate belga, beijinho e nozes. Recomendo! Outra profissional que admiro e recomendo de olhos fechados é a Patricia da Just Made. Foi ela que fez o topo de bolo em papel Sirio Pearl Aurum, responsável por esse acabamento dourado fosco.

ovinhos-2

Logo na frente do prato alto coloquei essa petisqueira em espiral com mini “deviled eggs”, ou “ovos endiabrados” em tradução livre. Sempre achei que a iguaria tivesse sido inventada pelos americanos, mas segundo a wikipedia, teve sua origem na Roma antiga e era normalmente servido como entrada num jantar. Atualmente é muito popular na Europa e na América do Norte, onde é oferecido como aperitivo ou acompanhamento em festas e feriados. A receitinha que preparei é a seguinte:

Ingredientes

  • Uma caixa de ovos de codorna
  • Maionese
  • Mostarda
  • Sal
  • Pimenta-do-reino
  • Pimenta calabresa para decorar

Modo de preparo

Cozinhe os ovos, deixe esfriar e descasque com cuidado. Em seguida, corte os ovos ao meio longitudinalmente e retire as gemas, colocando-as numa tigela. Acrescente maionese, mostarda, sal e pimenta a gosto, misture tudo e vá testando o resultado, adicionando um pouco mais de um ou outro ingrediente, conforme a sua preferência. Quando você ficar satisfeito com o sabor, acomode esse creme no espaço onde ficava a gema e depois salpique um pouco de pimenta calabresa para aumentar a picância e incrementar o visual do petisco.

A receita original é feita com ovos de galinha e há muitas variações de ingredientes além desses obrigatórios. Você pode acrescentar salsinha, cebola ralada, bacon, creme de queijo, parmesão, páprica etc. Basta soltar a imaginação e experimentar diferentes combinações!

20161203

Do lado esquerdo do buffet, posicionei um balde com uma garrafa de espumante que preenchi com bolas de Natal douradas, além de flûtes com canudos decorados, canapés de batata calabresa com gorgonzola e beijinhos.

20161203

A função dos canudos era meramente decorativa, já que o glitter com o qual os cobri não era comestível. Passei uma generosa camada de cola branca em cada canudo e depois salpiquei purpurina dourada para obter esse efeito festivo. Como toque final, colei as bandeirinhas do kit digital RÉVEILLON ELEGANTE nas extremidades dos canudos.

20161203

Detalhe das bandeirinhas do kit digital RÉVEILLON ELEGANTE

20161203

Para enfeitar os canapés de batata calabresa e gorgonzola, confeccionei palitinhos para petiscos usando um modelo de cortador de estrela menor que o do móbile. Em seguida, prendi as estrelinhas em hastes de plástico com uma cola especial.

20161203

Os beijinhos foram comprados prontos no Empório Farinha Pura e acomodados nas forminhas do kit digital RÉVEILLON ELEGANTE.

20161203

Do lado direito do buffet, posicionei um caixote de madeira como base para os verrines de muçarela de búfala com geleia de physalis, além dos muffins de baunilha, suspiros e salada de salmão com batata servida em potes.

20161203

Cobri os muffins com uma leve camada de pó comestível dourado para obter um brilho discreto.

placa

Eis o segredo das bolas de Natal que sustentaram as plaquinhas identificadoras dos comes & bebes. Basta colar um pedacinho de fita banana na base da peça para que ela fique de pé firme e forte até o final da festa.

20161203

Comprei a salada de salmão com batata pronta para servir. Bastou abrir a embalagem e acomodar um pouco do conteúdo em cada um dos potes de vidro que reciclei especialmente para usar nessa festa.

20161203

Adesivei as tampas dos potes de vidro com um dos modelos de toppers do kit digital RÉVEILLON ELEGANTE.

DSC_1325

Usei um caixote de madeira para ganhar altura e apoiar o porta-retrato que abrigou o cartaz contendo a identidade visual da festa no formato A5 (14,8 cm x 21 cm).

DSC_0846

Na imagem acima, vocês podem ver um close dos verrines de muçarela de búfala com geleia de physalis.

DSC_1267

Os suspiros com glitter da It´s all about merengues fizeram sucesso na festa tanto pela originalidade quanto pelo sabor. O visual é lindo e eles têm raspinhas de limão por dentro, o que garante um resultado refrescante e equilibrado.

DSC_0776

Detalhe dos suspiros vestidos de festa!

a1

DSC_1170

E assim estava o buffet antes dos convidados chegarem. A minha proposta era uma decoração simples e despretensiosa, porém elegante.

DSC_1164

Dessa vez não coloquei as bandeirolas do kit digital RÉVEILLON ELEGANTE na parede do buffet porque preferi manter a base da decoração leve e clara com somente alguns detalhes em preto. Achei que as estrelinhas prateadas e douradas cumpriram bem essa função e então estendi o varalzinho com as bandeirolas em outra parte da sala próxima à mesa de centro onde servi mais alguns belisquetes.

DSC_1370

Não tenho o costume de preparar jantares formais e por isso quase sempre opto pela praticidade das finger foods, belisquetes fáceis de fazer e de comer porque têm a vantagem de dispensar pratos e talheres. Na mesa de centro servi batata calabresa, biscoito polvilho, crostinis e torradas diversas, além da pastinha de salmão cuja receita publiquei AQUI, gorgonzola em cubinhos, geleia de physalis, azeitonas pretas e mix de frutas secas. Para acompanhar, espumante e vinho branco bem geladinho!

20161203

DSC_1209

As caixinhas em forma de estrela foram confeccionadas pela Just Made, usando papel Color Plus metálico Aspen com forro em Sirio Pearl Aurum. Usei as embalagens recheadas de amêndoas confeitadas como lembrancinhas para presentear os amigos que comparecerem à festa.

DSC_1222

No detalhe, vocês podem ver a etiqueta de agradecimento do kit digital RÉVEILLON ELEGANTE que dobrei ao meio, furei e prendi na caixinha com uma fita prateada.

DSC_1226

Usei o cartão contendo a identidade visual da festa no formato 10 cm x 15 cm de duas maneiras: uma como enfeite para o porta-retrato branco que vocês podem ver na foto e outra para escrever perguntas no verso. Isso fez parte de uma brincadeira que inventei e achei que meus amigos iriam gostar. Cada um escreveu cinco questões do tipo “Qual foi o melhor e o pior momento do ano?”, “Que acontecimento te deixou mais emocionado em 2016?”, “Que dia você gostaria de esquecer?”, “Que lição você aprendeu?”, “Que metas não conseguiu cumprir?”, “O que te deixou orgulhoso e o que te deixou decepcionado consigo mesmo?”, “O que você arrepende de ter feito?” e por aí foi. Essas perguntas foram as únicas que a autocensura me permitiu publicar aqui porque, na verdade, a minha turminha prefere questões bem mais polêmicas e politicamente incorretas, rs. Só posso revelar que foi bastante divertido e deixo a dica aqui pra vocês!!!

DSC_1388

nos

E aí estão essas três pessoinhas que amo e que não se encontravam há um bom tempo! Faltaram os maridos que ficaram fora do registro, rs.

DSC_1397

Na foto acima, vocês podem ver a Mari, o Wagner e eu usando as máscaras do kit que foram impressas, recortadas e montadas pela Just Made.

Antes de terminar esse post, deixo com vocês a relação de itens do kit digital RÉVEILLON ELEGANTE. Basta clicar em qualquer uma das imagens abaixo para ser direcionado à loja Coisas da Bonfa.

Logo545reveillon545reveillon2a545

Para ver todos os meus kits de festa, cartões, convites, posters, ilustrações e padronagens, visite a loja:assinaturablog

www.coisasdabonfa.com.br

Um grande beijo pra todos com votos de que possamos ter mais justiça, prosperidade e esperança em 2017!!!

Bonfa-ass

8 comentários:

Marta disse... [Responder comentário]

Comidas deliciosas, pessoas queridas e decoração demais! O topper do bolo ficou lindo e as caixinhas tb!!!!!
Beijos

Patricia Merella disse... [Responder comentário]

Sempre caprichosa, amei! Bom natal e Feliz Ano novo, beijinhos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MartaMuito obrigada, Martinha!!! Fiquei super feliz com seu comentário! Beijão!!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Patricia MerellaPatricia, que saudades!!! Que 2017 seja um ano muito generoso, super beijo!

Unknown disse... [Responder comentário]

Tudo lindo e elegante, como sempre, Katinha.
Um lindo 2027 pra você. Bjs

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@UnknownMuito obrigada, querida! Beijão!!!

Simone Scharamm disse... [Responder comentário]

Oi, querida, ficou tudo realmente elegante e lindo nessa festa!!! Amei, vou aproveitar as ideias! Beijos!!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Simone ScharammSi, muito obrigada! Fico feliz que tenha gostado! Beijão!

Related Posts with Thumbnails