segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Inspirações e ideias para o Chá das Flores (ex-Chá das Rosas)

Bom dia, pessoal!!!! Hoje vou compartilhar com vocês algumas imagens inspiradoras que eu e as meninas participantes do Chá entre Blogueiras reunimos para começar a pensar na identidade visual da festa e no artesanato/lembrancinha/comidinha que cada uma vai preparar especialmente para o encontro.

Conjunto de xícaras da minha mãe

A ideia original, que surgiu no início do ano, foi o tema “Chá das Rosas”. Trocamos diversas mensagens e compartilhamos fotos super interessantes no Facebook retiradas de outros sites. Porém, passado algum tempo, visitei meus pais e lembrei de um conjunto de xícaras floridas da minha mãe que tem uma história muito legal.

Ela faz aula de pintura em porcelana há mais de 20 anos, o que considera uma verdadeira terapia! A Ana Maria, sua professora, é um doce de pessoa e uma amiga especial. Todos os anos ela realiza em sua casa o “Chá das Xícaras”, para o qual cada aluna é encarregada de pintar um conjunto com xícara, pires e prato de sobremesa, que deve ser embrulhado para presente e levado no dia do evento. Além da alegria de encontrar as amigas e comer coisinhas gostosas, o encontro promovido pela Ana Maria também tem música ao vivo tocada por um tecladista e sorteio das xícaras embrulhadas. O mais legal é que as peças são únicas, assinadas e datadas.

Eu tive a oportunidade de acompanhar a minha mãe em um desses encontros há muitos anos e adorei a festa! Foi lá que experimentei o melhor chocolate quente da minha vida, bem cremoso e encorpado.

Conversa vai, conversa vem, lembrei da história das xícaras e pedi para a minha mãe me mostrar sua coleção. Selecionei as que tinham cores mais suaves e fotografei-as para enviar às meninas e perguntar a opinião delas sobre usarmos as peças no nosso chá. Elas gostaram da ideia e toparam a mudança do tema “Chá das Rosas” para “Chá das Flores”, que fica mais abrangente e tem tudo a ver com a Primavera, né?

Minha mãe se animou e ofereceu de me emprestar o samovar da foto acima, pintado por ela. Como a peça é somente decorativa, aceitei a sugestão na hora e comecei a pensar em como usá-la no dia da festinha.

Infelizmente, meu tempo livre está bem escasso ultimamente e não pude fazer a ilustração que gostaria de usar como base para criar a identidade visual do chá. Então guardei a ideia para outro evento futuro e decidi aproveitar o talento da minha mãe para a pintura e escolher um de seus trabalhos a fim de montar um kit “Chá das Flores”, ainda em fase de construção. Assim que o material estiver pronto, compartilho com vocês via Facebook, OK?

Desde que recebi os mimos fofos da foto acima, que vieram direto da Alemanha, penso em usá-los no dia do Chá. A latinha decorada, o açúcar aromatizado com baunilha e os palitinhos de madeira para adoçar bebidas foram um presente da Ciane Serra, do blog BY SAVANNAH HOME AND KIDS.

Bom, essas foram as minhas inspirações para começar a pensar na decoração da casa, nas louças e nas peças gráficas. Também já sei o que as minhas convidadas ganharão de presente, mas sobre o que preparar para comer… não faço a menor ideia! Vou testar alguns canapés, mas acho melhor encomendar algo pronto pra garantir, rsrsrs!

Agora deixo com vocês as sugestões de algumas das meninas que participarão do encontro.

Flávia Mergulhão (Ateliê da Caiê)

pratos

Acho muito legal essa ideia das taças e pratos equilibrados formando uma única peça, bem charmosa e persoonalizada!

flor de papel

Já usei galhos secos em algumas festas e acho que eles tem um potencial enorme porque podem ser enfeitados de diversas maneiras. No tutorial acima, dá pra perceber como é simples montar rosas feitas de papel e depois prendê-las nos galhos, criando um belo arranjo de mesa!

verde e rosa decoração2

Os  tons que escolhemos para o “Chá das Flores” são suaves e frescos como rosa claro, azul bebê  e verde água.

vidro5 copy

Flores frescas me passam uma sensação de suavidade e delicadeza. Como eu adoro preparar arranjos para as festas que organizo em casa e essa será inteiramente dedicada às flores, penso em escolher um buquê bem bonito e com espécies variadas para decorar a mesa principal e a mesa de centro.

Simone Scharamm (Festas e etc.)

gt076_rosenap01_l

Imagems retirada daqui: http://www.marthastewart.com/272477/rose-napkins e daqui: http://www.assessoriabrides.com.br/2012/08/diy-pomander.html

A Simone compartilhou a ideia de usar guardanapos de pano em forma de rosas na foto à esquerda. Que coisa mais linda! O passo a passo está no site da Martha Stewart.

O curioso foi que ela também enviou a mesma foto escolhida pela Flávia Mergulhão como inspiração, retirada DAQUI.

Milena Orlando

chá01

chá

A Milena enviou imagens variadas retiradas DESSA PÁGINA, além de uma palheta de cores bem parecidas com as que decidimos usar. 

chá das flores

Adorei essa mesa delicada com queijos variados e vasinhos de flores pendentes!

Marta Riba

marta

A Martinha enviou imagens inspiradoras com tons mais vibrantes. Gostei da ideia de embrulhar as lembrancinhas em pedaços de tecido xadrez!

Patrícia Haddad

A Patrícia tem um monte de fotos e PAPs interessantes armazenados no Pinterest. Entre eles, os seguintes:

178736678930758059_mcG3h2g4_c

http://pinterest.com/pin/19844054577839821/

a

http://pinterest.com/pin/19844054578017637/

19844054578416807_dwAbahE9_c

http://pinterest.com/pin/19844054578416807/

108579040985626135_0lT6kabA_c

http://pinterest.com/pin/19844054578379731/
http://pinterest.com/pin/19844054579668375/

E vejam a ideia de decorar bolas de isopor com flores de papel aí de novo! Essa foi uma unanimidade! Realmente o efeito é lindo… quem se habilita a fazer o enfeite??????

Um grande beijo pra todos com votos de uma semana florida!!!!

Bonfa-ass

38 comentários:

Iasmin Marques disse... [Responder comentário]

Aii Bonfa, adoro tudo o q vc planeja, e vejo que já vem mais coisas lindas por ae!!

Mal espero a hora de ver tudo prontinho!!

Bjinhos e boa semana!!

Patricia Merella disse... [Responder comentário]

Olá Katia
Imagens tão lindas,tudo muito inspirador! Tenho certeza que será sucesso este chá.Amiga,linda semana,bjkas

Karla Coutinho disse... [Responder comentário]

Bonfaaaaaaaaa !!!!!
Que lindo post !!!
Delicado e até romântico.
Tenho certeza que será um charme esse Chá.
Mas vou deixar uma sugestão: Fazer um encontrão com as pessoas que te seguem aqui e acolá, em um lugar público bem charmoso. Tipo um piquinique !!! Desta forma nós não vamos mais morrer de inveja, rssrsrsrsr.
Beijos enormes e saudades.
Karla e Hannah.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Karla, boa ideia, hein???? Adoro um piquenique! Qie tal no Jardim Botânico ou Parque Lage??? No verão, acho que é ótimo porque é bem fresquinho! Eu me encarrego de providenciar a toalha xadrez!!!!! Beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Iasmin, super obrigada pela força! O tempo é tào curto que nào sei bem o que vai dar pra fazer, mas mesmo que seja algo bem simples, vou caprichar ao máximo! Beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Patrícia, as imagens são bem bonitas, né? Estou confiando na criatividade, bom gosto e sensibilidade das meninas porque meu tempo está tão curtinho... elas serão as verdadeiras responsáveis pelo Chá! Mil beijos!

Dani Hoffmam disse... [Responder comentário]

Lindo, lindo, lindo!

Adorei as fotos e as cores. Ah, já estou programando o chá em Paris, vai dar para trocarmos ideias de cardápio, o que acha?

Bjs e que vc tenha uma linda semana!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Dani HoffmamOba, Dani! Que legal, vamos trocar ideias sim!!!! Com certeza! Um beijào!

Gabriela Rodrigues disse... [Responder comentário]

Que legal...essa foto da mesa de queijos eu jea postei no meu blog, achei demais o bolo de andares feitos de queijos =)

Tenho ctz que esse "Chá das flores" vai ser um dos meus preferidos...adoro essas coisinhas de meninas, florais e xícaras vintages!!!!!! rsrs..

beijoss!!

Patricia Haddad disse... [Responder comentário]

Eu estou doida para fazer a bola de isopor. Acontece que só achei desses alfinetes em cores sortidas dentro da mesma embalagem, e cores não tão bonitas assim. Estou pensando em algumas alternativas e se der certo eu posto lá no blog. Bjs!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Patricia HaddadFaz sim, Haddad! Vão ficar lindos!!!!!!! A ideia da bola é sensacional, super elegante e delicada!!!!E se a gente prendesse no teto com fio de nylon em cima do buffet? Vc acha que faria um efeito legal? Bjs!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Casar é assim...Tomara, Gábi! Estou contando mesmo com as meninas porque o tempo é curto, infelizmente!!!! Nem sei se realmente vou ter tempo de preparar a identidade visual da festa, mas estou torcendo muito por isso!!!! Essa mesa de queijos é linda, né? E eu que adoro queijos, imagina, delirei! Bjs!

Sandra Negrão disse... [Responder comentário]

Tenho certeza que essa festa tb será um arraso. Adorei o tema!
Tudo muito inspirador!!
São tantas possibilidades né?
Já fiz umas garrafinhas nesse tema: flores e ficaram lindas!
Estou louca pra ver o que todas irão aprontar.
Acho que esse é um dos meus temas favoritos.
Sucesso na certa!
Beijos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Sandra NegrãoSandrinha, realmente as possibilidades são infinitas, o tempo é que, infelizmente, nào é, rsrsrs! Queria poder me dedicar mais à essa festa, mas vou fazer o melhor que conseguir! Um grande beijo!

Unknown disse... [Responder comentário]

Olá Katia! Primeiramente, tenho que dizer que AMEI as porcelanas da sua mãe, são LINDAS!! Um verdadeiro tesouro!!!
Bom, eu já fiz essa bola de isopor para um evento, e caí no mesmo problema que a Patricia relatou, dos alfinetes... então eu colei as flores com cola quente e no miolinho delas eu colei uma pérolazinha (material para bijou), ficou bem delicadinho e o efeito visual é o mesmo do alfinete. Se quiser te mando uma foto. bjsss

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Lili ArteiraOi, Lili! Ah, que interessante! Manda uma foto sim, vou adorar ver como ficou! Ih, minha mãe vai amar seu elogio!!!! Agradeço por ela! No momento, ela está viajando, mas assim que voltar, vou contar que ganhou uma fã, rsrs! Um beijão!!!!

Larissa disse... [Responder comentário]

Bonfa, tudo bem?
Hoje, eu vi um programa na Ana Maria Braga e me lembrei de você. É o jogo das panelas, os participantes servem o jantar em casa, decoram para os outros participantes. Achei a sua cara, porque você sabe decorar super bem e deve fazer uma comida muito boa..rs! Se for possível, inscreva-se, acho que ainda vão abrir as vagas do RJ. Estou torcendo por você!
Abraços!
Larissa

Rosemere Cordeiro disse... [Responder comentário]

Kátia,

Muitas inspirações legais...!

Eu já fiz as bolas de flores...! Dá uma olhadinha aqui: http://fazendoscrap.blogspot.com.br/2011/10/borboletas-para-o-cha-de-bebe-da.html (bem no final do post).

Bjos!

Rose

eu disse... [Responder comentário]

Quanta coisa linda,esse blog só me inspira. \bjs Trícia.
http://delicinh.blogspot.com.br/

eu disse... [Responder comentário]

Quanta coisa linda,esse blog só me inspira. \bjs Trícia.
http://delicinh.blogspot.com.br/

Cíntia A. S. Sevaux disse... [Responder comentário]

Bonfa, que inspirações encantadoras!!!Imagino como vai ser esse encontro!!!Adoro chás!!!
bjinhos!!!

Sheila Mendes disse... [Responder comentário]

Oi Kátia, tudo bem?

Tenho uma sugestão de arranjo feito com isopor, se não "encaixar" neste chá, pode ser que você aproveite em outro evento.
No meu casamento fiz uma bola de pérolas, para serem levadas as alianças. Dê uma olhada nestes links:
http://noivamineira.blogspot.com.br/2010/09/pap-porta-alianca-de-perolas.html
http://noivamineira.blogspot.com.br/2010/07/relatos-e-fotos-7-damas-adultas_15.html
http://noivamineira.blogspot.com.br/2010/03/e-o-que-as-damas-levam.html

Bjos.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Esse 'chá das flores' será lindo! Estas inspirações estão supremas. Minha sogra também pinta em porcelana. Acho uma arte tão feminina e linda! Beijos, Paula

K disse... [Responder comentário]

Fiquei absolutamente encantada com as xicaras de sua mãe.São fantasticas!

Jussara Neves Rezende disse... [Responder comentário]

Quanta ideia linda, Kátia, mas as xícaras de sua mãe.... uauuuu.... que show! Que coleção bárbara!
Diz pra ela, por favor, o quanto amei cada uma de suas criações?
Linda semana pra vc!
Jussara

Mimus da Mônica disse... [Responder comentário]

Que lindo Kátia!!!
Adorei as peças da sua mãe, são lindas!!!!
Sou apaixonada por porcelana, tem uns 20 anos que pinto tb.
Adorei as cores e essa bola de isopor é um charme, já vi dela com flores secas...
Vendo hoje o programa da Ana Maria, vi o " jogo de panelas e me lembrei de vc, essa semana esta sendo aqui em BH...

Bejin

Gelia disse... [Responder comentário]

Oi Katia, uau! quanta coisa linda esta primeira foto até parece sua casa mesmo! não deixa de ser né rsrs, adorei a história das xícaras, agora que passou a festinha da Julia estou mais tranquila, pretendo fazer um curso de pintura so não sei ainda se sera de tela, madeira ou outros.

vou visitar os outros posts que não tive tempo de ver, por estes dias.

Bjs

Gélia

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Eu que fiz... ou quase issoGélia, é verdade! Eu ainda sinto como se fosse a minha casa! Foi onde passei toda a infância, adolescência e parte da vida adulta! Sinto a maior nostalgia quando estou lá! Menina, e eu tinha prometido a mim mesma que iria aprender a pintar tela com a minha mãe!!!!! Ainda pretendo fazer isso, mas não sei quando! A vida é uma caixinha de surpresas e estou esperando ver o que acontece no ano que vem! Um beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Mimu's Da MônicaAh, eu já vi o Jogo de Panelas, é muito interessante! Adoraria participar! Menina, eu cheguei a aprender a pintar porcelana quando era adolescente, mas achei muito difícil! Acho que a superfície é muito lisa e difícil de manusear, mas os trabalhos da minha mãe são lindos e ela é super caprichosa! Um grande beijo!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Jussara Neves RezendeJussara, pode deixar que digo à ela sim, minha mãe vai ficar suuuuper feliz! Ela sempre gostou de arte e artesanato... já perceberam quem eu puxei? Beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@KSão fofas, né? Ela tem muitas peças diferentes em casa, só não tem uma produção rápida porque é muito caprichosa e, até mesmo perfeccionista! Lembro que uma vez brigando com a minha irmã, quebramos um bule dela... fiquei tão chateada!!!!!! Éramos crianças, mas eu já valorizava o trabalho dela e era uma peça única, linda e exclusiva! Beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Executiva de PanelaIsso mesmo, Paula! É uma arte que requer bastante sensibilidade e delicadeza! Bastante feminina!!!!! Ai, tomara que eu tenha tempo de preparar algo legal, mas tenho certeza de que minhas amigas vão arrasar! Beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Sheila MendesOi, Sheila! Obrigadíssima pelas sugestões e links! Vou ver tudo com calma e carinho! Um grande beijo!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Cíntia A. S. SevauxTomara, Cíntia! Estou super atrasada dessa vez e só vou conseguir começar a preparar as coisas na semana que vem!!!!! Vai ser a maior correria, rsrs! Mil beijos!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Doçura de conversaObrigada, querida Trícia! Vc é muito carinhosa e gentil! Mil beijos!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Rosemere CordeiroOi, Rose! Acho que minha amiga Patricia vai fazer esse artesanato lindo! Vou passar o link pra ela, super obrigada! Beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@LarissaLarissa, eu já pensei nisso, mas vou ficar mais nervosa ainda do que no QUE MARRAVILHA! Mas não custa nada me inscrever, né? Vou tentar a sorte! Com certeza, deve ser divertido! Um beijão!

Jack Lins disse... [Responder comentário]

Menina,
Cada imagem mais linda do que a outra, dificil escolher.
Estava olhando aqueles pires encima da taça, vou ser sincera, se tiver alguém desastrado(como eu, rsr) acho que não vai funcionar, amei a imagem, pensei em fazer algo do tipo pro meu niver, aí lembrei que eu sou um pouco desastrada, me senti como que levando um banho de água fria, rsrs..tirando isso, a ideia é sensacional.
As flores penduradas na garrafinha também são um espetáculo.
Parabéns e sucesso no chá.

Tenha uma ótima semana.
Beijos
Jack
www.meucantinhos.blogspot.com.br

Related Posts with Thumbnails