sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Do que canso e não descanso na blogosfera…

Minha convidada especial de hoje é uma das blogueiras que mais admiro desde que me apaixonei por esse enorme mundo virtual. Gosto muito da maneira dela escrever, dos temas que aborda, do jeito de ver a vida, de se relacionar com os outros e de administrar seu blog. Já trocamos diversos e-mails e nos falamos por telefone  há pouco mais de um mês. Foi uma conversa deliciosa e uma troca muito gratificante. Por tudo isso, hoje tenho o prazer de apresentar a vocês uma mulher inteligente, sensível e generosa, com quem descobri muitas afinidades. Já disse por aqui que “afinidade” é uma palavrinha mágica pra mim, né? Quando percebo que existe esse sentimento, sei que o relacionamento tem um enorme potencial…

Vamos conhecer um pouco mais sobre a Lidiane Vasconcelos, do BICHA FÊMEA?

lidi 
Há quanto tempo você está na blogosfera? Eu estou o suficiente para me sentir completamente enamorada por esse mundo, e sentir que ele faz parte da minha vida de forma bastante consolidada. Fazer parte desse universo me fez entrar em contato com pessoas as mais diversas possíveis, e reconheci em muitas delas características bem diferentes das minhas.

Mas quem disse que quando se é diferente, a cumplicidade não pode existir? Pode, sim! E esse tipo de sensação também tive quando enveredei pelo mundo dos blogs. Além de cumplicidade, no mundo cibernético e interativo a gente também encontra fontes de aprendizado. Esse aprendizado, ainda bem, se dá de forma mais gostosa quando quem está do outro lado de um blog está disposto a comunicação numa via de mão dupla. Digo isto porque, a gente sabe bem, há quem não esteja muito disposto a ter maiores contatos, mesmo que se diga editor de um blog. E um blog, no meu entender, sugere um relacionamento estreito, bem diferente dos sites convencionais, porque são impessoais. É assim, ou não é?!

mulher refletindo
A blogosfera me colocou em contato com comportamentos nada diferentes do que há no mundo real, e que nem sempre são nobres, é preciso que se diga. Vejo manifestações claras de grande competitividade, por exemplo. A verdade é que nem tudo é belo e construtivo, e infelizmente (e inexplicavelmente) minha sensibilidade me permite perceber negatividade em algumas relações bloguísticas. Não me peça explicações de como isso acontece, porque eu acharia o máximo decifrar tudo isso…

Você já teve a sensação de que há blogueiros que insistem em competir, em detrimento de cooperar? O que é melhor?

Há quem pense que a competição provoca emoções fortes e a necessidade de superação. No esporte até pode ser assim, porque ali o objetivo é vencer. Mas na blogosfera? Pelamor! Aqui as coisas poderiam ser bem diferentes, ou não? Vencer o quê? Vencer quem? Competir compulsivamente para quê?

A única competição que acredito ser saudável para um blogueiro empreender, é aquela que ele trava consigo mesmo, onde a superação dos próprios limites na excelência ao blogar só pode atrair resultados positivos, ao invés da raiva e ressentimento…E desconfio cá comigo que cooperar com outros blogueiros é das melhores estratégias nesse mundo virtual. Isso, sim, é que é o melhor.
Refletir sobre o que leio e sinto na blogosfera motivou a minha resolução pessoal de me aproximar e manter contato de quem irradia luz pelo blog, e me afastar de quem parece se desgastar em competividades infantis e improdutivas.

Cansei de certas coisas, e não descanso em buscar muito mais algumas outras…

Deixa eu saber do que você cansou na blogosfera? E o que você não descansa em procurar?

Imagens: stock.xchng (http://www.sxc.hu/)

Por Lidiane Vasconcelos

Blog Bicha Fêmea (www.bichafemea.com)

………………………………………………………………………………………………………………………

Lidi, pensamos de maneira muito parecida nessa questão. Eu não entendo o que faz alguém achar que precisa ser tão competitivo com os outros, não consigo compreender o desejo de querer (ou parecer) ser melhor quando, na minha opinião, somos todos diferentes, únicos e especiais de alguma forma. Adorei a seguinte frase porque me encaixo completamente nesse perfil: “A única competição que acredito ser saudável para um blogueiro empreender, é aquela que ele trava consigo mesmo.” Penso que estou sempre tentando melhorar minha performance em todas as áreas da minha vida, buscando ser uma filha mais carinhosa, uma companheira mais atenciosa, uma profissional mais competente etc. Minha competição é somente comigo mesma, não me sinto bem em me acomodar e colher os louros do passado e por isso tenho tentado ser mais eficiente e produtiva a cada dia. Sei que existe muita gente talentosa e criativa por aí e acredito que haja espaço para todos nesse mundão! Sou adepta da cooperação e da troca de ideias em detrimento da competitividade boba que enfraquece o espírito e não leva a lugar nenhum. Parabéns pelo ótimo texto, Lidi, e seja sempre bem-vinda para expôr suas opiniões nesse cantinho virtual!

Aliás, Lidi, posso te pedir licença para publicar uma ilustração feita por um amigo muito especial que deixou essa vida prematuramente há alguns anos? É que sonhei com esse desenho outro dia e, no dia seguinte, por acaso encontrei um antigo CD contendo o arquivo. Acho que tem tudo a ver com o tema que você escolheu para o seu texto de hoje.

BURROS copy
Os dois burrinhos com os rabos amarrados estão cansados e famintos tentando buscar o monte de feno que está mais próximo de cada um. Dessa maneira, nenhum dos dois sai do lugar. Se eles fossem menos teimosos, orgulhosos e competitivos, poderiam unir forças e caminhar na mesma direção, conseguindo assim, alcançar seu objetivo.

Rafa, muito obrigada por essa ilustração e por ter sido um grande amigo e uma pessoa verdadeiramente iluminada!

………………………………………………………………………………………………………………………….

Um grande beijo pra todos e um final de semana maravilhoso!!!! Comemorem bastante o Dia dos Pais!!!!!

Bonfa ass

91 comentários:

Jana Oliveira disse... [Responder comentário]

Oi Bonfa, adorei o texto da Lidiane e o seu complemento!!! Concordo plenamente que há espaço para todos na blogsfera e amo acompanhar vários blogs e ver como essas pessoas que muitas vezes não conhecemos podem nos dizer coisas que precisamos saber sem precisar competir e sim acrescentar não é mesmo!!!
Bjão e bom final de semana!!!

MirianCS disse... [Responder comentário]

Nossa meninas que texto legal! Sabe tb penso como vocês! Tem coisa que não vale a pena e nesse meio a competição é inútil! Não vejo qual seria a recompensa! Diferente do que ocorre qdo pensamos em cooperação... onde ganhamos amigos! A única competição que participo é aquela que travo comigo mesma todos os dias... no sentido de ser uma pessoa melhor a cada dia ou pelo menos tentar! Sabe eu sou uma pessoa um tanto fechada! Criei um blog justamente para melhorar esse meu lado e já percebo um progresso. Me identifico com várias blogueiras que já considero amigas de verdade e pra mim é isso que importa!
Beijo pra vocês duas!
Mirian CS

Feito a Mão disse... [Responder comentário]

Quando eu soube que a convidada era a Lidiane, eu já me preparei para ler um texto bem escrito e concatenado.

Este tema que ela escolheu é bem delicado. Tenho percebido muitos blogs entrando nessa parada de competir. Nesssa loucura toda, vão perdendo sua verdadeira essência. O que os tornava únicos.

A preocupação com audiência, com números seguidores e com quantidade de comentários não pode ser vazia. Concordo plenamente que se a preocupação tem como medida avaliar parâmetros nossos conosco mesmas, ela até pode até ser válida, posto que serve de termômetro para o quanto estamos evoluindo. Mas não serve para se comparar com outros blogs, pois o pau que dá em Chico, nem sempre dá em Francisco.

A melhor forma de crescer é cooperar. É unir forças. É valorizar outros blogs e promover a troca saudável de leitores. É convidar blogueiras, para enriquecer nosso cantinho com seus diferentes pontos de vista, como a Katinha faz tão bem.
Pena que muita gente ainda não percebeu isso.

O céu é tão amplo, as estrelas de verdade não precisam competir para ver quem brilha mais. Muito menos as "blogueiras que se sentem estrelas". Na internet há espaço para todos.

Parabéns pra Katinha pela escolha da convidada e pra Lidi, minha queridíssima (com quem já falei várias vezes ao telefone e skype) pela escolha do tema.
Ótimo final de semana!

Jussara disse... [Responder comentário]

OLA LIDIANE,EU PENSO COMO VC ,ESTAMOS NO BLOG A MEU VER PARA APRENDER COISAS BOAS PARA INTERAGIR COM PESSOAS ,E NAO PARA COMPETIR(COMPETIR OQUE?E TEM TBEM CERTOS BLOGS QUE FICAM TENTANDO CORRIGUIR AS FALHAS POSSIVEIS QUE COMETEMOS AO POSTAR ,TEM A CORAGEM E A FALTA DE SENSO DE HUMANIDADE DE MANDAR RECADOS ZONBANDO DE ERROS DE GRAMATICA OU DE DIGITAÇAO,NAO ESTAMOS AQUI PARA ISSO!!) NAO TEM CABIMENTO ESTE COMPORTAMENTO .
EU VISITANDO OS BLOGS CONSEGUI TIRAR MUITAS LIÇOES ,APRENDI MMO.
CONHECI MTA COISA QUE PARA MIM FOI NOVA!!DEREPENTE UM LEQUE DE APRENDIZADO SE ABRIU,ISSO FOI MARAVILHOSO!!PORQUE EXISTEM PESSOAS QUE VIAGEM MTO E PASSAM ESSAS EXPERINCIAS NOS BLOGS E QUEM VISITA ESSES BLOGS APRENDE COM ISSO ,CONHECE PAISES QUE NA VIDA REAL NAO PODERIA CONHECER NUNCA,VER RECEITAS OTIMAS MODO DE VIDA TOTALMENTE DIFERENTE DO NOSSO E QUE DE CERTA FORMA NOS ENSINA ALGO DE BOM,EU ADORO APRENDER,CONHECER,ESTE É O MEU OBJETIVO DE SER BLOGUEIRA!!

BJOS!!

Nicinha disse... [Responder comentário]

Olá meninas..Gosto muito do blog da Lidi, pena que nem sempre da tempo de fazer uma leitura.
Não sabia que nesse meio existe também competições, acredito agora que em tudo na vida...Que perda de tempo, todos temos os nossos diferenciais isso é que torna algo prazeroso, o igual sempre será uma repetição.
Meninas nos surpreenda sempre, vocês são únicas.Adorei o texto..Foi ótimo passar aqui hoje.

Um dia dos pais maravilhoso!
Bjs Nicinha.

Leticia disse... [Responder comentário]

Duas blogueiras que adoro em uma tacada só? Obaaaaaaa!
Meninas, adoro vocês, adoro e admiro o trabalho de vocês, cada uma da sua forma!
Parabéns pela entrevista Ká, como sempre a sua escolha foi ótima!
Parabéns Lidi, pela sua capacidade de ver as pessoas um pouco além e também por agregar tantos valores em um só espaço.
Beijos
lelê

Juliana disse... [Responder comentário]

Lidi e Bonfa, arrasaram.
Lidi, que foto é essa, menina? Modela total!
Agora vê se vcs não concordam comigo: depois de um certo tempo blogando, a gente começa a "captar" o que vem por trás de um comentário, né? Tipo: venenoso, ou depreciativo, ou então carinhoso, sincero...

Karla G. F. disse... [Responder comentário]

Adorei o "Bonfa Convida" de hoje!!! O blog Bicha Femea foi um dos primeiros que comecei a ler há um tempao atrás! Na verdade esse mundo internético é muito rápido, nao?! Nao sei mais como encontrei o "Casos e coisas da Bonfa", mas foi com certeza através de links em outros blogs.
Aliás, tenho que colocar o Bicha femea nos meus links!!!
Beijos

Milena disse... [Responder comentário]

Katia,Lidiane é especial.Tem um comprometimento com quem lê,respeita o outro e SABE fazer a troca.
Essa competitividade acredito eu,tem a ver com vaidade pura!!!!Não se explica,só se percebe,como você e a Lidi.
Talvez ai more a diferença!Na competência e na elaboração do próprio blog.
A Lidiane é assim mesmo,troca ideias,comenta,valoriza,lê e respeita acima de tudo,quem a acompanha.
Por isso,brinco com ela dizendo que ela é,pelo menos para mim,a Oprah dos blogs,hahaha

Bj

Fabiana disse... [Responder comentário]

Parabéns Katia pela sua entrevistada de hoje. A Lidi é uma das poucas pessoas dessa blogosfera a quem tenho admiração. Uma pessoa pé no chão, inteligentíssima, divertida e super pra cima. Tive a honra de conhecê-la pessoalmente há alguns meses, pena que nosso encontro foi tão rápido~!

Competições na blogsfera, pra que? Na vida já temos tanta coisa para empreender, mudar, motivar, resolver, o blog seria o nosso modo mais gostoso de lidar com a vida, onde deixamos nossas percepções daquilo que conhecemos, não um lugar para termos competições, acho que não cabe e descaracteriza o autor. Não vejo muito disse pelos blogs que frequento, ou simplesmente não enxergo, rs. O gostoso do blogs é o compartilhamentos de opniões, observações, conhecimentos.

Parabéns pelo post de hoje!

Bjs as duas!

Fernanda Reali disse... [Responder comentário]

ADOREI!

Sou fã do blog Bicha Fêmea e grata à Lidi, pois lá conheci blogueiras bacanas e fiz amizades ótimas, que duram um ano, cada vem mais interessantes. Blog de Conteúdo 100%.

Obrigado, Katia!!!

Ana Carla Benet disse... [Responder comentário]

Ai ai ... Lidi sempre nos fazendo pensar. Aí eu fico pensando, uma ferramente tão gostosa, que me fez conhecer pessoas que talvez jamais conheceria fora daqui! Uma ferramenta que me faz aprender tantas coisas novas a cada dia e me divertir muito também ... pra que fazer dessa ferramenta uma competição? Algo tenso e chato? Como disse a Lidi "Pelamorde" ... rs

Me tornei uma pessoa mais legal e mais rica de conhecimento com pessoas como vc, como a Lidi e tantas outras !

Bju

c r i s disse... [Responder comentário]

Oi Katia, oi Lidi! Foi perfeito a explanação da Lidi sobre a blogosfera, também penso assim e às vezes me pego em dúvida sobre o que vale a pena ou não, e que bom que certas coisas valem e muito!! Legal saber que vcs pensam assim também...bjos meninas!!

Ana Carla Benet disse... [Responder comentário]

Ai ai ... Lidi sempre nos fazendo pensar. Aí eu fico pensando, uma ferramente tão gostosa, que me fez conhecer pessoas que talvez jamais conheceria fora daqui! Uma ferramenta que me faz aprender tantas coisas novas a cada dia e me divertir muito também ... pra que fazer dessa ferramenta uma competição? Algo tenso e chato? Como disse a Lidi "Pelamorde" ... rs

Me tornei uma pessoa mais legal e mais rica de conhecimento com pessoas como vc, como a Lidi e tantas outras !

Bju

Dani Hoffmam disse... [Responder comentário]

Bonfa, obrigada por trazer essa convidada super talentosa hj.
O texto é uma reflexão, um posicionamento: de que lado eu estou? Muitos não sabem de que lado estão, ficando em cima do muro, tratando uns bem e outros sendo apedrejados.
Infelizmente nesse mundo existem pessoas assim, super competitivas, egoístas, que só pensam em destruir o próximo.
Façamos a cada dia nossa parte! Cooperar com todos, não só aqueles com que temos grandes afinidades.
Mais uma vez obrigada pelo post e parabéns a querida Lidi.
Bjos e bom final de semana
Dani

Francine Stein disse... [Responder comentário]

Muito interessante o assunto e como vocês colocaram, mesmo estando a pouco tempo nesse universo de blogs, já pude perceber muitas coisas, felizmente por enquanto as coisas boas superam e muito as coisas ruins, nesse mundo nada é perfeito, né?
Também me identifiquei com a frase que devemos competir apenas com nós mesmos, talvez nem competir pois é uma palavra forte, mas como a Bonfa disse, melhorar a cada dia em todos os setores da nossa vida, acredito que estamos aqui para tentar fazer o nosso melhor sempre e poder dividir nossas descobertas e idéias com outras pessoas acaba estimulando a todos (ou quase todos) buscarem e superarem seu potencial sempre.
BJS

Simone Scharamm disse... [Responder comentário]

Oi, Lidi e Katinha,
Bom dia!
Ótima questão abordada nesse texto da Lidi, que é dona de um dos melhores blogs que eu conheço!
Sou nova nessa tal de blogosfera e só tenho aprendido muito nesse pouco tempo. Compartilhar tem sido uma ótima e rica experiência. Fiz várias amizades e também percebi que existe muita competição e excesso de vaidade no meio. As coisas boas eu vou absorvendo...das ruins, vou me afastando naturalmente!
Um grande beijo Lidi, Parabéns!
Katinha, você só traz convidados de primeira linha...por isso eu me sinto tão tímida em participar,rs! Mas o post combinado tá quaaase saindo, ok?
Beijos e ótimo fds! Beijo pro seu pai!

Larissa Lieders disse... [Responder comentário]

Kátia e Lidi,
Adoro vocês e adorei o texto e a ilustração do seu amigo, Kátia!
Bjs e um ótimo final de semana!

Lidiane Vasconcelos disse... [Responder comentário]

Kátia, quanta participação nos comentários!!! :D

Isso é muito bom, né? Apesar do tema ser delicado, como Cláudia mencionou, refletir sobre ele gera ganhos para a gente. Quem bloga com frequencia, acaba entranto num modo automático pensando tanto sobre o que fazer, o que postar, visitanto tantos blogs e pode cair na besteira de se perder em sentimentos destrutivos. Fazer essa pausa "metabloguística", digamos assim (grosso modo), pode nos beneficiar muito, e prevenir úlceras. :)

Mirian, já ouvi muitas histórias de blogueiras falarem que eram fechadas, ou ainda andavam tristes, etc e tal... e a blogosfera cumpriu um papel fundamental para ajudá-las a trocar mais com outras pessoas. Que bom que é assim, né? Oh! Será muito bom se pudermos começar um "relacionamento bloguístico"... ehehehe...

Beijos

Lidiane Vasconcelos disse... [Responder comentário]

Vixe, Ju! Pior que é verdade. Com o tempo a gente aprende a captar o que vem nas entrelinhas de um comentário... e quando quem tem a intenção de machucar, consegue o feito? Aff! Até passa pela cabeça da gente desistir... tsc tsc tsc... mas aí a gente lembra que tem um povo muito bacana também, com que a gente ri, aprende e se diverte todo santo dia. A gente, então, recobra a consciência e continua firme, forte, serelepe e saltitante. :)

Lidiane Vasconcelos disse... [Responder comentário]

Milenaaaaa!!!! Lá vem essa conversa de Oprah do blos por aqui também? kkkkkkk... :D

Tu me mata com um negócio desse. Passo mal de vergonha... ehehehe...

Obrigada por tudo, sempre, e por ser sempre presente no tempo que tenho como blogueira. :D

Beijos

Edlena Franklin disse... [Responder comentário]

Bonfa:
Extremamente importante o texto! Adoro receber dicas e críticas construtivas das companheiras blogueiras, bem como me coloco à disposição para o que eu possa ajudar dentro das minhas limitações. Devemos passar energias boas e bloquear o que de negativo possa surgir. Sou novinha na blogosfera e ainda tenho muito a aprender, por isso ainda mais agradeço que ofereço, mais aprendo que ensino! Conforme eu for me estruturando e melhorando meu cantinho, procurarei contribuir mais com esse universo maravilhoso de pessoas tão antenadas e talentosas...
Beijos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Lidi, acho que é sempre bom refletir!!!!!! Tenho que confessar que competitividade é algo que me assusta e me intimida! Sou adepta da harmonia nas relações e acho que uma coisa geralmente impede a outra. Sei que muita gente acha que ser competitivo é bom e na minha família, tem uma pessoa que amo muito e é extremamente competitiva, mas também tem um lado super generoso. Quando sente que alguém tem potencial, faz de tudo pra alavancar a pessoa, promovê-la e ajudá-la no que for preciso. Essa pessoa é meu pai, a quem admiro e amo demais!!!!!! Mas sabe que, pensando bem, a competição dele é saudável e nunca destrutiva! Nunca vi ele passar por cima de ninguém ou ter atitudes moralmente questionáveis para atingir seus objetivos. Ele é uma pessoa assertiva, super inteligente e bastante competente e tenta melhorar sua performance todos os dias. Acho que a competição que ele trava é consigo mesmo! Acabei de ter essa revelação, sério!!!!!! Ele sabe que é bom, muito bom no que faz e pode até parecer um pouco arrogante em algumas situações, mas nunca quis prejudicar alguém porque seu lago generoso e altruísta é maior do que qualquer coisa! E é também a pessoa mais ética e honesta que conheço. Ai, vou chorar... ele não vai estar aqui no Dia dos Pais porque vai passar o final de semana com minha irmã e o netinho que moram fora do país. Acho que estou com ciúmes, rsrsrsrs! Beijão, galera!!!!!!

Lidiane Vasconcelos disse... [Responder comentário]

Só para constar, estou achando o máximo o trololó por aqui... :D

Obrigada a todos por contribuições tão ricas!!!

Chora, não, Katia! :(

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Lidi, concordo com a Milena, que aliás, é outra que adoro, adoro, adoro, adoro e passamos horas e horas penduradas no telefone, além de termos nos encontrado pessoalmente duas vezes! Nós não conseguimos parar de falar, rsrsrsrs! Você É A OPRAH DA BLOGOSFERA!!!!!! Eu adoro a OPRAH e se tem alguém que merece esse título, é você! É seu blog que me estimula a tecer comentários enooormes sobre os mais diversificados temas. Sempre me sinto instigada a dar um pitaco por lá porque você aborda assuntos relevantes, interessantes e atuais de uma maneira inteligente e com muito conteúdo! Te admiro muito!!!!!

Rosi disse... [Responder comentário]

Puxa, meninas. Que grata surpresa vê-las aqui juntinhas.

Adorei o texto e é claro, pensei muito a respeito.

Sinto também essa concorrência por aqui (na blogosfera), mas juro que não me incomodo. Quando comecei o blog, escrevi especialmente para mim, aí vieram os primeiros leitores/visitantes, e percebi que devia tomar um cuidado maior porque tinha pessoas lendo e minha responsabilidade crescia. Foi aí que criei a série Gente que Faz e tive a felicidade de ter convidadas tão queridas que acrescentaram muito ao blog, à mim e aos que me visitaram. A série teve sua época e talvez eu volte a fazer, mas nada de compromisso.

E tem sido dessa forma que escrevo, tenho responsabilidade com quem lê/visita, mas nunca perco minha identidade, nunca escrevo somente para agradar à alguém. Eu mudo, o blog muda comigo, acho importante inovar mesmo que for apenas nos assuntos.

Senti uma distância de algumas blogueiras quando engravidei, era inevitável que o blog ficaria monotemático afinal essa é minha fase, vivo-a intensamente e tô amando tudo. Entendo que tem gente que não se interessa por esse assunto ou simplesmente não está na mesma vibe, cada um é cada um.

Pois é, esse é o meu lado. Adoro conhecer pessoas e para mim, a blogosfera é sinônimo de compartilhar. Bom demais.

Bjs nas duas

Infinita Arte For Baby disse... [Responder comentário]

Adorei o texto a ilustração dos burros esta demais e diz tudo mesmo em todos os sentidos da nossa caminhada em busca de algo melhor na vida. Unir forças e sempre o melhor caminho ...Adoro o Bicha Fêmea e visito sempre que possivel ...Beijos Lidi....e a você também Katia que acbabei de conhecer mas ja gostei !!!

Luci Cardinelli disse... [Responder comentário]

Também acho um assunto bem delicado. Muitas vezes pensei em escrever algo sobre, mas desisti porque minha forma muito direta de falar as coisas acabaria criando confusão e ando fugindo de polêmicas.
A Lidiane abordou muito bem o tema. Sim, a blogosfera é feita de pessoas como o mundo real e assim encontramos todo tipo de pessoa. Com o tempo vamos conhecendo melhor cada uma e separando o que queremos continuar seguindo do que é melhor nem passar perto.
Eu tenho 3 blogs e eles funcionam de formas diferentes. Meu blog pessoal é para escrever o que tenho vontade simplesmente. Ele até anda meio parado por conta de algumas decepções que acabaram me bloqueando. O Artes da Luci é para mostrar meu trabalho e de onde vem a maioria das minhas encomendas. O Postando sobre Artes é um blog que criei para partilhar, pois recebiamuitos emails perguntando sobre coisas que eu fazia. Ele eu tento divulgar ao máximo, primeiro para que pessoas possam conhecê-lo e quem sabe tirar proveito de algo. Eu adoro ensinar e partilhar, isso me dá prazer. Na maioria das vezes que perguntei algo a alguém de outro blog para eu aprender um pouco, sequer recebi uma resposta. E para mim o que de pior a blogosfera tem é isso de ignorar a pessoa. Nesse blog, quanto mais entradas tenho, mais seguidores, melhor porque mostro esse resultado a pessoas e empresas que quero fazer parceria e quem tem ganho com isso são minhas leitoras. Embora seja difícil de acreditar, nas promoções que tenho feito não ganhei nada, tudo foi sorteado, e eu fico realizada com a alegria de quem ganha.
Fiz ótimas amizades e me apeguei a muita gente e me ressinto daquelas que se afastaram sem eu nem saber porque. Porém vou me focando naquelas que ficam e é muito gratificante nossa troca.
Foi uma lição que aprendi com minha mãe, dividir faz multiplicar. Encontrei pessoas que me ensinaram muito e procuro passar isso. Muitas arteiras moram no interior e não têm acesso a revistas ou materiais usados e eu tento suprir isso quando scaneio coisas para elas.
Eu sou uma pessoa muito franca nas minhas relações e na minha forma de ser e escrevo o que sinto. Sei que muita gente pode achar falsa a minha alegria e entusiasmo, mas ñão posso fazer nada a não ser ter a certeza que o que sou e como sou é real. Muitas vezes noto em textos de blogueiras, puxões de orelhas ou condenação sobre o que outras fazem ou escrevem e indiretas... Coisa feia! Muitas vezes até me sinto atingida por isso e muitas vezes tive vontade de largar tudo e ficar quietinha. Mas supero e sigo em frente.
A Elaine do Um Pouco de Mim escreveu um ótimo post sobre tudo isso. Pessoas que se aproximam quando vc chega no blog delas, te cativa e depois lhe deixa de lado. E as panelinhas? E vc sempre comentar num blog, claro que é porque vc gosta, até perguntar algo e essa pessoa nunca ir até você. Vejo muita gente se ressentir disso. Vejo muita gente falar de gentileza, ter o selo no blog e não é gentil.
Vira mexe eu peço desculpas por minha ausência porque acho que isso é também uma forma de gentileza e atenção com meus leitores.
Katia, me desculpe o tamanho do comentário, acho que acabou virando um desabafo. Acontece que chega a me magoar a forma que muitas blogueiras julgam outras, que não têm atenção com os blogs menores que precisam também de incentivo e atenção, que não são capazes de ter um mínimo de paciência com o outro... Ah é melhor parar!
Mas felizmente tem muita blogueira maravilhosa, fiz amizades muito queridas, tem blogs que tenho o maior prazer de ler, como o seu.

Parabéns a Lidiane pelo texto e parabéns a você por tudo que nos dá aqui no seu cantinho.

E mais uma vez me desculpe pelo desabafo.

chica disse... [Responder comentário]

Linda participação da Lidiane e também não entendo o motivo de competição na blogosfera.Isso não cabe, pois é ,ou deveria ser,m um lugar de hohie, diversão e não de guerras...rsrs beijos às duas, tudo de bom,chica

Feito a Mão disse... [Responder comentário]

Fui ali fazer acupuntura e voltei para reler os comentários, pois sabia que o psot de hoje ia ser caliente.

Gostei da expressão Oprah dos blogs! Cabe como uma luva pra Lidi. Boa, Milena!

Sabe o que mais eu queria dizer? Que somos todas humanas, é bem possível que lá no fundo, bem lá no fundo, pinte um sentimentozinho de inveja branca, quando vemos alguém brilhar, fazer sucesso, receber atenções, que no fundo gostaríamos de dividir. Isso não se aplica só aos blogs, não. Pode ser uma promoção no trabalho que foi pro colega do lado, uma amiga que montou um negócio e se deu super bem, algum colega de que passou num concurso numa excelente colocação, etc.

A grande questão é: há outras formas de lidar com esse sentimento. Avaliar nosso comportamento e ver em que podemos melhorar é a melhor saída. Competir consosco mesmas. Evoluir, estudar, escrever bem, ser fiel à nossa essência, ser original, contribuir com o que temos de peculiar e único.

Tudo isso só é possível somando e não dividindo. Crescemos quando compartilhamos. Ganhamos quando doamos, aprendemos enquanto ensinamos e somos mais reconhecidos quando somos mais humildes.

Ninguém gosta de jogar purpurina sobre quem já se bajula sozinho.

Acho que era isso que eu tinha a acrescentar.

Já disse que adorei o texto da Lidi???? Não???? Pois adorei!!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Querida Luci, adorei seu comentário e sua postura! Não precisa se desculpar de maneira nenhuma pelo longo comentário! Você é uma artista talentosíssima, tem mãos de fada e é de uma generosidade e gentileza impressionantes!

Acho que esses puxões de orelha e julgamentos são coisas pessoais. O que parece errado ou feio pra uns não incomoda outros. Por isso evito fazer julgamentos sobre como cada um conduz e administra seu blog. Somos todos diferentes, temos personalidades distintas e não acho legal condenar ninguém.

Quanto mais comentários e leitores a gente tem, vai ficando mais difícil responder a todos e muito provavelmente eu esqueci de responder a algumas perguntas durante meu tempo de existência na blogosfera. Peço mil desculpas por isso, gostaria que soubessem que não foi proposital e muito menos descaso da minha parte! Adoraria ter tempo pra responder a todos, mas infelizmente minha realidade não é essa. O trabalho tem me consumido muito ultimamente! Aproveitando a oportunidade, se alguém quiser me perguntar algo diretamente, sugiro que escrevam para o katiabonfadini@gmail.com porque é mais fácil responder perguntas através do e-mail. O blogspot às vezes não colabora e não consigo comentar em outros blogs.

Luci, você é muito querida e será sempre muito bem-vinda pra dar seus palpites e trocar figurinhas no meu cantinho virtual!!!!!!!! Você é uma das blogueiras com quem sinto bastante afinidade!!!!!!!!!!!!!

Grande beijo!

Katia

Andanhos disse... [Responder comentário]

Oi, Bonfa. O texto da Lidiane está muito interessante! Concordo com ela e gostei da imagem que você usou para ilustrá-lo.
Tem gente que se preocupa com coisas tão banais e pequenas que acaba perdendo grandes oportunidades de aprender e crescer.
Beijos.

Sandra Peres disse... [Responder comentário]

Criei o blog, de brincadeira, fiquei toda feliz qdo vi que tinha um seguidor, e mesmo desanimada em respeito a esse seguidor continuei escrevendo e cozinhando, e o numero de vistas e seguidores foi aumentando, isso foi ótimo, porque o blog é minha valvula de escape, não quero competir com ninguém, quero aprender, adoro visitar outros blogs e descobrir coisas novas.

As vezes vejo algo do tipo, "como não pensei nisto antes", aproveito tudo o que serve para mim, minha coleção de receitas está enorme.

Ando muito atarefada, sem tempo de comentar em todos os blogs como deveria, senti que qdo não comento em alguns blogs, tb não comentam no meu, mas apesar de tudo, só comento se tenho algo a dizer.

Não sou de ficar enchendo linguiça, nem vou postar, só para ter comentários, muitas vezes a postagem é ótima, mas não tenho o que dizer, e acaba passando.

Mesmo que eu ganhasse muito dinheiro fazendo isso, não haveria competição, a não ser com a preguiça e o desânimo, que bate a porta e tenta me derrubar.

Eu só tenho a agradecer a tantos blogs, que tem me garantido boa leitura, e muita inspiração.

Beijocas.

Lidiane Vasconcelos disse... [Responder comentário]

Cláudia, foi justamente sobre luta contra senitimentos maus que acabei falando com uma leitora minha que veio aqui, não comentou no blog, mas mandou um e-mail para mim.

Dizer que a gente não tem sentimentos assim seria demagogia, seria ser piegas. A gente tem, sim. A questão é como lidar com isso, e você abordou tão bem. É isso. A questão é essa. Como lidar com isso. O que fazer com isso de modo que a gente lucre... ;)

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Claudinha, amei esse trecho:

"Somos mais reconhecidos quando somos mais humildes. Ninguém gosta de jogar purpurina sobre quem já se bajula sozinho."

Você disse tudo!!!!!!!

Bjs!

Mari disse... [Responder comentário]

Bonfa, adorei a entrevista, e adorei conhecer um pouco mais a Lidiane (cheguei ao blog dela por sua causa)!

Ô teminha esse de competividade! Já digo logo, DETESTO!!

Achei perfeito o que a Lidi (olha a intimidade rsrsrs) disse e casou maravilhosamente com o desenho dos burrinhos do Rafa (confesso que fiquei com os olhos cheios d'água...saudades)!

Amei o post de hj, parabéns pras duas, e que bom que apesar de tanta coisa negativa nesse mundo "virtual" (entre aspas pq mta coisa que rola é real meeesmo), também há exemplos de muita coisa boa, como as amizades que nascem daí!

Beijocas e bom finde pra todas!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Mari, meus olhos também encheram d´água ao colocar essa ilustração no post. O Rafa era, acima de tudo, um cara super humilde!!!!! E tinha tudo pra não ser: era bonito, culto, tinha uma família abastada, era talentosíssimo e super inteligente. Ainda não acredito que ele estagiou num dos melhores escritórios de design do mundo e tirou somente umas duas fotos... o cara era sensacional! Talvez por isso tenha nos abandonado tão cedo. Talvez não houvesse mais nada a aprender nessa vida. Sinto muitas saudades dessa criatura especial, mas ele me deixou um presente, né? Você!!!!!!!! Te adoro, minha amiga alma gêmea!!!!!! Bjs!

Ypsilon Yvone disse... [Responder comentário]

Katia, Lidi...
Gostei do texto, das perguntas e principalmente da resposta que a Lidi nos deu:
"enamorada por esse mundo, e sentir que ele faz parte da minha vida" - Bingo Lide!

Katia:
"somos todos diferentes, únicos e especiais de alguma forma" - Bingo Katia!

Rafa com sua linda e singela ilustração:
"Se eles (os burrinhos da imagem) fossem menos teimosos, orgulhosos e competitivos, poderiam unir forças e caminhar na mesma direção, conseguindo assim, alcançar seu objetivo".

Sinto-me enamorada do meu blog, dos blogueiros e respectivos donos que passam por lá...

Acredito que sou única na minha forma de ver e ser...

Sinto-me totalmente unida e integrada a todos...

Aprendo mais do que desaprendo e por isso sou muito grata a todos os blogueiros que ja fazem parte da minha vida, da minha rotina gostosa e até mesmo aqueles que não visito todos os dias...

Todos são meus vizinhos e sabem que a porta esta sempre aberta e num segundo sai um café e um dedo de prosa... E sei também que se eu precisar de uma xícara de açucar posso bater na porta ao lado e pedir...

E assim vou alcançando a graça de poder dizer que tenho sim muita gente que me quer bem!

Parabéns às duas queridas e inteligentes
Lidi e Bonfá.
bjks

Jéssica Roberta disse... [Responder comentário]

Lidi sempre com ótimos textos.

obrigada por compartilhar tudo de bom que sempre tem a oferecer

bjs

Mari disse... [Responder comentário]

Pô Bonfinha...de novo tô com os olhos cheios d'água, e aqui, em pleno trabalho!!!

Ele era tudo isso sim, e quem sabe por que certas coisas acontecem? Por que tem gente boa que vai logo e gente boa que fica mais tempo (ainda bem!!!!)?

Amiga querida, tem coisas que acontecem e a gente não sabe a razão, mas tem a sensação de que aconteceu por algum motivo...

Não sei porque ele foi tão cedo, mas agradeço enormemente por ele ter deixado tantos presentes espalhados por aí, e VOCÊ sim, é um destes presentes! Agradeço a ele por isso, e a você por ter me acolhido numa hora tão dura e triste, aberto seu coração e me dado a chance de te conhecer melhor! De amiga-do-trabalho-do-meu-namorado você virou "simplesmente" AMIGA!!!! E por isso eu digo o meu UEEEEEEEEEEEBAAAAAA!!!

UEBA UEBA UEBA!! (isso foi pra terminar o comentário mais alegre rsrsrs)

Beijocas, amiga querida alma gemea!

Luci Cardinelli disse... [Responder comentário]

Katia querida! Sedeixei a impressão que me referia a você, me desculpe pois não foi a intenção :) Foi de uma forma geral pensando em blogs que mesmo as blogueiras agindo assim eu continuo lendo e acompanhando pois são bons.
Todas nós temos outros afazeres e infelizmente não há como responder a todos, comentar em todos os blogs, fazer como gostaríamos, sei bem disso.
Me referi a quem nunca lhe responde ou faz uma visita.

beijos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Não, Luci!!!!! Não senti que vc se referia a mim, não! Eu só me identifiquei com o que vc disse porque realmente me sinto um pouco frustrada por não responder a todos que comentam. É por pura falta de tempo mesmo!!!!!! Imagina, vc é tão gentil!!!!!!! Não te interpretei mal de maneira nenhuma! Adoro você!!!!!

Beijão!!!!!

Babi Mello disse... [Responder comentário]

Katia, conheci a Lidiane do Bicha Fêmea lá no Criative-se e gostei mto na época, sempre estou espiando o blog dela mesmo que eu não deixe comentários por lá e concordo com vcs - katia e lidi qdo dizem que a competição não leva nada e o legal mesmo é agregar e exite espaço para cada um, afinal cada um tem a sua percepção.
bjos!! E feliz dia dos pais....

Amanda disse... [Responder comentário]

Assim como a Rosi comentou acima, tambem adorei ver as duas juntas! Admiro a Lidi e admiro vc Katia, acho vcs super inteligentes. O assunto discutido eh delicado, porem essencial para o bom andamento da blogosfera. Realmente a competitividade entre alguns blogs eh triste de se ver. O que deveria ser ao contrario, pois como vc ilustrou numa foto acima, deveriamos estar todos de maos dadas. Eu gostaria de ter mais tempo para visitar todos os blogs que gosto e deixar comentarios, participar mais. Mas ja me sinto muito feliz por estar conhecendo pessoas incriveis aqui nesse meio. E o que me motiva a continuar a blogar eh o contato com as pessoas, essa troca de ideias e pensamentos que temos. Entao eh isso. Nao me canso de parabeniza-la! Vc eh demais!! Bjs

Unknown disse... [Responder comentário]

Adorei o texto da Lidi. Também não entendo essa competição “bloguística”. Eu acredito em somar, em respeito, em compartilhar.. Sabe que gosto mais de visitar os blogs do que de postar?
Tem muita gente boa nessa internet. E como é bom fazer amigos! Ainda bem que a maioria (ao menos com os quais me relaciono) é do “bem”, e são essas pessoas que nos fazem crer que ter um blog ainda vale a pena.
Parabéns a Lidi e a Kátia.

Fla disse... [Responder comentário]

Fantástico!
Lidi, assino embaixo de tudo o que disse. Infelizmente nem tudo são flores do mundo da blogsfera e a competitividade existe sim, uma pena que ela não é saudável, porque tem muita gente que extrapola o nível principalmente do bom senso.
Blogar pra mim tem que ser algo prazeroso e independente de quem esteja lendo eu preciso ser eu mesma, senão o blog vai perder o sentido pra mim.
Parabéns pelo post.
Beijos as duas.
Fla

Isadora disse... [Responder comentário]

Muito bom, muito bom, excelentes inputs, discussões saudáveis, parabéns blogueiras e comentaristas!
Acho que não tenho mesmo o que acrescentar, apenas repetir que o mundo blog imita o mundo real, acho que as pessoas agem aqui na net como agem fora dela e o mundo está cheio de gente competitiva e egocêntrica mesmo, não tem jeito!
Eu confesso que aprendi muito depois que comecei o blog (sobre artesanato), ver os trabalhos das outras meninas me motiva, me dá ideias, me faz querer aprender novas técnicas, mas jamais penso em fazer melhor do que A ou B, meu compromisso é comigo mesma, criar algo que eu ache bonito e que me dê prazer de criar, com meu próprio estilo.
Abraços
Dora

Ana Karina disse... [Responder comentário]

Oi Katia!
Nossa, tudo isso q tá escrito aí no post é a mais pura verdade! Tem gente que não suporta o sucesso alheio! Só pensa na competição... mas competiçÃo pra chegar onde? Pra ganhar o q? É bem o q diz o post... O negócio é poder dividir experiencias, trocar ideias e assim crescer. Só assim se chega a algum lugar nesse mundo: fazendo as coisas pelo lado do bem.
Adoro essa "coluna".
Um grande beijo, aproveita o dia dos pais tbm!
Ana.

Nana disse... [Responder comentário]

aonde eu assino, concordo com tudo, acho que todos tem uma forma diferente de mostrar algo e se destacar nessa vida de Deus.
Adoro as duas viu.
Bjss

Lúcia Soares disse... [Responder comentário]

Vim através de um convite num e-mail da Lidiane. Estou lendo pouco os blogs, por falta de tempo, mesmo.
É complicada essa relação entre blogueiros. Tem muita competição, sim, muita "panelinha", muito jogo de interesses. Prefiro poucos comentários, que me mostram que quem se interessa me lê mesmo.
Meu blog é simples, digo o que gosto, o que quero, "morro" de medo de desagradar.
Mas sempre faço questão: entrou no meu blog, deixou ercado, quero cultivar essa possível amizade. Só há menos de 2 meses coloquei os Seguidores, porque tanta gente entra em um blog, coloca lá sua imagem de Seguidor e nunca mais aparece, não é?
Kátia, adorei vir aqui e gosto demais da Lidiane, que conheci através da Elaine, do "Um pouco de mim".
Vou ler mais um pouquinho e depois volto.
Prazer!

Mahria disse... [Responder comentário]

Hummmm blog bonito, de boa escrita e qualidade, não conhecia, vim atráves da querida Lidi.
Olha, eu blog de maneira tão despretensiosa, que na verdade ainda não reparei se existe competição ou não por aqui.
Mas se a sensibilidade de Lidi permite que ela veja isso, é porque deve existir. Mais é algo que não me atinge e nem me preocupa. Só Alegria.


Beijos e Paz às duas bonitas.


Mah

Lidiane Vasconcelos disse... [Responder comentário]

Oi, Mari!! :)
Oh! Pode ficar íntima e já chegar chegando e me chamando de Lidi que tá valendo! ;)

Beijos

Lidiane Vasconcelos disse... [Responder comentário]

Yvone, sei que você sabe que quando precisar de açúcar, pode bater na minha porta. ;)

Beijos

Geisa Machado disse... [Responder comentário]

Oi Lidi! Oi Bonfá!
Gosto muito dos textos postados pela Lidi. Além de objetiva, ela tem muita sensibilidade para colocar temas polêmicos.
Eu não conhecia este blog e vc me parece ter muito bom gosto Bonfá.
Quanto a competitividade, pra mim aquele que é competitivo ao extremo (o que não tem nada a ver com competição sadia) tem por trás a mediocridade. No fundo é uma pessoa medíocre que acaba competindo consigo próprio, porque não consegue acessar o seu verdadeiro potencial.
Achei perfeito o desenho colocado pela Bonfá. Ilustra bem a teimosia das pessoas que querem ganhar a qualquer custo e no fim não percebem que estão completamente presas e dependentes da sua própria arrogância. O rapaz que o fez tinha uma visão clara e angustiante sobre isso. Talvez a sua alma não aguentasse mais viver neste mundo doentio, por isso partiu mais cedo.
Nossa! Este tema colocado é fascinante e dá pra falar horas a respeito dele. Não é a toa que provocou um alvoroço nos comentários. rsrsrs
Parabéns meninas!!!
Bjussss

Vem desfrutar do Amor de Deus disse... [Responder comentário]

Lidi, eu amo o seu blog, Katia, parabéns pelo seu espaço também muito lindo.
E.. pra não ficar repetitivo, vou assinar embaixo no coment da Mah.. ela disse exatamente o que eu diria. :_)
Beijos carinhosos para vocês duas e tenham um lindo final de semana.
Márcia

Rita Tavares disse... [Responder comentário]

Ola Lidi e Bonfa, td bem?
Amei esse post, e sei que eh um assunto delicado, mas ao mesmo tempo necessario, porque algumas pessoas precisam entender o significado da palavra blog e concorrencia. Acredito e sempre acreditei, que a melhor forma de aprendizado eh o respeito, a gratidao, a cooperacao, a dedicacao.... Temos que saber usar essas ferramentas para o crescimento, e a tecnologia para promover uma comunhao saudavel, um maior conhecimento, uma troca de experiencias que pode fazer diferenca na vida de uma pessoa. Adoro ler, adoro escrever, amo o que faco, mas na minha escolha profissional, existe uma concorrencia tao ruim, tao desgastante, tao prepotente, e alguns profissionais simplesmente nao percebem isso... O ego fala mais alto. Mas sou o q sou, e nao vou mudar minha maneira de ver a vida, apenas para agradar uma legiao de seguidores. O sol brilha para todos (sei q isso eh piegas, mas eh valido), e cada um tem a sua participacao e a sua individualidade no mundo profissional, apenas devemos saber como aproveitar isso da melhor forma possivel.
Mais uma vez parabens meninas pelo texto!
Morando fora do Brasil, fico tao apaixonada quando leio um texto bom, quando vejo o quanto existem pessoas lindas por esse mundo afora, pessoas que querem dividir, q querem melhorar.... EH MUITO LINDO!
Acho q agora bateu uma saudade do meu Brasil!!!!
Beijos a todas!!!

Marta disse... [Responder comentário]

Adorei saber um pouco mais sobre a Lidi. Realmente o mundo virtual é tão imenso que há espaço para todos e não precisa haver competitividade! O que devemos é aprender uns com os outros, nos inspirar em alguém e tentar fazer o melhor!
Beijocas

Danielly Tiepo disse... [Responder comentário]

Oiiiii

PAssando pra deseja um fds repleto de alegrias e dizer q o blog ta cada vez melhor!

Bjinhos

http://blogdatiepo.blogspot.com

Fabi Carvalhos disse... [Responder comentário]

Katia, nossa! Vim correndo ler o post de Lidi aqui, afinal, duas das minhas maiores ídolas blogueiras juntas, não dá p/ perder.
O tema foi tão bem abordado pela Lidi, que aliás, diga-se de passagem, nasceu para ser blogueira :), me fez refletir sobre várias coisas.
Primeiro, o que é ser blogueira. Nos primórdios os blogs eram usados como diários, mas agora ganharam funções distintas, e para tanto, acredito que devam ser analisados de formas distintas tb. Digo isto, porque eu, p.ex, entendo que blogueiro é aquele que se dedica à "função", mais ou menos como se fosse um cargo, ou seja, todo dia está ali, presente, atuante, postando, dando atenção aos leitores, retribuindo visitas, em suma, respeitando os leitores, seus maiores "clientes".
Muitos blogs hj acabaram tomando o lugar de sites institucionais,promocionais, de e-commerce, assumindo o papel de vitrines, não tem um periodicidade de postagem, até porque as funções não demandam esta atenção. Não consigo classificar os proprietários deste tipo de blog, institucional ou comercial, como um blogueiro. É meu caso, p.ex. Divulgar meus produtos, pouco discuto algum assunto nele, até por que não sou muito boa nisso. :)
Acho até bem interessante observar estas mudanças. Tenho visto blogs promocionais ou no formato loja dispensando os comentários, talvez para não despertar ressentimentos, e se posicionarem somente para o que objetivam, divulgar. Outros optam por deixar uma caixa de recados separada, para os que quiserem deixar poucas palavras. POdem estar fugindo do real intuito do blog, relacionamento, mas ao meu ver, pode ser uma boa saída. Eu, com o pouco tempo que tenho para o blog, acabo utilizando os comentários como "despertadores", ou seja, lembro-me de visitar os blogs que gosto retribuindo os comentários. POr favor! não pensem que é retaliação aos que não comentam, hein? Foi um jeito que encontrei para não me manter tão distante da blogosfera.
POis bem, talvez este pensamento possa explicar um pouco do posicionamento de algumas blogueiras, que não por falta de educação ou gentileza, visitem outros blogs, mas por total falta de tempo mesmo.
Como disse brilhantemente a própria Lidi, por serem escritos por seres humanos, os blogs acabam refletindo seus comportamentos.
Esperar um relacionamento estreito deles, bem, acho que isto vai depender do que ele se propõe, já que eles vêm assumindo diferentes vertentes, e daí a classificação como mídia social digital. Mas claro, o respeito sempre deve existir, seja lá qual for o meio que se use.
Não apoio a competição, acho-a ignorante, mas sei que existe, não sou inocente, procuro me manter distante.
Falei tanto! Será que me fiz entender, Katinha? :)
Ah! Respondendo a Lidi, o que me cansou na blogosfera foram blogs com assuntos superficiais, que não me atraem, designs ruins que dificultam a leitura tb me cansam. No mais, sou curiosa por natureza, adoro ler sobre diferentes assuntos, conhecer diferentes opiniões, por isso, AMO o Bicha Fêmea!!!!!!!!!!!!!!! E o Casos e Coisas tb, viu, Katinha!:) Não me canso de vcs, meninas!
Mas devo assumir, meu maior uso da internet ultimamente tem sido para pesquisar sobre assuntos inerentes ao que estou trabalhando.
Beijão, Fabi.

Fabi Carvalhos disse... [Responder comentário]

kkkk! Consegui bater a minha querida Luci! Até deu mensagem de erro por ser muito longa! :) Isto que dá ser tão prolixa! :)Beijos queridas!

Tati disse... [Responder comentário]

Gente do Céu...qdo a Katia anunciou no orkut e no twitter fiquei me coçando para vir ler, mas tava correndo...e a gora vim com calma! mas os comentários estão tão "calientes", o meu sono tão grande, meus olhos tão pequenos e meus dedos tão congelados que não conseguirei dizer tudo que gostaria sobre este assunto...só que também odeio competição deste tipo virtual ou qqr outro tipo que não seja saudavel. Acredito sim na competição interior que a Lidi falou, acho que quando a gente dá o nosso melhor a coisa flui! Eu, tudo que vejo e gosto, passo adiante é a unica corrente que acredito dar certo!!
Parabéns para as duas blogueiras que são tão especiais na vida de uma galera...que com ctza deixam muita gente invejosa querendo nascer de novo!
bjs, bjs

DOIDINHA DA SILVA disse... [Responder comentário]

Olha, eu conheci muita gente legal com o meu Blog, e procuro sempre agregar , e não competir....
Vocês duas são especiais, pois sempre estão compartilhando...
Acho que compartilhar idéias, momentos e sonhos é tudo de bom nessa vida....
Competir não,compartilhar sim...

Marília Alves disse... [Responder comentário]

Bonfa, amei conhecer a Lidi mais, e ela é uma pessoa tão especial e atenciosa e não sabe mas um dia que eu estava muito deprê ela me ajudou tanto. Mas voltando, a parte em que ela fala de competição é super verdadeira, eu já cheguei pensar em fechar meu blog por conta dessa má competição. Mas por causa de pessoas muito amigas me fizeram desistir de desistir. É tão bom isso se sentir amada. Por volta ainda me esbarro nisso, mas dou a volta por cima e penso o que poderia fazer pra ajudar essa pessoa? Eu acho super válido essa competição consigo mesmo, é superar as nossas limitações. Vocês duas são feras mesmo. Ui deixar eu ficar queitinha porque duas leoas juntas, dá prano pra manga.

Pitangachic disse... [Responder comentário]

Oi Kátia!!!
achei super legal o post da Lidi, ainda não conheço o blog da mesma mas estarei dando uma visitada!! é uma pena que muitos usam o espaço do blog para competições muitas vezes bobas, quando realmente deveriam usar este espaço para dividir idéias, conhecimentos, criar amizades... é uma pena que não encontramos tantos blogs assim!!
mas enfim... as pessoas não são iguais!!
adoro teu blog flor... apesar de nossos assuntos serem um pouco destintos, acho teu blog muito legal e sempre sou bem recebida aqui! fico feliz

um beijo flor, bom fds e dia dos pais!

Anônimo disse... [Responder comentário]

Oi Kátia,
Gostei bastante deste post e é algo que eu absolutamente acredito! Quero partilhar algo que aconteceu comigo e que acredito que seja um exemplo disso...
Quando conheci o Casos e Coisas da Bonfa fiquei tão encantada que achava que todos deveriam conhecer...mandei a dica de forma desprentensiosa para o site casamenteiras e a surpresa que me aconteceu?? foi que o número de visitas do meu blog tinha aumentado muito...Quando fui ver o descobrir o motivo...estava lá o nome do "irmã de noiva" como aquele que sugeriu a dica para o post no Portal Chá das Panelas...
Certa vez assisti uma palesrta da Lygia Py ,uma psicológa super querida, e ela disse algo que nunca esqueci: que nunca devemos temer dividir nossos conhecimentos por medo da competividade alheia, por que a "arte do fazer ou saber" é algo pessoal e intransferível, e o ato de compartilhar só nos faz aprimoraramos cada vez mais!! Aque arte vem de cada um de nós que é única, já que tb somos únicos nesse mundo... .
Bjo Grande

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Roberta, AMEI seu comentário! O número de visitas aqui no blog também aumentou muito no dia em que a matéria saiu no CASAMENTEIRAS, fiquei muito, muito feliz e agradecida!!!!! Como é bom se doar sem esperar nada em troca, né? Isso é muito gratificante por si só! Também adorei a frase da psicóloga: "arte do fazer ou saber é algo pessoal e intransferível". O que a gente mostra e compartilha no blog é somente uma parte do que somos e/ou fazemos. O mais importante é nosso intelecto, é a nossa capacidade e o nosso potencial. Por isso não consigo entender gente que gosta de esconder informações achando que isso vai fazê-las detentoras de um saber único e se destacar por esse motivo... Que bobagem!!!! Com tantas ferramentas de pesquisa e informação na internet hoje em dia, qualquer um descobre qualquer coisa quando quer. Grande beijo!!!!!

*-...-* Ana Anita *-...-* disse... [Responder comentário]

falar o que hein???? muito bom, fantastico!

bjs pras duas gurias ;)

Neli Rodrigues disse... [Responder comentário]

Qdo soube que a Lidi esteve aqui...vim correndo!
Ela é uma pessoa super atenciosa e simpática e faz algo que mtas não fazem: dá atenção prá quem está começando e isso tem grande importância.
Adorei tb uma frase da Luci: "E para mim o que de pior a blogosfera tem é isso de ignorar a pessoa."
Isto tb me incomoda mto.
Mas blog p/ mim é como fazer artesanato: faço p/ relaxar, então procuro desencanar sobre n° de seguidores, quem postou o quê...
quero postar o meu melhor, o que acho legal e tendo sempre consideração c/ quem está do outro lado.

Um gde bj e parabéns pela escolha!

Caprichos by Neli

Unknown disse... [Responder comentário]

Assino embaixo do que as duas escreveram. Acho tão importante os laços que fazemos com outros blogueiros, as trocas de informações e opiniões só nos faz melhorar. Não tem porquê haver competição, pois se existir uma guerra onde um blog se intitula melhor que o outro, com certeza ambos sairão perdendo, mas caso eles formem um parceira e busquem mostrar o que tem de melhor, todos sairão ganhando... blogueiros e leitores.

Beijos e adoro o "Bicha Fêmea"

Marly disse... [Responder comentário]

Oi, Kátia,
Gostei de conhecer a Lidi (e já fui até lá no blog dela, para dizer isso, rsrs). Também me identifiquei com o ponto de vista dela sobre a blogosfera.
As suas palavras sobre esse assunto são muitíssimo apropriadas, parabéns!

Beijão e bom fim de semana!

Fatinha Costa disse... [Responder comentário]

Muito boa a matéria!

Eu estou há pouco tempo com o que eu chamo de o meu "bloguinho", sem pretensões que ultrapassem mostrar de forma mais aprofundada minhas fotos e textos.

O que começa a me cansar? A preguiça das pessoas que visitam a minha página e não comentam nunca.

Se continuam a visitar, devo abordar algo que as interesse. Então por que não se manifestam?

Fico com a sensação de estar falando com as paredes invisíveis da web, atirando pérolas a fantasmas, sem retorno...

Não me canso de criar, de jogar no Blog o que fiz e também gosto de fazer um passeio semanal por todos aqueles espaços que acompanho, lendo ao menos um dos artigos, pensando sobre ele, escrevendo minha opinião.

Abraços,

Lidiane Vasconcelos disse... [Responder comentário]

Marília, pensa que só você já pensou em desistir? Já passou essa ideia pela minha cabeça quando recebi um comentário malcriado, me deixando mais rasa que o chão, dizendo que eu só falava besteira no Bicha Fêmea. Além disso, a pessoa desaforada e desocupada me disse que eu postava coisas que não serviam para nada. Não dei audiência nem crédito, mas isso me magoou. Depois, respirei fundo e deixei para lá... essas coisas acontecem e, vê? O que tem de gente ruim do outro lado da tela não é brincadeira... aff! :(

Anônimo disse... [Responder comentário]

Acho que a "competitividade destrutiva", como o próprio termo diz, não gera nada de positivo para nenhum dos "competidores". Acredito cada vez mais que COMPARTILHAR seja a atitude, mais coerente nos tempos da chamada "globalização".
Ótimo tema e abordagem!

beijo,
Wagner.

Gina disse... [Responder comentário]

Kátia e Lidi,
É por coisas desagradáveis como essas que já fiz alguns posts falando dos sentimentos. Não importa a temática do seu blog, ele será o espelho de quem o administra.
Fiquei absolutamente encantada com essa abordagem e já disse à Lidi isso, via e-mail.
Parabéns às duas!
Bjs.

Pauline - http://cheiadecharme.blog.br disse... [Responder comentário]

Post maravilhoso, repassei no twitter. Parabéns queridas!
É impossível agradar a todos, mas fazer o que se gosta com a consciência limpa é o que importa. O sucesso de um blog é consequência de uma série de fatores que estão além do layout bonito. Ser blogueira é saber aprender com as outras e dividir experiências.
Beijão :*

Carola Duarte disse... [Responder comentário]

Oi meninas...que tema legal que vocês aboradaram nesse post...confesso que tenho pensado muito nisso pq apesar de ser nova na blogsfera, eu já sinto essa competitividade negativa!
Aqui onde eu moro, Ribeirão Preto, é o poço da competitividade negativa...é um querendo ser melhor que o outro e ninguem tem a humildade de reconhecer o sucesso de outro umbigo a nao ser o proprio!
Eu entro em todos os blogs de pessoas daqui, comento, sigo, divulgo no meu blog as coisas interessantes...e nem um OLÁ eu recebo deles...
Mas eu continuo a minha vidinha blogueira e continuo prestigiando quem não me prestigia, pq Deus nos mandou amar quem nao nos ama, nao é mesmo?!
Um beijo queridas...espero vcs no Carola!

Carola Duarte disse... [Responder comentário]

Oi meninas...que tema legal que vocês aboradaram nesse post...confesso que tenho pensado muito nisso pq apesar de ser nova na blogsfera, eu já sinto essa competitividade negativa!
Aqui onde eu moro, Ribeirão Preto, é o poço da competitividade negativa...é um querendo ser melhor que o outro e ninguem tem a humildade de reconhecer o sucesso de outro umbigo a nao ser o proprio!
Eu entro em todos os blogs de pessoas daqui, comento, sigo, divulgo no meu blog as coisas interessantes...e nem um OLÁ eu recebo deles...
Mas eu continuo a minha vidinha blogueira e continuo prestigiando quem não me prestigia, pq Deus nos mandou amar quem nao nos ama, nao é mesmo?!
Um beijo queridas...espero vcs no Carola!

Vivian disse... [Responder comentário]

Lidi, é exatamente assim que me sinto diante de alguns blogs. Eu só tenho blog, e isso faz muitos anos, pra desabafo pessoal, válvula de escape e ultimamente pra "ajudar" as pessoas. De que forma eu ajudo? Simplificando receitas gostosas, falando de filhos, de viagens, de problemas sociais. São dúvidas que as vezes eu estou buscando na internet e resolvo publicar no meu blog porque acho que mais alguém quer saber o mesmo que eu !!!
Parabéns pela sua entrevista. Achei fantástico tudo que disse

bjks

Michelle Lynn disse... [Responder comentário]

Olá Meninas!
Cheguei através do Bicha Fêmea e adorei... Adorei o que li, o que vi, e o que senti!!!

Realmente, já notei esta competividade e já fiquei muito triste com isso... não tenho o objetivo de ser blogueira (profissão), faço por gosto, por amizade, e sempre que posso ajudo a todos que me procuram, aquilo que sei, sinto prazer em repassar!!!

A blog da Lidi foi um dos primeiros que conhecei, fiquei apaixonada pelo designer, pelas matérias abordadas e pela simpatia que há nela!!!

Foi um prazer vir aqui comentar!

Sucesso para vocês!
Bjoss,
Mi

PS.: adorei as ilustrações!

josi stanger disse... [Responder comentário]

Oi Kátia, cheguei aqui, por meio da Bicha Fêmea, e viquei lendo, lendo, mesmo com a vassoura me esperando ali no canto, pra uma passadinha pela casa, antes de levar meu pequeno na avó... muita coisa pra fazer hoje e pouco tempo pra ficar de bate papo como eu bem queria... mas resolvi sentar e te falar... concordo com vcs duas (Bonfá e Lidi). Eu entrei meio tímida nesse meio e já vi de tudo... mas quando há esse sentimento estranho e bom de que conhecemos a pessoa do outro lado, como se fossemos velhas amigas, é muito bom... se identificar, seguir, ler todos os dia, bater papo nos comentários, trocar idéias e presentes é inevitável. Tenho um grande carinho pelas amizades que fiz por aqui e quero cultivá-las nesse imenso jardim que é blogosfera...
Ps.: adorei as suas ilustrações... também sou designer e uso o blog para mostrar meus trabalhos, meus desenhos, minha casa, minhas alegrias e meus medos...
Beijinhos a vcs e parabéns pelo trabalho.
Josi

http://www.danigarlet.com.br disse... [Responder comentário]

oi,
ou faz tempo que não vnho aqui, ou vc mudou layout ou to ficando maluca, todas as hiposteses são possível, mas essa ultima é mais provavel, kkkkkk


1- eu amei essas ilustrações tuas e quero usar todassssss no meu blog, kkkkk
2- eu amei essas cores do blog, amo rosa e amarelo/verdinho... podes ver o meu, rs
3 - eu estava lendo ali tudooooo do ladinho e reconheci as fotos "da melhor janta q fz em casa", com aqueles petisco em umas colheres viradinhas, então pensei, eu já vimmmmm aqui, eu ja vi esse post!

:)

então beijos,
agota vou ler as palavras da lidi, que adoro ela e bicha, hehehehh

Casa de Lola disse... [Responder comentário]

Oi Bonfa,
recebi um email da Lidiane Bicha Fêmea, e aqui vai minha resposta.
Sou adepta da colaboração, mas primeiro quero dizer que a Lidi está de parabéns pelo texto gostoso de ler e fácil de entender, e parabéns a vc Bonfa por ter convidado pessoa tão generosa, e nos dar a oportunidade de partilhar nossas opiniões. Bem voltando ao assunto que me trouxe aqui, criei meu blog com a intenção de mostrar meus trabalhos artesanais, bordados entre outros, mas me ví diante de tanta coisa linda e bem feita que as vezes me pergunto se antes de mostrar eu deveria aprender um pouco mais sobre artesanato, e logo em seguida, após postar algum trabalho meu, recebo comentários me parabenizando, comentários carinhosos e afetuosos, então percebo que a blogosfera tem lugar pra todos(as), sem precisar competir,
pq existe sempre alguém que gosta do que vc faz ou fala, e demonstra afeição e amizade por vc através dos comentários, sei que estamos falando de um mundo virtual onde a maioria não se conhece pessoalmente, mas sente uma afinidade que não tem explicação,uma vontade de entrar no blog e deixar um comentário demonstrando o quanto gostamos do trabalho apresentado, e sabemos que quando a blogueira ler o comentário vai sentir como se estivesse recebendo um abraço de uma amiga, pq é assim que a gente sente quando lê um comentário legal. Então quando temos dúvidas em algum assunto, é so entrar na net e procurar algum blog, e vc encontra respostas, isso é colaboração, é o que faz o mundo dos blogs ser tão fascinante e viciante, quanto a competição, é claro que está aqui tb, mas isso nos deixamos pra quem não sabe colaborar e compartilhar, quem não sabe o quanto é gratificante dividir e que a gente ganha muito mais quando reparte.
Acho que esse é o maior comentário que já fiz, (hehehe), e olha que não sei me expressar muito bem, mas é que gostei do assunto e vc e a Lidi me deu a oportunidade, então falei.
Beijos
Lola BH

Unknown disse... [Responder comentário]

olá Bonfa!

A Lidi me chamou (email) e vim aqui para ler o texto dela porque sabia que seria bom, e fiquei feliz de ter chegado e além do belo texto encontrei mais de 80 comentários interessantes!

Quanta gente bacana tem pela blogosfera, isso cada vez me encanta mais, poder estar em contato com 'gente como a gente', isto é, são interesses em comum que nos aproxima e tenho encontrado pessoas apaixonantes como a Lidi, e tantas outras.

Comecei meu blog para mim (ou melhor, meus blogs, porque tenho 5...rsrs), nem tinha idéia de como era esse mundo naquela época, é um blog sem maiores pretensões, além de aprender e me relacionar. Essa coisa vai tomando conta da gente devagarinho, começamos a pensar em temas para blogar, tudo que aparece pela frente já penso no blog, é até engraçado, percebo isso em mim, que mudei o modo de ver, sempre tive um olhar com senso critico, mas agora meu olhar é mais que isso, é para a graça e a beleza, pois é o que gosto de publicar nos meus blogs.

Realmente gostamos de ver que teve muita visitas e cada comentário deixa mais feliz o blogueiro, só que antes de tudo isso faço meus blogs pelo meu prazer, para me expressar.

Adoro visitar blogs, descubro, encontro, aprendo, e isso leva um tempão da minha vida atualmente, gostaria até de poder ver mais, conhecer mais, comentar mais.

Veja vc Bonfa, faz anos que ando pelo mundo virtual e só hoje, a convite da Lidi, cheguei no seu canto e já admiro vc, foi uma bela entrada que tive aqui com o texto da Lidi e seu comentário.

Parabéns pelo lindo blog e pelo post da Lidi que rendeu tantos e bons comentários, já li alguns e vou ler todos, é um tema para se pensar mesmo.

Somos no mundo virtual como somos no mundo real, as pessoas tentam ser diferentes, mas uma hora aparece o caráter que não dá para esconder.

meu carinho à vc Bonfa com um beijão
Ju

JOANA CAMPOS disse... [Responder comentário]

Olá, estou aqui a convite da Lidi, sigo o bicha Fêmea, tenho o link e divulgo...porque acho de bom conteúdo....o que ela escreveu aqui, está de acordo com o que penso tbém, apesar de eu ser uma nenem em blogs, e tenho só um blog...mas essa frase "Digo isto porque, a gente sabe bem, há quem não esteja muito disposto a ter maiores contatos, mesmo que se diga editor de um blog" é o que mais constato...assim como no twitter, encontrei muita gente soberba, que não dá amímina para os meus comentários, e veja bem, tem gente que escreve muito melhor que eles e que são muito mais atenciosos...ah se tem...mas emfim, eu ainda as sigo, até porque ainda não encontrei uma maneira de excluir da lista de blogs que sigo...alguém me ensina? rsrsrs mas é isso, Parabéns Lidiane, vc conseguiu expor muito bem o assunto ao qual vc se propôz escrever....e gostei muito desse blog tbém....virei aqui muitas outras vezes concertezaaaa!

Bonfá, quando tiver um tempinho, vá lá no DE MIM PRA VC e...DE VC PRA MIM, será uma honrra te receber e coloco o blog à sua disposição tbém.

Lidi, meu blog tbém está à disposição pra vc falar do que quizer viu?!

Beijos às 2 blogueiras em questão!


Joana Campos

fabdosconvites disse... [Responder comentário]

Olá meninas, acrescento mais uma pergunta a de vocês, ganhar o quê com esta competição? Tem alguma medalha no final do dia que eu não esteja sabendo? Realmente não entendo isso. Eu procuro sempre ajudar quando posso, ontem mesmo uma seguidora minha me perguntou como fiz para acrescentar um item no novo layout, e não pensei 2 vezes, mandei o código para o e-mail dela, sem culpa e sem problemas. Eu quero mais é que o blog dela fique cada vez mais bonito e melhor! Beijos, Rose.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Meninas, obrigadíssima por tantos comentários!!!!!! Rose, sempre que posso também compartilho códigos HTML e dicas de como melhorar o layout e legibilidade dos blogs. Não há nada de mal nisso e assim como você, não entendo o porquê da competição. As pessoas me dizem que o mundo é assim, que os serem humanos são naturalmente competitivos, mas eu não me encaixo nem quero me encaixar nesse perfil. Não é da minha natureza porque sou uma pessoa que preza demais as relações harmônicas... Acho que muitas guerras, brigas e intrigas começaram por causa da competitividade, orgulho, vaidade e teimosia. Quanta coisa poderia ser evitada se esses sentimentos não existissem, né? Ou se, pelo menos, as pessoas conseguissem frear seus impulsos em nome do bem-estar de um grupo. Hoje em dia estou procurando me afastar de pessoas que pensam que ser competitivo é legal e me aproximar de quem é mais humilde e generoso nas suas relações. Grande beijo!!!!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Meninas, obrigadíssima por tantos comentários!!!!!! Rose, sempre que posso também compartilho códigos HTML e dicas de como melhorar o layout e legibilidade dos blogs. Não há nada de mal nisso e assim como você, não entendo o porquê da competição. As pessoas me dizem que o mundo é assim, que os serem humanos são naturalmente competitivos, mas eu não me encaixo nem quero me encaixar nesse perfil. Não é da minha natureza porque sou uma pessoa que preza demais as relações harmônicas... Acho que muitas guerras, brigas e intrigas começaram por causa da competitividade, orgulho, vaidade e teimosia. Quanta coisa poderia ser evitada se esses sentimentos não existissem, né? Ou se, pelo menos, as pessoas conseguissem frear seus impulsos em nome do bem-estar de um grupo. Hoje em dia estou procurando me afastar de pessoas que pensam que ser competitivo é legal e me aproximar de quem é mais humilde e generoso nas suas relações. Grande beijo!!!!!

Atelier de Arte e Restauro Virgínia Carriero disse... [Responder comentário]

Olá Meninas!!!! eu particularmente, adoro BLOGS inteligentes... é por isso que eu leio sempre esse Blog... já começa pelo título Bicha Fêmea... muito interessante! Eu só gostaria de dispor de mais horas no meu dia para me integrar mais com vocês. Um abraço sincero e muitas felicidades. Virginia Carriero/Conservadora/Restauradora de Bens Culturais Móveis/Artista Plástica

Anônimo disse... [Responder comentário]

Oi Bonfa,
Conheci o blog ca Lidi atraves de uma amiga que mora na Florida e enviou-me uma materia sobre jardinagem em sapateira,achei o assunto feminino e resolvi futucar o blog;que é simples,agradavel,sensivel e humano;com toda a conectividade que presisamos.
Lidi voce é 10!!

Lidiane Vasconcelos disse... [Responder comentário]

Vilma, fico envaidecida ao ler essas palavras sobre o Bicha Fêmea. Muito obrigada! :D
Beijos

O cantinho da Lê disse... [Responder comentário]

Hei meninas
Belo trabalho!!!
Eu já falei à você Lidi no bicha fêmea que adoro os artigos que escreve pois acho que você escolhe temas que nos agradam ou nos incomodam colocando tudo de uma forma muito inteligente, assuntos às vezes que já passaram por nossas mentes mas que nunca foram debatidos e este é claro não foi diferente.
Já tive essa sensação que você menciona não direcionada à mim, porém noto que há sim uma competição maluca para ter o maior número de seguidores ou para ter o melhor blog e para isso usam de armas como humilhar, magoar, etc.. tudo numa forma de se parecer melhor do que as outras. Gosto de seguir os blogs que não estão engajados nessa luta de competir mas que postam com o simples objetivo de compartilhar ao mundo e aprender com os demais.

Bjs

Related Posts with Thumbnails