quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Um brunch inspirado no nosso Natal tropical

 

Bom dia com esse relato sobre o último reencontro do ano com amigos. No caso, minha única convidada foi a Milena (@mi_orlando_eventos) e passamos uma tarde tão prazerosa quanto produtiva, conversando sobre trabalho, expectativas e projetos para 2022. Acordei no dia seguinte bastante animada pra colocar algumas ideias em prática. Obrigada, amiga, foi bom demais te ouvir!

Preparei cinco petiscos inspirados nos tradicionais acepipes espanhóis (tapas e pinchos) pra gente beliscar. Segundo o site CULTURA E VIAGEM, “As tapas são pequenas porções de refeições (aperitivos) feitas para compartilhar com os amigos. É comum na noite espanhola as pessoas saírem, literalmente, “de bar em bar” degustando esses belisquetes. Pinchos são um tipo de aperitivo tradicional do País Vasco e se diferenciam das tapas normalmente por serem servidas sobre um pedaço de pão com um palito espetado. Nos bares de pinchos, encontrados por toda Espanha, os petiscos frios ficam expostos no balcão do bar e cada um se serve, acumulando no seu prato apenas os palitos para posterior contagem e cobrança."

Decorei a parede do buffet com bolinhas vermelhas recortadas em EVA para representar de forma lúdica as borbulhas da bebida gaseificada, cuja garrafa foi a inspiração para a decoração. Como sempre me perguntam, já adianto a resposta: a bandeja linda é da @flaviadelpra e os pratos altos vermelhos são da @titijuchem.

Deixo aqui a sugestão para um evento inspirado na decor natalina tradicional, porém com um toque tropical/mediterrâneo que combina mais com o nosso clima.

NESSE VÍDEO vocês podem ver a minha amiga Milena (@mi_orlando_eventos) preparando as taças para receber a sangria espanhola @loleabrasil, uma bebida alcoólica pronta para o consumo e deliciosa.

Basta acrescentar gelo e, para realçar o sabor e aroma da sangria, experimente adicionar frutas e ervas frescas. Nesse caso, disponibilizei rodelas de limão siciliano, limão taiti, morangos, hortelã, manjericão, tomilho e alecrim.

Os mexedores de acrílico são da @meri_studio.

Fiquei com medo de achar a bebida muito doce e artificial, mas pelo contrário, o dulçor é bem equilibrado e o aroma é bom demais!

Eu tinha sugerido a bebida no meu Instagram @coisasdabonfa como presente de Natal por causa da embalagem linda e das avaliações dos consumidores que li em um site especializado em vinhos. Agora posso confirmar a minha sugestão. Levei duas garrafas da sangria de presente para os meus pais no dia seguinte e eles também aprovaram.

Usei a dupla de antepastos Sardella e Alichella da marca @emporiumdegeleiasgourmet para preparar mini sanduíches com ricota.

A montagem é super fácil, basta usar um cortador de biscoitos redondo para fazer os discos de pão integral e ricota. Em seguida, intercale o pão com o antepasto à sua escolha e a ricota. Finalizei o petisco com um tomate cereja e uma folhinha de manjericão. Comprei os palitinhos de bambu on-line na @embalagensda25.

Essa é a versão feita com alichella, difícil dizer qual foi a minha preferida…

Como eu acredito que a combinação de batata e queijo nunca decepciona, esse petisco foi o primeiro que coloquei no menu. Anotem a receita porque é garantia de elogios!

Ingredientes:
  • Batatinhas
  • Catupiry
  • Alho frito ou torrado (comprei pronto)
  • Azeite
  • Tomilho
  • Manteiga com alho e ervas da @emporiumdegeleiasgourmet

Modo de preparo:

Misture o catupiry com o alho frito, o azeite e as folhinhas de tomilho a gosto. Se desejar, acrescente um pouco de pimenta-do-reino. Cozinhe as batatinhas até que elas fiquem al dente. Cave um pequeno buraco na extremidade das batatinhas e corte outro pedaço na base para que elas tenham um apoio. Em seguida, leve ao forno com a manteiga de alho e ervas da @emporiumdegeleiasgourmet até dourar.

Retire as batatinhas, recheie com o creme de catupiry e leve novamente ao forno por uns 5-10 minutos.

Na hora de servir, coloque as batatinhas em colheres de degustação com um pouco de azeite e decore com tomilho.

Esse rolinho de pepino é super leve e refrescante, perfeito para o nosso Natal tropical.

Ingredientes:

  • Pepino
  • Tomate cereja
  • Cream cheese
  • Nozes
  • Limão
  • Manjericão

Modo de preparo:

Triture bem as nozes e misture com o cream cheese. Tempere com suco de limão. Não sei dizer as quantidades que usei porque fui provando e acertando os temperos. Se preferir, acrescente um pouco de sal e pimenta. Reserve.

Corte o pepino em fatias bem finas no sentido longitudinal e cubra com uma camada generosa do creme de queijo. Adicione fatias fininhas de tomate cereja e uma folha de manjericão. Enrole e espete um palitinho pra segurar o recheio. Finalizei a apresentação com uma folha de manjericão e posicionei os petiscos sobre uma camada de sal grosso, mas...

ATENÇÃO: NÃO FAÇAM ISSO!

Acho que o sal grosso dá uma impressão de frescor e por isso de vez em quando gosto de servir belisquetes sobre ele. Mas, nesse caso, esqueci que o pepino libera muita água e acabou absorvendo sal demais.

Tirando a questão do sal, adorei o creme de queijo e o petisco ficou bastante saboroso.

Esse belisquete foi facílimo de preparar porque só precisei juntar três ingredientes prontos.

Fiz esses rolinhos usando como base uma folha de pão RAP 10 com chia e quinoa, que recheei com uma camada generosa do antepasto de abobrinha com alcaparras e amêndoas da marca @emporiumdegeleiasgourmet e bolinhas de queijo de cabra aperitivo da @queijosdecabrageneve.

Para finalizar a apresentação, basta enrolar o pão, cortar em fatias com mais ou menos 3 cm de espessura e espetar um palitinho.

Nesse caso, só precisei colocar os dadinhos de tapioca @emporiumdegeleiasgourmet na airfryer até dourar e enfileirei três unidades em cada palitinho de bambu.

Para finalizar a apresentação, coloquei os espetinhos dentro de copos de vidro com 3 colheres de chá de geleia de pimenta e alecrim, também da @emporiumdegeleiasgourmet.

Na imagem acima, vocês podem conferir a vista aérea do buffet completo.

Pintei a petisqueira de metal onde coloquei os bem casados com tinta spray branca fosca. Ela estava muito manchada e achei que ficou charmosa com essa repaginada. Na petisqueira de vidro tinha azeitonas verdes recheadas e bolinhas de queijo de cabra aperitivo da @queijosdecabrageneve.

Os bem casados (ou bem natalinos) da @flaviabrumbemcasados também foram aprovados pela minha convidada e eu fiquei apaixonada pela embalagem de tecido listrado.

A taça Red Velvet da @_deliciasdanana foi a minha sugestão de sobremesa para o Natal. O recheio de brigadeiro de cream cheese com geleia artesanal de frutas vermelhas é sensacional. O doce super cremoso e molhadinho foi elogiado pela Milena, pelo Marcelo e pelos meus pais (que experimentaram no dia seguinte).

Clique NESSE LINK para ver o vídeo com todos os detalhes da decoração.

Finalizo esse post desejando um ótimo final de semana pra todos com a esperança de que 2022 traga boas surpresas e muitos motivos para comemorar!!!





0 comentários:

Related Posts with Thumbnails