segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Espaguete de palmito pupunha com molho de cogumelos Portobello

DSC_0595

Acho que tem quase dois anos que comecei a modificar a minha alimentação, procurando ingerir comidas mais saudáveis e menos calóricas durante a semana. Nos finais de semana e feriados continuei enfiando o pé na jaca, mas pretendo maneirar nesse aspecto também. Afinal, começo a chutar o balde na sexta-feira e então a conta não fica equilibrada com 4 dias de refeições sensatas e 3 dias de comilança insana. Uma das resoluções para 2017 é cozinhar mais em casa e comer menos na rua. Não sei se vou conseguir cumprir a meta porque tenho muita preguiça de ir pra cozinha se não for para preparar drinks, petiscos ou comidinhas de festa, mas prometo tentar!

Sendo assim, a receitinha de hoje é saudável, pouco calórica e saborosa. Tudo começou quando vi uma embalagem de espaguete de palmito pupunha no Hortifruti. Eu já havia experimentado a iguaria num restaurante, acompanhada de um suculento molho de camarões, e então fiquei animada para experimentar em casa. O espaguete de pupunha tem apenas 36 calorias a cada 100 gramas (*fonte), o que é muito pouco! O sabor não tem nada a ver com o espaguete de verdade porque trata-se de um legume, claro, mas a apresentação engana e o sabor é ótimo.

DSC_0501

Ingredientes:

  • 250 g de palmito pupunha em forma de espaguete
  • 210 g de cogumelos Portobello fatiados
  • 4 a 6 colheres de sopa de molho shoyu light
  • 2 dentes de alho
  • Azeite
  • Folhas de manjericão
  • Sal
  • Pimenta-do-reino (opcional)

mix

Modo de preparo:

Ferva 1 litro de água na panela com um fio de azeite e uma pitada de sal. Em seguida, acrescente o espaguete de pupunha e deixe ferver por 3 minutos, escorra e reserve. Coloque os cogumelos numa panela com o molho shoyu, dois dentes de alho espremidos e um filete de azeite em fogo baixo. Mexa de tempos em tempos e cozinhe até que os cogumelos amoleçam e absorvam os temperos. Não gosto do Portobello muito mole e então devo ter deixado a mistura no fogo por uns dez minutos somente.

DSC_0570

Depois de apagar o fogo, acomodei o espaguete num prato e espalhei o molho de cogumelos sobre ele, antes de terminar a apresentação com algumas folhas de manjericão e pimenta-do-reino moída na hora.

DSC_0530

Esqueci de acrescentar as lascas de parmesão antes de fotografar o resultado, mas deixo aqui a dica. Fez toda a diferença, amei!

DSC_0541

Por hoje é só, pessoal! Se eu testar e aprovar outras receitinhas leves como essa nos próximos dias, volto aqui pra compartilhar o resultado com vocês.

Um grande beijo pra todos com votos de uma semana deliciosa!!!!

Bonfa-ass

6 comentários:

Patricia Merella disse... [Responder comentário]

Olá Katia, que bonito que ficou. Preciso ver se encontro este espaguete de palmito por cá. Obrigada por partilhar e boa semana, beijinhos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Patricia MerellaOi, querida! imagino que seja um pouco difícil encontrar pupunha por aí... até por aqui é meio difícil encontrar, mas é bem gostoso mesmo! Se tiver a oportunidade de experimentar, me conta? Um super beijo e uma ótima semana!

Maristela Guilherme disse... [Responder comentário]

Parece muito bom.
Vou ver se encontro para comprar e esperimentar.
bjs

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Maristela GuilhermeOi, Maristela! Tem também em cubinhos, fica muito bom! Beijão!

Rosangela disse... [Responder comentário]

Oi Katia, td bem flor? Prove o espaguete de abobrinha, tenho feito e cada vez é uma nova surpresa. Simples e muito bom, vale a pena! Esse é pupunha ainda não provei, vou atrás. Bjs

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Rosangela BeOi, Rosangela! Muito obrigada pela dica, adoro abobrinha! Ainda não vi já cortadinho assim em tiras no Hortifruti, mas vou procurar! Um beijão!

Related Posts with Thumbnails