quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Criação de Logotipo, cartão de visita e assinatura de e-mail para YOU MUST GO!

Mobile

Logomarca principal sobre fundo branco

Mobile

Logomarca principal sobre fundo preto

cartao

Cartão de visita com frente e verso

Logomarca Alternativa

Logomarca alternativa sobre fundo branco

Logomarca Alternativa

Logomarca alternativa sobre fundo preto

NOVA-Assinatura-e-mail

Assinatura de e-mail

Hoje vim compartilhar com vocês os bastidores do projeto de Identidade Visual que criei para a jornalista Renata Araújo, editora do renomado site de viagens de luxo YOU MUST GO!.

Como ela fez um post completíssimo e me entrevistou sobre a conceituação do projeto, acho que o melhor a fazer é reproduzir a seguir o texto original publicado em julho de 2018. Adorei a entrevista!

 https://youmustgo.com.br/a-nova-identidade-visual-do-you-must-go/

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Criado há seis anos pela jornalista Renata Araújo, o site virou referência em turismo de luxo. Já era hora da gente dar uma renovada na identidade visual do You Must Go! O site aborda destinos, hotéis e restaurantes pelo mundo, duas das nossas paixões. Indicamos sempre lugares que conhecemos e que fogem do óbvio. Portanto, a nossa marca tinha que combinar com o nosso conteúdo: sofisticado e elegante. Chamamos a designer Katia Bonfadini para criar a nova identidade visual do You Must Go! Vamos saber como foi?

Entrevista com a designer Katia Bonfadini.

Você acompanha o YMG há muito tempo. Notou um crescimento no site?

Noto um crescimento constante desde que conheci o site e o Instagram. Também reparei na inclusão de colaboradoras com perfis bacanas e coerentes com a proposta do YMG que agregam informação e nos apresentam outros destinos de viagens.

Quando você pensa em YMG você pensa em que?

O YMG me remete a bom gosto, principalmente. Além, é claro, de viagens de luxo, hotéis de sonho, restaurantes estrelados, dicas de gastronomia, eventos interessantes e um espaço virtual onde, certamente, vou conhecer e me apaixonar por destinos que entrarão na minha lista de desejos.

Que inspirações você usou para criar o novo Logo?

Quando um cliente me contrata para desenvolver sua marca, o primeiro passo é pedir que ele responda a um questionário. É o chamado briefing. Ou seja, um conjunto de informações que vão me ajudar a identificar o público-alvo, os objetivos da marca, os valores e os ideais que a empresa deseja transmitir a seus clientes.

Com o briefing em mãos, começo então a fase de pesquisa e análise de mercado. É necessário ter uma boa dose de conhecimento técnico e teórico para que o resultado do projeto não apenas atenda às expectativas do cliente, mas também seja coerente com o perfil dos seus consumidores.

O maior objetivo da identidade visual é unificar a comunicação visual de uma empresa. É uma espécie de linguagem única, utilizada em todo o material impresso e nas estratégias de marketing, com a finalidade de facilitar a identificação da marca em qualquer situação.

Tecnicamente falando, a identidade visual é um conjunto de elementos, que inclui a tipografia, as cores e até mesmo símbolos, que representa e traduz os valores de uma marca. Uma identidade visual equilibrada e bem concebida transmite confiança e credibilidade. O primeiro passo é a criação de um logotipo principal. Depois, são criadas versões para aplicação em fundos coloridos, versões em preto e branco e assinaturas simplificadas. Em seguida, é feito um estudo para determinar o quanto aquele logotipo pode ser diminuído mantendo a facilidade de identificação.

A terceira etapa é a criação de materiais de divulgação, como cartões de visita, folhetos e imagens para serem usadas nas redes sociais. Para finalizar, todas as orientações sobre o uso da identidade visual recém-criada, como tamanho mínimo que ela pode ter e áreas de respiro necessárias, são reunidas no chamado Manual de uso da marca.

Tanto o desenho quanto a letra que compõem a nova identidade visual do blog precisavam remeter a luxo e sofisticação. Como foi o processo de escolha dos elementos para o Logo?

Para a nova identidade visual do You Must Go!, escolhi uma família de fontes clássica, elegante, bem estruturada e harmoniosa. O complemento foi escrito em uma versão mais leve da mesma fonte, a fim de obter um resultado equilibrado.

Durante as nossas conversas, eu e Renata identificamos que suas cores preferidas eram preto, branco e vermelho. Preto e Branco é uma combinação clássica, atemporal, que não está sujeita a modismos. A silhueta da mulher tem os traços físicos da Renata. Portanto, decidi inserir esse elemento porque penso que o diferencial do You Must Go! é justamente a jornalista que o criou e que representa tão bem os conceitos da marca. Além de elegância e bom gosto, ela esbanja carisma e simpatia.

Optei por colocar a cor vermelha na mala para criar um contraste e dar destaque ao objeto que melhor identifica o termo viagem. Coincidentemente, acabei descobrindo que a mala de mão que a Renata usa é de fato vermelha!

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Olha aí a Renata com sua mala vermelha!

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Katia Bonfadini é uma designer de mente inquieta para quem a vida não tem espaço pra monotonia. Formada em Desenho Industrial com Habilitação em Programação Visual desde 2000, é especializada no desenvolvimento de projetos de Identidade Visual, incluindo a criação de logotipos e materiais de divulgação, como cartões de visita, convites, folhetos e letreiros. Também atua na diagramação e criação de layouts para livros e revistas, sejam impressos ou eletrônicos. Katia também é ilustradora e mantém uma loja virtual onde vende kits digitais para festas criados por ela.

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Eu, Renata e Marcella no evento de lançamento dos roteiros personalizados do YMG

Portanto, depois de saber com todos os detalhes sobre a nova identidade visual do You Must Go!, conta aí para a gente nos comentários se você gostou!

Por Renata Araújo

Fotos: Lu Mattos e Renata Araújo

Julho de 2018

Bonfa-ass

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