sexta-feira, 16 de abril de 2010

Aventuras gastronômicas no Jardim Botânico: Mamma Jamma


Passei em frente ao Mamma Jamma pela primeira vez no dia em que combinei de encontrar o Marcelo depois do trabalho no Garrafeiro Informal, no bairro do Jardim Botânico. O restaurante ainda estava fechado, mas dava pra ver que seu interior era charmosíssimo e parecia extremamente acolhedor. Quase desisti de ir no bar ao lado, mas como já havíamos combinado, deixamos pra conhecer a pizzaria originária de São Paulo na semana seguinte.


Acho que já comentei aqui que geralmente deixo as sextas-feiras livres pra sair sozinha com o Marcelo a fim de podermos conversar sobre tudo o que não falamos durante a semana por absoluta falta de tempo e horários incompatíveis. Eu acordo muito cedo pra ir à academia e durmo cedinho também. No horário em que saio pra trabalhar, o Marcelo está acordando e a gente só troca algumas frases. Quando chego em casa, é hora dele sair pra fazer atividade física. Na volta, já estou dormindo. Sentiram o drama?

Com todos esses desencontros, resolvemos estabelecer que sexta-feira seria o “nosso dia” e normalmente escolhemos um lugar novo para conhecer.


No dia em que fomos ao Mamma Jamma, chovia forte no Rio e eu cheguei bem antes do Marcelo. Enquanto esperava por ele, descobri no cardápio várias opções da cerveja Eisenbahn, que já mostrei aqui nesse post sobre nossas aventuras “etílicas” no sul do país. Resultado: pedi uma garrafinha da Rauchbier e adorei.


Retirei o seguinte texto do GUIA DA SEMANA:

Das antigas dependências do bar Saturnino, a Mamma Jamma conservou apenas a árvore que se ergue por dentro do salão e atravessa o teto. De resto o ambiente é decorado com pôsteres de pin-ups tem iluminação suave que realça a presença dos pizzaiolos e do forno a lenha. A varanda possui um deque de madeira, enquanto que outras mesas ficam voltadas para a rua.

Entre as especialidades da casa, uma dica de entrada é a crostata de tomate seco, pizza branca quebrada e arrumada no prato sob patê de tomate seco e azeitona chilena. Já a Mamma Jamma leva molho de tomate caseiro, mussarela de cura especial, linguiça calabresa artesanal e queijo grana padano. Ao todo, são 30 variedades de pizzas, incluindo seis tipos doces. A Gran Finalle, por exemplo, possui rodelas de banana polvilhadas com açúcar e canela, ingredientes aos quais são adicionados borrifos de rum. Para beber, a casa sugere vinhos de sua carta, que inclui rótulos nacionais e internacionais, tintos, brancos, espumantes e rosés.

Nós pedimos o pão da casa de entrada, que vinha com queijo derretido e rodelas de calabresa na medida certa. Acho que algumas pizzarias no Rio tendem a exagerar no recheio, mas este estava delicioso! Depois de ler sobre a crostata no texto do Guia da Semana, acho que vou optar por ela quando voltarmos lá.

O chef da casa recomenda que a pizza seja comida com as mãos, mas como nos foram oferecidos pratos e talheres, dispensamos a sugestão e optamos pela maneira mais cômoda de degustar a pizza, que estava MARAVILHOSA! Não posso dizer que foi a melhor que já experimentei até hoje, mas acho que eu a colocaria em segundo lugar entre minhas pizzas cariocas preferidas.

Pedimos uma pizza grande metade Mamma Jamma e metade Quatro Queijos, que não eram exatamente os tradicionais e por isso o resultado foi diferente e interessante.

Achei interessantíssima a maneira como a pizza chegou à nossa mesa. Previamente cortada em fatias finas, ela foi colocada sobre um espesso vidro quadrado, que por sua vez, foi posto em cima de uma estrutura de ferro pintada de preto. Adoro uma novidade e gostei muito dessa apresentação.

Recomendo bastante essa pizzaria simpática e aconchegante. Só é bom chegar cedo porque ouvi dizer que enche bastante nos finais de semana e o barulho das conversas se espalha pelo ambiente. De qualquer maneira, acho que é uma excelente opção para ir com o namorado/marido ou grupo de amigos.

Fica aqui a dica!

Beijos e um lindo dia!

Mamma Jamma, Rua Saturnino de Brito, 50, Jardim Botânico, RJ
Tel.:
3875-1223 (100 lugares). 18h/3h. Cc: D, M e V. Cd: todos. Manobr. (R$ 10,00).

Bonfa ass

16 comentários:

Construindo Laços Boutique de Festas disse... [Responder comentário]

Amigaaaa!!!
Saudades!!!
Adorei ver seu post...
Aguardo anciosamente suas novidades!!!
Beijos e aproveite muito...(mesmo com dores no pé...rsrsrs)

Ana Karina disse... [Responder comentário]

Nossa, deu água na boca!!!
Que delícia, e que lugar lindo!

Ah, e as cervejas da Eisenbahn são boas mesmo né? E só pra deixar registrado, a fábrica é aqui pertinho da minha casa! ;D

Beijocas!

Babi Mello disse... [Responder comentário]

Katia a pizza estava com um visu gostoso (sabe to enjoada de comer pizza), e o ambiente parece ser aconchegante e sofisticado), boa dica.
E o pão parece delicioso, e deu àgua na boca.
Ah! gosto muito das suas dicas e suas fotos como sempre um atrativo a parte.
bjocas!

Coisas da Gigi disse... [Responder comentário]

Lindo de ser ver e gostoso de se provar. O lugar deve ser demais mesmo, além de poder provar as comidinhas ótimas ainda tem aconchego. Gostei.

Rosi disse... [Responder comentário]

Ui, que vontade!!!

E eu que sou amante de pizza e de cerveja, adorei o post com essas fotos maravilhosas.

ótimo final de semana

Luciana Casado disse... [Responder comentário]

Dica maravilhosa, Bonfa! Eu sou apaixonada por pizzas, tanto que tenho que maneirar se não como todo dia... hehehehe
O dia que for para o Rio já sei onde posso comer uma boa pizza... (morri de fome só de ver a foto hehehehe)
E sobre os horários é uma coisa bem complicada né?! Maridex está na faculdade, faz quatro dias por semana, então só tenho algumas horinhas para ficar com ele durante estes dias, já que ele sai antes de mim. Mas como tu tb deixamos um dia da semana livre para nós, tem que ser né?!
Bjus, Lu

Luiza Coelho disse... [Responder comentário]

oi Kátia, adorei o post! Adoro pizza e quando a massa é bem feita e os ingredientes são de primeira, o sabor não pode ser diferente, fica muito gostoso né? O ambiente tbm é importante na hora de sair e adorei a foto da pizzaria... Quanto a comer com a mão, eu dispensaria os talheres na hora, hahahahaha! Sou de família de libaneses e meu avô faz questão de ver a gente comer dessa forma... quando entro em restaurantes libaneses e vejo as pessoas comerem quibe ou esfiha de garfo e faca quero morrer... sinto o mesmo quando vejo uma pssoa cortar um sushi com a faca... E quando colocam ketchup e maioneses por cima do recheio? Costume tipicamente brasileiro... e me
falaram que no Japão, se vc coloca shoyou no sushi como aqui, o shushiman se sente ofendido... Engraçado como essas coisas de costume se diferenciam de lugar pra lugar! beijos e espero que esteja fazendo boa viagem!

DOIDINHA DA SILVA disse... [Responder comentário]

Adorei o post e a criatividade de voces em dedicarem a sexta-feira pra oxigenar o relacionamento ....

Marta disse... [Responder comentário]

Adorei o local.. e arealmente a pizza parece ser muito gostosa. Eu não vou muito ao Jardim Botânico, mas pode ser uma ótima pedida para conhecer esse novo lugar!
Beijocass

Priscila Ferreira disse... [Responder comentário]

Katia!!
Adorei a sugestão!! Vou adorar conhecer pessoalmente, pq um dos meus planos é conhecer o Rio ainda este ano (se pararem as chuvas...)
E neste momento deves estar por aí aproveitando a viagem linda que tens que contar tudinho pra gente depois!!!
Bjuuu
Pri

Wagner disse... [Responder comentário]

Realmente, os pratos nas fotos parecem apetitosíssimos, Bonfa!
A apresentação da pizza, de fato, é bem diferente de tudo o que já vi.

Beijo!

Déa Café disse... [Responder comentário]

menina... que luxúria!!! morri de fome, daqui!! kkkkkkk
que dica ótima!! brigadão!
ah, sou suspeita pra falar da Eisenbahn, pois sou do sul, mas é boa, né?!! rs beijocas e bom findi!

Renata disse... [Responder comentário]

Pizza!
Não sei quanto vcs cariocas , mas nós paulistas temos que comer pizza! É uma coisa que nasce coma gente hehehe
Fiquei sabendo que a pizza de calabresa daí vem com mussarela, é verdade?
Não conheço a noite do Rio , estive aí 2 vezes com os navios , mas com certeza vou anotar a dica, quem sabe um dia como uma pizza por aí!
Beijinhos!

Simone Scharamm disse... [Responder comentário]

Oi, Kátia,
Saudades!!!
A pizza estava com uma cara ótima! A apresentação foi super diferenciada, né? Adorei!
Achei o lugar bem bacana!
Está curtindo a viagem?
Beijos!

Débora Fouraux disse... [Responder comentário]

Oi Katiaaa! td bemm? uhhmm essa pizzza parece ser maravilhosa hein! Beijoss

Fatinha Costa disse... [Responder comentário]

Bacana o lugar e a pizza parece mesmo ser deliciosa!

Fatinha

Related Posts with Thumbnails