A pitaya vermelha, na minha opinião, tem a cor mais linda do mundo das frutas! Na primeira vez que a experimentei, fiquei meio decepcionada com o sabor porque não é muito proeminente. Entretanto, é justamente por isso que gosto de usá-la para colorir algumas das minhas peripécias culinárias.
Tudo começou quando decidi usar cortadores de biscoitos em formato de estrela e flor para modelar a frutinha e inseri-la na tábua da foto acima, junto com os seguintes ingredientes:
-
Pastrami temperado (carne louca) da @le.depanneur
-
Damascos
-
Pitaya
-
Maionese verde de batata e couve-flor da @le.depanneur
-
Grissinis e torradas
-
Queijo minas meia cura
-
Uvas verdes sem caroço
-
Mirtilos
-
Presunto alemão
-
Bolinhas de queijo de cabra cremoso
-
Antepasto de grão de bico com pimentão defumado e pesto de azeitonas da @le.depanneur
-
Amêndoas defumadas
Com as sobras da pitaya, preparei uma receita inspirada em uma dica da amiga Michele Monteiro, que havia feito um sorvete caseiro.
Eu mudei um pouco as quantidades sugeridas e coloquei no liquidificador uma pitaya inteira, três bananas e 300 ml de iogurte natural. O objetivo era que a receita rendesse bastante a fim de que eu pudesse experimentar outras formas de degustá-la.
Despejei um terço da quantidade obtida em uma tigela, acrescentei damascos picados e chips de banana. Ficou muito bom!
Congelei a segunda parte em forminhas de gelo e usei duas pedrinhas para preparar um drink com espumante brut.
Coloquei a terceira e última parte da receita em um tupperware e desse modo obtive um sorvete caseiro, que incrementei com amoras congeladas, mirtilos e estrelinhas de pitaya. Ficou leve, bonito, nutritivo e refrescante!
Espero que tenham gostados das minhas peripécias culinárias e se tiverem outras dicas de receitas com pitaya, vou adorar ler as sugestões de vocês nos comentários!
Um grande beijo pra todos com votos de um final de semana inspirador!!!
4 comentários:
Oii Kátia, tudo de muito bom gosto...como sempre.
Bjosss
Amo pitayas!! Principalmente as vermelhas, mas as outras também! Exatamente por conta do sabor tão suave e nada enjoativo! Se não fossem tão caras aqui em Cuiabá, as teria em casa o ano inteiro!!
@Ana Karine Braz FernandesMuito obrigada, Ana! Fico feliz que tenha gostado!!! Bjsss
@Márcia Carvalho de SouzaQue legal!!! Twnho a impressão de que a branca é mais saborosa, mas provei poucas vezes. Aqui no Rio não encontro sempre e realmente não é uma fruta barata. Super beijo!
Postar um comentário