Depois do delicioso final de semana que passamos em Tamandaré e Carneiros-PE, estávamos ansiosos para conhecer Maragogi-AL, o que fizemos algumas semanas mais tarde, no final de setembro. Como tem sido difícil encontrar passagens aéreas a bons preços para Maceió, optamos por um bilhete de ida e volta a Recife, que geralmente sai mais em conta.
Chegamos bem tarde na sexta-feira, pegamos o carro alugado e seguimos para dormir no hotel mais barato que encontramos nas redondezas. No sábado, deixamos Recife bem cedinho rumo a Maragogi. Dessa vez não sofremos com o engarrafamento que enfrentamos para chegar a Carneiros, ufa! Depois de duas horas, estávamos no nosso destino e, contrariando a previsão do tempo, o sol brilhava bem forte… obrigada, São Pedro!!!!
Assim que chegamos, fomos abordados pelo funcionário de uma agência que organizava passeios às Galés. O valor é tabelado (65 reais por pessoa em set/2013), mas parece que é possível negociar um preço menor. Como o catamarã só sairia dali a uma hora, fomos caminhar pela praia de Maragogi em direção à praia de Burgalhau. A praia de Maragogi é bonita, mas um pouco prejudicada pela quantidade de embarcações e pelo esgoto escoado da cidade. Andamos até pouco depois de um rio que desemboca no mar e retornamos para fazer o passeio.
Conhecidas como Galés, as piscinas naturais de Maragogi são as maiores de Alagoas. O catamarã levou uns 25 minutos pra chegar lá e, à medida que nos aproximávamos das Galés, a água ia clareando até atingir um tom de verde quase transparente… lindo demais!!!!
Os aquários naturais formados pelos bancos de areia concentram muitos peixinhos, crustáceos, moluscos e corais de vários tipos. Uma boa dica que recebemos é fazer o passeio nas primeiras horas da manhã, quando as piscinas ainda não estão lotadas.
Havia vários catamarães ancorados nas Galés e uma boa quantidade de turistas, mas nada que atrapalhasse o passeio ou causasse incômodo. Lemos em algum lugar que as piscinas ficavam abarrotadas e que as pessoas se acotovelavam, mas tinha espaço de sobra para todo mundo, conforme dá pra conferir nas fotos desse post. Bom, pelo menos foi assim em setembro. O movimento deve ser maior no verão, quando muita gente está de férias e as águas cristalinas ficam ainda mais claras.
Detalhe da área de proteção ambiental onde estão os arrecifes de corais.
O pessoal da agência que nos levou até às piscinas oferecia um serviço de fotos subaquáticas. A princípio, o Marcelo não se animou, mas eu adorei a ideia! O rapaz que nos fotografou não era profissional, mas está bastante acostumado a registrar imagens desse tipo e nos deu várias dicas de poses, rs!
Um beijinho desengonçado debaixo d´água!
Foi bem divertido!!!! Só não consegui alimentar os peixinhos com os miolos de pão oferecidos pelo fotógrafo porque a sensação deles beliscando a minha mão me deixava tensa, rs!
Fonte: CD de fotos de Maragogi
Na imagem acima (que estava no CD junto com as nossas fotos), vocês podem observar as Galés por outro ângulo. É um lugar realmente fantástico!!!!
Na volta das piscinas, ficamos algum tempo num restaurante onde a maior parte dos nossos companheiros de passeio parou para almoçar. Como nós fazemos somente duas refeições por dia, pulamos o almoço quando viajamos e estávamos lá só pra esperar o rapaz gravar o CD com as fotos.
Depois seguimos para o norte a fim de conhecer outras praias e entramos numa ruazinha qualquer que desembocava numa praia bem vazia. Perguntamos onde estávamos para um senhor que passava e ele respondeu que aquela era a praia de Antunes, mas depois que pesquisei o mapa da região para fazer esse post, acho que a gente estava mesmo era na praia do Xaréu, praticamente deserta e pouquíssimo explorada pelo turismo.
Praia de Xaréu
A faixa de areia branquinha, o mar calmo, as águas azuis de temperatura agradável e o vasto coqueiral fazem com que a praia do Xaréu seja o lugar ideal pra quem gosta de paz e tranquilidade. Pessoalmente, eu prefiro praias com boa infraestrutura, o que se traduz em quiosques que aluguem cadeiras, guarda-sol e ofereçam cerveja gelada + petiscos. Por isso, as praias de Antunes e Ponta de Mangue (cujas fotos vocês podem ver a seguir) me agradaram mais.
Praias de Antunes e Ponta de Mangue
Depois da longa caminhada, demos meia volta e seguimos para a praia de Burgalhau no fim da tarde. A gente tinha ouvido falar que era uma das praias mais bonitas da região, mas ela não nos cativou. Isso provavelmente se deu ao fato de que o tempo estava nublado e acabou chovendo durante nossa permanência no local.
Praia de Burgalhau
O Marcelo escreveu o seguinte sobre essa praia:
“(…) paramos na praia de Burgalhau para curtir o fim de tarde. Não achei tão legal assim, mas foi provavelmente por causa do tempo, que começou a virar. Aliás, poucas vezes eu vi tamanha diferença na percepção de uma praia com e sem sol como vi nas praias de Maragogi e Japaratinga. É MUITO diferente. Sobretudo pela cor. Com sol é um azul extraordinário, maravilhoso. Sem sol, é um mar ordinário, comum. Mas jamais ruim ou feio. Mais à frente vai um exemplo fotográfico desse contraste”.
Assino embaixo. A presença ou a ausência de sol faz uma diferença enorme na percepção da coloração do mar e foi aqui que eu notei isso com uma intensidade absurda!!!! Felizmente, São Pedro, nosso amigo, foi super generoso e nos presenteou com uma tarde de sol extraordinária no dia seguinte. Desse modo foi possível apreciar a beleza do “Caribe brasileiro” em todo o seu esplendor!
Depois da chuva, recolhemos nossas coisas e fomos procurar a POUSADA TAIEIRAS, uma delícia de lugar que nos agradou bastante! Eu geralmente não menciono os hoteis, albergues ou pousadas onde nos hospedamos porque são sempre bastante simples e muitas vezes têm um padrão de conforto abaixo do que a maioria dos meus amigos e familiares exige. A gente economiza mesmo em hospedagem e por isso eu raramente indico algum lugar. Mas a Taieiras é uma exceção.
Foi um dos melhores “custo-benefício” que já encontramos em nossas viagens pelo Brasil e a indico para quem, como nós, busca acomodações simples e baratas. A pousada fica perto da orla, a uma distância caminhável (para os nossos padrões). É nova, tem decoração aconchegante, quartos espaçosos e até uma pequena piscina que fica iluminada à noite.
Depois do banho, saímos para caminhar na orla e jantar na badalada e recomendada TAPIOCA DA MARTHA. A lanchonete é simples e o atendimento não é muito simpático, mas eu gostei bastante dos sabores que escolhemos (queijo coalho com manteiga e coco e pizza nordestina: carne de sol desfiada, queijo, azeitona, orégano e molho de tomate). Os sucos de cajá e de tamarindo também estavam deliciosos. Passeamos mais um pouco e paramos para tomar uns chopps no DECK BAR, onde curtimos a lua cheia e pegamos uma chuvarada antes de voltar à pousada.
Eu simplesmente amei o café da manhã da Taieiras! Além de um buffet self-service farto e saboroso, ainda havia a opção de pedir tapiocas quentinhas feitas na hora e com os ingredientes que desejássemos. Escolhi uma com queijo coalho, manteiga e coco (meu sabor preferido!) e outra com doce de cupuaçu… hummmm, tudo de bom pra começar o dia com muita energia!!!!
No domingo, acordamos bem cedo e saímos para dar uma caminhada na praia de Maragogi. Como a maré estava alta, não foi possível cruzar o rio até Burgalhau. Seguimos então para o sul da praia.
Mais tarde fomos explorar Japaratinga e, nesse meio tempo, nuvens escuras começaram a cobrir o céu. Paramos num belo mirante para tirar algumas fotos antes de passarmos pela praia de Bitingui. Não achamos a praia nada de mais, o que pode ter sido culpa do tempo nublado.
Praia de Boqueirão
De lá, fomos até Barreiras do Boqueirão, onde caminhamos bastante pela praia de Boqueirão. Há belíssimas falésias no caminho, além de muitos coqueiros.
Depois da caminhada, seguimos de volta para a praia central de Japaratinga. A praia parecia interessante, mas o céu acinzentado certamente prejudicou nossa percepção.
De Japaratinga partem alguns barcos para as piscinas naturais, num lugar conhecido como Picão. Ofereceram esse passeio pra gente, mas a chuva iminente nos desanimou. A maré estava bem baixa e aproveitamos pra caminhar em direção à água. Quando alguns raios de sol conseguiam passar por entre a densa massa de nuvens, surgia uma bela faixa azul clarinha no mar.
Decidimos voltar para Maragogi no fim da manhã, mais especificamente para a praia de Barra Grande. Aos poucos, nosso amigo São Pedro foi levando as nuvens embora e o sol ia aproveitando as brechas pra dar sinal de vida. Reparem que na foto acima o tempo ainda estava fechado, mas já dava pra perceber que a água era bem clarinha…
Antes das nuvens se dissiparem completamente, sentamos numas cadeiras que ficavam em frente à uma barraquinha improvisada que vendia bebidas geladas. O garoto que nos atendeu disse que havia um peixe-boi na beirinha da água. O Marcelo foi lá conferir e fez os registros acima, além de relatar o seguinte:
“Interessante que tinha um cara massageando o peixe-boi. Chegou um bugueiro e falou para ele não fazer isso, que poderia transmitir doenças ao bicho. O cara nem deu bola, continuou massageando o peixe (!!). O bugueiro repetiu que era proibido, disse que poderia dar problemas para o cara se o Ibama visse aquilo. E o cara nem aí. O bugueiro pegou o telefone e deve ter denunciado o ato, porque (muitos) minutos depois chegou um carro da polícia (!!) perguntando onde estava o peixe-boi”.
Em meia hora, as nuvens desapareceram e o mar revelou um tom de azul espetacular!!!! Fiquei de queixo caído com tanta beleza e, ao mesmo tempo, surpresa por descobrir que no Brasil existem praias com água de coloração caribenha! Eu já tinha percebido isso em Tamandaré e Carneiros-PE, mas nesse dia tive a impressão de que o azul era ainda mais intenso e vibrante.
Fiquei tão encantada que não conseguia parar de fotografar… eu dizia: “Marcelo, olha isso! Que cor de mar é essa? Que delícia de lugar! Não quero ir embora daqui!!!!”.
Obrigada, São Pedro! Que visão maravilhosa ganhamos de presente!!!!
A praia de Barra Grande parece ser muito pouco frequentada. Não tem quiosques ou restaurantes (ao menos não naquela região em que estivemos). É basicamente um lugar residencial, ainda que conte com algumas pousadas.
Adoro as águas calmas e morninhas do nordeste brasileiro! Aqui no sudeste eu quase nunca entro no mar porque não gosto de banho gelado nem de ondas fortes. Prefiro praias assim, bem tranquilas no estilo piscininha…
Depois de curtir muito o visual de Barra Grande, partimos para a praia de Peroba. Havia bastante gente e uma boa variedade de bares e restaurantes por lá, mas não nos pareceu tão bonita, mesmo com sol. Ficamos pouco tempo e decidimos seguir para a Ponta de Mangue a fim de aproveitar nossas últimas horas em Maragogi.
Vimos a placa de um restaurante/receptivo chamado SABOR DO MAR no meio do caminho com indicação de Ponta de Mangue e fomos pra lá.
O restaurante era aconchegante e simpático. As tendas da foto acima nos protegeram da chuvinha que caiu no fim da tarde. Belisquei alguma coisa e tomei uma caipirinha. Foi um momento bem gostoso e relaxante.
Chegou a chuvinha esperada, passou e o sol voltou. A praia de Ponta de Mangue é bem bonita e foi uma das que mais gostamos de conhecer porque possui uma boa infraestrutura sem ser abarrotada de quiosques e restaurantes.
Soninho tranquilo no fim da tarde em Ponta de Mangue…
Recolhemos nossos pertences e partimos em direção ao Recife antes do pôr do sol.
Foi no badalado restaurante ENTRE AMIGOS, O BODE que conheci pessoalmente a querida Paula Guimarães, com quem troquei muitos e-mails nos últimos anos e possuo bastante afinidade. Foi uma delícia experimentar algumas iguarias deliciosas ao lado de uma companhia tão especial!
Nessa primeira vez, pedi a Picanha de Bode Completa (feijão, arroz, macaxeira frita e pirão de queijo) e simplesmente amei! Estivemos lá novamente esse ano retornando de Caruaru e tivemos a oportunidade de provar outros pratos como a linguiça e a carne de sol de bode. Se voltarmos ao Recife esse ano, pretendo repetir a dose… é bom demais!!!!
Um super beijo pra todos com votos de um dia azulzinho!!!!
12 comentários:
Querida amiga,
Depois de um longo tempo sem lhe visitar por aqui, vim matar a saudade. E é claro que mais uma vez me deparei com um post nota 10. Que lugar lindo, hein?
Beijo com saudade dos nossos papos,
Angela
@AngelaAngelita, que saudades! E quantas tentativas frustradas da gente se encontrar, hein? Precisamos marcar uma visita à Beril, rs! Vamos? Um super beijo!
Katia!!!!!
Como amo este blog (e também seu instagram)!
Sigo muitas das suas dicas de viagem e de festas.
So thank you!
Que lugar espetacular! Adorei em especial a foto com o cachorrinho e as aquáticas.
Beijocas verdes
@RENATA RZOba, Renata! Que legal, muito obrigada! Maragogi é uma delícia e eu estava doida pra compartilhar essas fotos e preparar o post! Se eu tivesse tempo, teria feito logo quando voltei, mas o bom é que as informações ainda estão bem fresquinhas! Enjoy! Bjs!
Olá Querida Kátia... Sou de Recife, e AMO MUITO as praias daqui! Minha Mãe mora vizinha da praia de Candeias-PE, não sei se você já ouviu falar! E quase todo final de semana estou por lá, pegando um solzinho! Já fui para Maragogi-AL, mas ficamos na Praia de Peroba, que também é linda! Infelizmente não tive a oportunidade de fazer o passeio que vocês fizeram, nem de conhecer as outras praias! Morro de vontade de tirar essas fotos em baixo da água! rsrsrsrsrs!
Não sei se você já conhece João Pessoa-PB, mas precisamente já ouviu falar do por do sol da Praia do Jacaré? Eu super recomendo, é lindo demais e super romântico também! rsrsrsrsrs! Sempre que dar, Eu e Marido vamos passar final de semana por lá! Próximo mês Marido tá de férias, e eu queria muito conhecer o Rio de Janeiro ou Fernando de Noronha, mas com o R$ curto por conta de outras coisinhas que andamos investindo, vamos ter que nos contentar por aqui mesmo! Talvez Natal-RN, João Pessoa-PB, Peroba-AL, Porto de Galinhas-PE. Vou tentar tirar foto de tudo, e depois postar no blog pra vocês conferirem! Volte sempre minha Linda, e quem sabe na próxima visita sua aqui na minha terrinha, a gente não marca alguma coisa!
Seu blog é show de bola, sempre quer vou ficar por aqui fuçando as novidades viu!
Beijinhos Carinhosos!
http://casinhacorderosapink.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/casinhacorderosapink
@PathyOba, Pathy! Seja sempre muito bem-vinda! Já fui á João Pessoa e Porto de Galinhas (tem post aqui no blog, lá no menu VIAGENS abaixo do cabeçalho). São lugares lindos demais!!!!! Não estivemos em Fernando de Noronha por causa da falta de tempo de de $$$, mas um dia a gente chega lá! Muito obrigada pela visita, pelos comentários e boas viagens!!!! Beijão!
Katita, que delicia de viagem! Que água divina! Realmente nem precisa viajar para longe para vr essas belezas da natureza!!! Como falei, gostaria de ir com Miguel, pois ele ama praia, mas um final de semana é pouco pela distancia!!!
Beijosss
@MartaÉ verdade, Martinha! Pra vocês que tem filhinho pequeno, o melhor é ir com calma nas férias ou num feriado prolongado. Assim aproveitam mais o lugar sem correria! A gente tem um ritmo bem acelerado e consegue aproveitar bem as viagens num único fim de semnaa, mas sabemos que somos uma exceção, rsrs!
Uai, Bonfa, vc cortou o cabelo? Ta maravilhoso! Nao e toda mulher q fica linda d curtinho! Tem um booooom tempo q nao entro aqui rsrss estou planejando ferias pra Porto d Galinhas, e lembrei q vc fez um post...e hj m deparo com um sobre Maragogi...td d bom! Pq penso em esticar pra la tb. Seu blog e showww! Altas dicas!!! Um bjo
@Marília DouradoQue elogio fofo! Muito obrigada! Te confesso que eu sempre achei que cabelo curto era só pra mulheres com rosto muito bonito, o que obviamente não é o meu caso, rs! Mas sei lá, de alguma maneira acho que combinou, até porque meu cabelo não tem uma textura boa e eu morro de preguiça de ir ao salão... então desse jeito ele teve um caimento melhor e não uso mais preso o tempo todo... até porque não tem o que prender, né? Rs! Fiz o post de Porto de Galinhas sim, os dois lugares são lindos e, se vc tiver um tempinho de férias, tipo uma semana, dá pra ir nos dois lugares e ainda conhecer Carneiros e Tamandaré em Pernambuco. É uma viagem de sonhos! Um beijão e não suma mais, hein?
adorei as fotos submarinas. Quando estive lá não tinha ninguem que tirava. Suas fotos são muito bonitas e mostram bem as belezas do Brasil. Parabens. Bjus.
@MariaAh, que pena, Maria! Essas fotos subaquáticas são bem legais, né? Nosso país é lindo mesmo, temos que ter muito orgulho dele! Um super beijo e obrigada pelo carinho!
Postar um comentário