segunda-feira, 6 de março de 2017

A Festa Mexicana

FESTA-MEXICANA-BONFA-(decor)-6

A última festa mexicana que fiz em casa foi uma celebração de DÍA DE LOS MUERTOS no final de 2015. Como adoro a comida típica do país, estava ansiosa para reeditar esse evento usando outra papelaria. O kit FESTA MEXICANA está disponível na loja COISAS DA BONFA desde janeiro de 2016, mas como o tema havia sido usado há pouco tempo, decidi adiar a ideia até agora, quando surgiu uma boa oportunidade. A impressão e montagem do kit foi encomendada à JUST MADE e as fotos desse post são da ANA PAULA CARNEIRO.

FESTA-MEXICANA-BONFA-(decor)-1

Quando desenhei os personagens do kit, primeiro pensei em cactos humanizados como mariachis tocando instrumentos musicais. Foi só quando decidi incluir uma versão feminina, que lembrei da Frida Kahlo e então surgiu a inspiração para criar a Frida Kakhto!

FESTA-MEXICANA-BONFA-(decor)-5

Além de pensar em louças e acessórios para montar o buffet, que é o espaço principal das minhas festinhas, gosto de complementar a decoração com uma instalação na parede, que pode ser um poster, um banner, um móbile, um conjunto de pequenos elementos recortados formando um desenho maior etc. No menu FESTAS aqui do blog vocês podem ver alguns exemplos de como esse espaço permite infinitas possibilidades, basta soltar a imaginação!

FESTA-MEXICANA-BONFA-(decor)-3

Dessa vez, a ideia era reproduzir a ilustração principal do kit e, para isso, contei com a ajuda da Patricia Haddad da JUST MADE, que imprimiu e recortou os três cactos em tamanho maior e simulou a toalha listrada dividindo-a em três partes que apliquei direto na parede com fita crepe. Adorei o resultado! Mas atenção: esse material em tamanho maior (como o que usei) está disponível somente na versão impressa do kit, OK?

FESTA-MEXICANA-BONFA-(decor)-13

Gosto muito de flores frescas e então comprei essas amarelinhas, que coloquei numa garrafa de vidro. Para finalizar a decoração, encaixei uma bandeirinha de boas-vindas entre as flores.

FESTA-MEXICANA-BONFA-(decor)-15

Um porta-retrato abrigou o menu da festa, impresso num dos cinco modelos de base no formato A5 (14,8 cm X 21 cm) do kit FESTA MEXICANA. Escolhi o tom pink porque é o que tem mais contraste com o azul turquesa.

DSC_0420

Nesse cantinho, disponibilizei três acompanhamentos tipicamente mexicanos: pasta de feijão (frijoles refritos), creme azedo (sour cream) e jalapenõs em conserva (pimenta).

FESTA-MEXICANA-BONFA-(decor)-4

Posicionei uma travessa com tacos de massa de milho (hard shell) e massa de farinha de trigo (soft shell) com recheios variados no meio do buffet.

FESTA-MEXICANA-BONFA-(decor)-24

Atrás desse prato, coloquei uma cestinha de palha com três taças de margarita recheadas de Molho Cheddar, Guacamole e Pico de Gallo para comer com as tortilhas de milho crocantes (tortilla chips) espalhadas entre elas.

Reproduzi a mesma receita de Guacamole que fiz para a primeira festa mexicana lá em casa e que compartilho aqui com vocês*:

Ingredientes:

  • 1 Abacate maduro e molinho (o suficiente para amassar com um garfo)
  • 1 cebola média picadinha
  • 1 tomate sem a polpa, picadinho
  • 1 dente de alho triturado
  • suco de 1 limão
  • 3 colheres de sopa de salsinha picada
  • 1 colher de sopa de coentro picado
  • 1 colher de chá de pimenta chilli picada (sem sementes e sem filamentos internos)
  • sal a gosto

Preparo: Corte o abacate ao meio e retire o caroço. Raspe toda a polpa do abacate sobre uma tigela com um garfo, tomando o cuidado para não utilizar os fios internos que ficam nas pontas do abacate. Acrescente a cebola picada, o alho, o tomate e os temperos. Por fim, regue com o suco de limão, ajuste o sal a seu gosto e misture bem. Finalize com a pimenta picadinha e sirva acompanhado de tortilhas de milho.

Dica: Caso pretenda preparar a guacamole com antecedência, para evitar que o abacate escureça depois que a guacamole estiver pronta devolva os caroços dos abacates à mistura, cubra com um papel filme e leve à geladeira até o momento de servir.

*Fonte da receita original: http://www.figosefunghis.com.br/2010/01/guacamole-perfeito-para-dias-de-verao-e.html

FESTA-MEXICANA-BONFA-(decor)-16

Comprei os outros dois molhos prontos em delicatessens e, como o pessoal geralmente adora essa entradinha, caprichei na quantidade de tortilhas de milho crocantes, enchendo esse recipiente de vidro até o topo.

FESTA-MEXICANA-BONFA-(decor)-35

Para quebrar a hegemonia dos tons quentes geralmente associados às festas mexicanas, inseri na ilustração (e também na decoração) o azul turquesa, presente na padronagem listrada e em alguns acessórios. O porta-retrato da foto recebeu o desenho da Frida Kakhto no formato 10 cm x 15 cm. No kit, há mais duas opções com os desenhos dos mariachis.

FESTA-MEXICANA-BONFA-(decor)-30

Eu, que sou péssima para cuidar de plantas, me rendi à praticidade e à beleza dos cactos. Comprei três tipos diferentes, que enfeitei com os toppers de recorte especial (chapéus e flores) do kit FESTA MEXICANA.

FESTA-MEXICANA-BONFA-(decor)-38

No cacto menorzinho, inseri uma bandeirinha de boas-vindas.

DSC_0382

As forminhas do kit têm duas padronagens e foram aplicadas no molde de um jeito que resultou em quatro faces diferentes. Quando usadas assim em conjunto, a impressão é de uma explosão de cores e formas! Compartilhei AQUI a receita desses deliciosos brigadeiros de churros.

FESTA-MEXICANA-BONFA-(decor)-8

As bandeirolas estampadas complementaram a decoração do buffet e deixaram esse espaço bem alegre e colorido, como pede o tema mexicano.

FESTA-MEXICANA-BONFA-(decor)-41

Para garantir a animação da festa, encomendei à JUST MADE os quatro modelos de bigodes do kit FESTA MEXICANA com uma fita dupla-face colada no verso. Desse modo, eu e meus amigos pudemos nos fantasiar e tirar algumas fotos divertidas! Na foto acima, vocês também podem ver os canudos customizados com os toppers redondos de 5 cm.

mixbigode1mixbigode2

E assim termina o relato dessa festa, pessoal! Espero que tenham gostado e, se tiverem dúvidas ou precisarem de alguma informação, contem comigo! Basta deixar um comentário aqui que respondo assim que for possível.

Um grande beijo com votos de muitos motivos para comemorar em 2017!!!!

Bonfa-ass

15 comentários:

Unknown disse... [Responder comentário]

Quanta criatividade, já disse que sou sua fã?
Amei a Frida Kacto! rsrsrs
Beijocas

Gerliane

P.S: Menina tb sou um desastre pra cuidar de planta, mas até cacto já matei!! dá um desconto pq Belém é muito úmido

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Gerliane Cabral MoreiraMuito obrigada, queridaaaaaaaaa!!! kkkkkkkk, eu te entendo! Estou com medo de matar os cactos também, ai, ai, ai... Quando viajo, deixo algumas plantas com a minha mãe e muitas acabam ficando por lá, onde elas são bem tratadas, rs! Beijão!

Bell disse... [Responder comentário]

Amei, adoro comida mexicana.
E essa decor perfeita e alegre.

bjokas =)

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@BellMuito obrigada pelo carinho, Bell! Um beijão e ótima semana pra você!

Marta disse... [Responder comentário]

Eu amei Katita! Ficou lindo demais! Super colorido e alegre! E a comida? hummmm.. Amei! Beijos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MartaMuito obrigada, Martinha! Fico feliz que você tenha gostado! Beijão!!!

Márcia Carvalho disse... [Responder comentário]

Noooosa!! Muito linda e colorida! A Fridinha foi uma ideia genial!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Márcia Carvalho de SouzaMuito obrigada, Marcia!!! Que bom que você gostou! Adoro cores assim, bem vibrantes, rs! Beijão!

Karine Possari disse... [Responder comentário]

Uau!!! arrasou na combinação das cores.
Ficou tudo perfeito.
bjk

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Karine PossariMuito obrigada, Karine! Adoro cores vibrantes!!! Super beijo!

Unknown disse... [Responder comentário]

It's an awesome piece of writing for all the web viewers;
they will obtain advantage from it I am sure.

Unknown disse... [Responder comentário]

Ola, vc tem estas artes em arquivo digital?

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Daniele C P AraújoTemos sim, Daniele! Coloquei o link para o kit no primeiro parágrafo desse post: http://www.coisasdabonfa.com.br/pd-2baee2-kit-digital-festa-mexicana.html?ct=&p=1&s=1

Beijão e seja sempre muito bem-vinda!

Unknown disse... [Responder comentário]

Guria do céu, como a gente consegue essas arte pra imprimir? Tá linda demais tudo isso. Que sonho!!!!! Parabéns

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@UnknownMuito obrigada, fico feliz que tenha gostado! Nesse post tem vários links para comprar o kit na loja. Lá no primeiro parágrafo mesmo. Beijão!

Related Posts with Thumbnails