segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Provando (e aprovando) couve-flor roxa

Em janeiro vi com frequência essa couve-flor roxa no @hortifruti e então um dia resolvi experimentar. O sabor não muda, é meio neutro como o da couve-flor branca, e por isso um bom tempero faz toda a diferença.

"A couve-flor é um vegetal da família Brassica (Brassica oleracea) do qual existem diferentes variedades. A mais comum em nosso mercado é a branca, mas também existe couve-flor amarela, verde e púrpura. As qualidades nutricionais das diferentes variedades de couve flor não mudam muito, é um alimento com alto teor de água e baixo em calorias, é rico em vitaminas B (principalmente B6), vitamina C, ácido fólico, fibras e minerais como fósforo e potássio, entre outros. Além disso, no caso da couve-flor roxa, vale a pena destacar sua contribuição de antocianinas, apreciadas por suas propriedades antioxidantes."

Fonte:https://www.comofazertodo.com/cultivo-de-alimentos/couve-flor-roxa-como-plantar-e-beneficios/

Ingredientes:

  • 1 couve-flor roxa (você pode usar a branca)
  • Azeite (o quanto baste)
  • 4 dentes de alho espremidos
  • Suco de 1 limão siciliano
  • Alecrim fresco picado
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Parmesão fresco ralado

Modo de preparo: 

Lave bem a couve-flor, seque e separe em buquês, cortando os maiores ao meio. Para o molho: misture o alho com o suco de limão e o alecrim, tempere com sal e pimenta e complete com azeite. Vá embebendo os buquês no molho, conforme mostro NESSE VÍDEO, de modo que absorvam bem os temperos.

Leve a couve-flor temperada à airfryer a 160 graus por mais ou menos 15 minutos, mas não confie tanto nesse tempo sugerido. O melhor é abrir a airfryer a cada 5 minutos pra conferir o resultado, a fim de evitar que os buquês fiquem muito queimados.

Na hora de servir, salpique parmesão ralado fresco sobre a couve-flor ainda quente.

Eu gostei bastante do resultado! Vocês podem preparar essa receita para incrementar uma salada de folhas ou servir como petisco, acompanhado de molho tártaro ou maionese de alho. E uma cerveja bem gelada. Hummmm, já estou imaginando essa delícia...

Um grande beijo pra todos com votos de uma semana deliciosa!!!

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails