quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

O almoço tailandês da Mari

DSC06952

Finalmente consegui me organizar para mostrar a vocês o presente de aniversário super especial que ganhei da amiga Mari no ano passado: um almoço tailandês inteiramente preparado por ela, começando com o drink de boas-vindas, passando pela entradinha e prato principal e finalizando com a sobremesa. Apesar do calor de dezembro e da pimenta contida na receita, achei tudo bem refrescante e saí da casa da minha amiga com gostinho de “quero mais”… isso não é necessariamente uma indireta para um repeteco, hein? Mas poderia ser, rsrsrsrs!!!!

O mais legal é que a própria Mari vai contar com suas palavras como foi nosso último encontro de 2011. Sendo assim, tenho o imenso prazer de receber pela primeira vez no Bonfa Convida minha amiga-alma-gêmea!!!!

marinova

Apesar dos convites para participar aqui do BC, nunca apareci porque não sabia muito bem sobre o que falar, se seria interessante o suficiente, etc. Mas desta vez, a Bonfa já foi dizendo “fiz um post sobre o almoço tailandês!”. Bom, daí não teve jeito rsrs!

Ano passado queria dar pra Bonfa um presente de aniversário diferente, mas não sabia bem o quê. Em termos de gosto não seria difícil, já que a gente é muito parecida. A questão seria usar a criatividade. Como gostamos muito de comer, pensei em ir por essa linha. Resolvi fazer um kit com ingredientes de comida tailandesa: arroz de jasmim, curry tailandês verde e vermelho e um pacote de gelatinas de lichia. Comprinhas feitas, mas... faltava alguma coisa. Só dar o kit, assim? Não, muito sem graça. Resolvi fazer um cartão dizendo do que consistia o kit, e o modo de preparo das comidinhas...não funcionou; ficou muito extenso. Teria que fazer um livreto pra isso. Não tenho Photoshop nem nada parecido (eu quero!!) pra fazer uma coisa mais caprichada, e um livreto feito à mão ia dar muito trabalho, e o resultado não seria aprovado por mim – super (cri)crítica. Então mudei o conteúdo e fiz tudo à mão mesmo. Papel de gramatura maior, papel comum colorido, canetinhas, tesoura e pronto! Não colocaria as receitas. Pensei: então, o que fazer?...Já sei: escrever que a comida poderia ser feita conforme indicado na embalagem, ou que ela poderia reenviar o kit à remetente (eu) para que esta preparasse a comida para os comensais. E que a promoção seria válida por tempo indeterminado ou até a validade dos produtos. E assim foi. Presente entregue, combinamos que eu faria a comida lá em casa. No final, resolvemos chamar também o Wagner e a Kapin para o almoço tailandês. Primeira etapa resolvida.

DSC06957

Segunda etapa: a comida em si. Marcelo não gosta de frutos do mar...ai, ai... Wagner é alérgico a camarão e afins... putz... Kapin não gosta de comida muito apimentada...ferrou, almoço tailandês sem pimenta (sendo que Bonfa e eu amamos uma pimenta)?! E agora???...Pensa, pensa... Já sei! Drink de boas vindas com romã e espumante, rolinho vietnamita (Vietnã? Ok, apelei) de entrada, curry vegetariano, macarrão de arroz com legumes para a Kapin, e sobremesa refrescante. Também comprei mais um pacote de gelatinas de lichia para dar de lembrancinhas.

DSC_0408

Foto: Mari Sawamura

E de quebra, chocolatinhos pra dar de lembrancinhas de natal (deu pra perceber que demoramos pra fechar a data do almoço, né? hihihi) em forma de presentinhos debaixo da árvore de natal enfeitada com origami. Hmmm...acho que deveria ter mudado o tema do almoço: Tailândia e arredores hehe!

DSC06960

Cardápio pronto, agora os detalhes da decoração: chaveiros de pimentinhas de vidro comprados na loja de R$1,99 (ainda não sabia o que fazer com eles, mas pra alguma coisa serviria!), alguns metros de tecido leve (e barato!) laranja que serviu como toalha de mesa, caminhos de mesa e jogo americano com cores quentes comprados na Loja do Gato Preto - figurinhas fáceis nas HH ou almoços lá em casa, flores amarelas e vermelhas e algumas pimentas malaguetas pra enfeitar a mesa. Plaquinha de boas vindas escrita em tailandês (segundo o Google translator), feita à mão, usando papel colorido, tesoura e cortador de borda.

DSC_0413

Foto: Mari Sawamura

Que mais? Ah, as lembrancinhas: coloquei as gelatinas de lichia em saquinhos. E os chaveiros? Pensa, pensa...resolvido! Desmontei todos eles, separei as pimentas e os guizos (sim, além das pimentas, os chaveiros vinham com uns guizos) e usei nas etiquetas das lembrancinhas!

DSC_0405

Foto: Mari Sawamura

Última checada em tudo, olho pra plaquinha de boas vindas...idéia! Fiz um furinho na parte de baixo da placa e pendurei uma pimenta (remanescente do chaveiro) ali! No dia, colei a plaquinha com fita dupla face na porta da casa e pronto! Ufa! Deu trabalho, mas foi ótimo; uma tarde super agradável ao lado de gente que amo!

Vamos às receitas?

 

Receitas

Drink de romã de boas vindas

DSC06951

Ingredientes:

1 romã
1 caixa de suco de romã
1 garrafa de espumante

DSC06946

Preparo:

Colocar algumas sementes de romã fresca no fundo do copo com um pouquinho do suco da fruta, depois colocar suco de romã e completar com espumante.

 

Rolinho vietnamita

DSC06962

Ingredientes:

folhas de arroz
coentro
cebolinha
hortelã
1 pepino
200g de bifum
1 colher de sopa de Nampla (óleo de peixe)
1 colher de vinagre de arroz
1 colher de sopa de shoyu
molho pronto coreano acridoce (mas pode ser shoyu, ou molho de gyoza, o que preferir).

OBS.: a receita do rolinho pode ser encontrada no livro da Nigella Verão (só que eu coloquei coentro no lugar do manjericão, para ficar com mais cara de tailandês).

DSC06973

Preparo:

Recheio

Cozinhar o bifum como indicado no pacote (é muito rápido). (se quiser saber a quantidade depois te falo o que está na receita original. Eu fui no olhômetro - aliás, na receita toda. Cortar o pepino em tirinhas. Picar grosseiramente a hortelã e o coentro. Misturar tudo e temperar com o Nampla, o vinagre e o shoyu (colocar mais shoyu se achar que está faltando sal).

Folha de arroz

Hidratar uma de cada vez, conforme for fazendo o rolinho. Mergulhar a folha num recipiente com água morna (a folha tem que caber inteira no recipiente), afundar cuidadosamente com os dedos até que ela amoleça. Retirar a folha da água com cuidado, evitando que ela dobre, segurando pelas beiradas, e colocá-la aberta sobre um pano de prato seco, para tirar o excesso de água. Um pouco abaixo do que seria o centro da folha, colocar um punhado do recheio. Dobrar a parte menor da folha sobre o recheio, depois dobrar as laterais também pra dentro (sobre o recheio) e por fim enrolar até o fim da folha. Não empilhar os rolinhos, pq eles grudam.

Servir com um potinho de molho (pimenta, shoyu, de gyoza) ao lado dos rolinhos para mergulhá-los.

Os rolinhos podem ser cortados ao meio, deixando o recheio à mostra. Eu não cortei pra não ficar caindo na hora de mergulhar o rolinho no molho.

 

Curry verde vegetariano (mas pode ser com frango, camarão...)

ingredientes:

1 pacote de curry verde
1 lata de ervilha, 1 abobrinha, 1 berinjela e talvez 1 cenoura
2 vidrinhos de leite de coco
água
coentro para decorar
flores de cenoura pra decorar

DSC06966

Preparo:

Fazer o curry conforme o pacote: se não me engano era pra refogar a pasta de curry em um pouco de óleo, depois juntar o leite de coco, depois os legumes, um pouco de água e depois a outra garrafinha de leite de coco.  Deixar apurar (a ordem está escrita no pacote).

DSC06982

Na hora de servir, colocar um pouco de coentro sobre o curry. Também fiz flores de cenoura pra colocar por cima pra dar uma cor no prato.

 

Sobremesa de Lichia

DSC06986

Ingredientes:

1 lata de lichia em conserva
gelatinas de lichia prontas (são vendidas num saco com vários potinhos prontos pra consumo), cortadas grosseiramente em pedaços
meia manga cortada em cubinhos
sementes de romã pra decorar

Preparo:

Numa tigela, misturar as lichias em conserva com o caldo que vem junto, a gelatina e a manga. Salpicar com sementes de romã (fiz isso pra dar uma cor).

………………………………………………………………………………………………….

Mari, eu amei esse almoço!!!! Lembro que o final da semana havia sido corrido, eu tinha dormido na casa dos meus pais nas duas noites anteriores para organizar um churrasco, tinha ficado tensa com a estreia do programa QUE MARRAVILHA e preocupada em arrumar a mochila para a viagem à Suíça dali a dois dias. Estava exausta e tudo o que eu precisava aquele dia era um momento tranquilo para relaxar, curtir os amigos e experimentar uma boa comida feita com carinho e capricho por uma pessoa que é muito especial na minha vida: você!!!!

Querida amiga, você já presenciou meus extremos: me viu chorar de alegria, chorar de emoção e chorar de tristeza. Esteve ao meu lado nos bons e maus momentos e é sempre alguém com quem sei que posso contar, confiar, desabafar e também compartilhar minhas conquistas. Adoro ter você por perto e cada vez mais acredito que aquele “cara maneiro” que se foi precocemente era um anjinho disfarçado, que tinha, além de outros propósitos, fazer com que a gente se aproximasse!!!!

Seja sempre bem-vinda nesse cantinho que é uma porta aberta para pessoas talentosas e habilidosas como você. Te admiro muito por tudo o que é: autêntica, gentil, generosa, inteligente, culta, divertida, criativa, linda, descolada, humilde e… minha melhor amiga!!!!

Um grande beijo pra vocês com votos de que todos tenham uma “Mari” em suas vidas!!!!

Bonfa ass[4]

19 comentários:

eloiza disse... [Responder comentário]

Katia,adorei e mais ainda esses pratinhos das lojas de 1,99...bjos

Unknown disse... [Responder comentário]

A Mari é muito criativa. Incentiva ela para ter um blog e passar mais estas delícias à frente!
Um beijão

Izis Borck disse... [Responder comentário]

Katia adorei esse cardápio, fácil de ser executado e glamuroso. Parabéns a Mari, adorei a decoração da mesa e a sua criatividade em te proporcionar um presente tão lindo.
Beijocas as duas.

Ana Matusita disse... [Responder comentário]

Acho o máximo esse tipo de presente, que envolve festa e amigos queridos!
De um capricho e amor que só uma amiga da Bonfa poderia ter!
Parabéns pras duas!
bj,
Ana

Unknown disse... [Responder comentário]

Oi, Katia!!! Que amizade tão linda a de vocês!! Parabéns!

Beijo, com saudade!

Maria Robleño

Gabriela Rodrigues disse... [Responder comentário]

Que amizade gostosa Bonfa! Adorei a sua declaração de amizade...acho que as duas tem muita sorte =)

E quanto à culinária tailandesa, não sei porquê, mas por ter ingredientes tão diferentes eu acabo achando tudo muito difícil, acho que é porque eu não conhece direito, né?? rs..

Beijos!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Oi,meninas!Minha amiga é nota dez mesmo! Acabamos de nos falar ao tel. sobre a festa de Verão e ela teve umas ideias completamente inusitadas!!!! A Mari é extremamente inteligente e criativa!!!! Tomara que a gente consiga colocar tudo em prática!!!! Beijão!

Mari disse... [Responder comentário]

Gente, muito obrigada pelos elogios!! Que chique tudo isso rsrsrs!!!
Agora,Bonfa...AAAAAAAAHHH!! FAZER CHORAR NÃO ESTAVA NOS PLANOS!!!
Bom, deixa eu aproveitar que a internet deu um breve sinal de vida por aqui, e escrever rapidinho! AMEI nosso almoço! E com certeza vamos combinar de fazer o outro curry (e as outras comidinhas que aparecerem!!)! Muito muito obrigada por tudo, por ser essa grande incentivadora que é, pela amizade e carinho de sempre, nas piores e melhores horas!! Fiquei muito honrada pelo convite e pelas suas palavras carinhosas (apesar de ter me feito chorar em pleno trabalho)!!! Te adoro, alma-gêmea querida!!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Ah, esqueci de dizer pra Gábi que as receitas são fáceis de fazer, o mais difícil talvez seja encontrar alguns dos produtos como a gelatina de lichia e o tempero pronto em pacotinho. Mas ficou delicioso, gente! Amei!!!! Bjs!

Simone Scharamm disse... [Responder comentário]

Oi, Katinha e Mari, amizade assim é coisa rara e preciosa, o post ficou lindo, amei a decoração e as ideias incríveis! Parabéns!!!
Beijo grande!
P.S. quero conhecer a Mari!

Rejane Custódio disse... [Responder comentário]

Nossa que presentão! Mas o maior presente é a amizade de vocês, que lindo!! Que essa amizade seja preservada pra todo sempre.
Beijos

Heloísa Sérvulo da Cunha disse... [Responder comentário]

Kátia,
Adorei tudo. Parabéns para a Mari.
E parabéns para as duas por cultivarem essa amizade tão intensa.
Beijos.

wcampelo disse... [Responder comentário]

A decoração, os drinks, o almoço... tudo estava ótimo (fiquei maravilhado com o sabor do coentro)! Ainda mais com a companhia de amigos tão queridos e que se querem tão bem!
Adorei a forma divertida com que você escreveu o post, Mari. Acho mesmo que você deveria ter um blog também, pois poderia aproveitá-lo pra dar vazão aos seus dons artísticos — que não são poucos.
Beijo!

Cíntia A. S. Sevaux disse... [Responder comentário]

Bonfa, que amizade maravilhosa e que encontro super bacana... adoro comida thai, adoro o apimentado, a mistura de especiarias,acho tudo muito maravilhoso...e olha o capricho nos detalhes... amei!!!

Mandy Savoy disse... [Responder comentário]

Um presente desses eu quero também, putz, se estava gostoso eu não sei (provavelmente estava) mas bonito,com certeza.

Milena disse... [Responder comentário]

Katia,lembra que você comentou que atraímos as pessoas que são parecidas conosco?E parecidas envolve muito mais do que gostar da mesma revista, torcer pelo mesmo time e beber o mesmo drink.
E por isso, amizades assim,devem ser comemoradas,sempre celebradas!
Mari sou sua fã!Amei as ideias do Halloween,essa comemoração está incrível e sei que suas ideias para a festinha de verão ficarão super bacanas!
bjs

Joaninha Bacana disse... [Responder comentário]

Adorei o post da Mary, espero que ela apareça por aqui mais vezes :-) E que idéia original (alem de deliciosa) o presente dela!!! :-)
Meu prato predileto no meu restaurante tailandês favorito de Aachen é camarao ao molho agridoce com abacaxi e lichia - a lichia com o camarao fica uma gostosura!!!
Beijocas pras duas, Angie

Claudia Liechavicius disse... [Responder comentário]

Kátia querida!!!

Taí!!! Às vezes a diversidade faz a gente se superar. Ficou tudo lindo e certamente gostoso. Esse drink de romã está um arraso.

Beijo

Cludia

Anônimo disse... [Responder comentário]

Gente, tô bege... A Mari arrasou! E a sobremesa de lichia? Que original! Quanto carinho! Ter uma amizade assim é tudo de bom! Felicidades e alegrias às duas! Beijos, Paula

Related Posts with Thumbnails