sexta-feira, 2 de maio de 2014

Receitinhas para a Festa da Copa: pimentões recheados

DSC_0303a

Hoje é dia de compartilhar mais uma receitinha para a Festa da Copa! Enquanto pesquisava sobre alimentos verdes e amarelos, lembrei do meu álbum no Facebook intitulado Inspirações para festas futuras”, no qual reuni uma coletânea de comes & bebes bonitos e criativos, além de fotos de mesas e buffets decorados. Tem de tudo por lá, incluindo a imagem de dois pimentões, um verde e outro vermelho, recheados com pastinha e cercados por outros legumes, formando um colorido prato vegetariano.

248028_300508096749713_1418321341_n

Foto-inspiração retirada daqui: http://followpics.co/veggie-tray/

Guardo essas imagens inspiradoras com o maior carinho e fico ansiosa para reproduzir as ideias em casa algum dia. Essa série de posts temáticos sobre a Copa me estimulou a inventar uma receita de pastinha de pimentões, mas meu verdadeiro objetivo era usar os legumes como recipientes para abrigar algo comestível. Como tenho vários amigos que não gostam ou não podem comer pimentões, vou substituir a pastinha feita com esse ingrediente por outra durante os jogos do Brasil. Nesse caso, o mais importante é a apresentação do petisco!

DSC_0082

Para fazer a pastinha, usei os seguintes ingredientes:

  • 3 pimentões amarelos + 1 para abrigar a pastinha
  • 2 pimentões verdes + 1 para abrigar a pastinha
  • 500g de queijo cottage
  • 1 cebola
  • 6 dentes de alho
  • Azeite
  • Sal marinho defumado
  • Pimenta-do-reino

DSC_0097

Antes de qualquer coisa, escolhi os pimentões mais bonitos para abrigar as pastinhas, cortei-os mais ou menos no meio e retirei o miolo. Em seguida, cortei os outros pimentões e coloquei-os num recipiente de vidro junto com a cebola picada, o alho, o azeite, o sal e a pimenta. Levei ao forno e assei em fogo baixo por uns 40 minutos. De vez em quando, eu misturava tudo com uma colher e checava a consistência dos pimentões.

mix2

Os legumes soltaram muita água e eu esperei pacientemente que o líquido secasse antes de tirar o recipiente do forno. Quando os pimentões ficaram bem macios, apaguei o fogo e esperei que esfriassem antes de colocá-los no liquidificador com o queijo cottage.

DSC_0276

Usei a plaquinha do kit digital FUTEBOL/BRASIL CAMPEÃO para identificar minha peripécia culinária e inseri a pastinha dentro dos pimentões cortados ao meio.

DSC_0236

Na imagem original, os pimentões foram cercados por outros legumes, o que deixou o prato bem bonito, colorido e saudável. Na minha adaptação, preferi servir a pastinha acompanhada por biscoitos do tipo “água e sal” e grissinis.

DSC_0295

Para finalizar a apresentação, espetei duas bandeirinhas do Brasil nas extremidades dos pimentões e ficou pronto mais um petisco temático para compartilhar com os amigos durante os jogos da seleção brasileira.

Um grande beijo pra todos com votos de um dia campeão!!!!

Bonfa-ass

8 comentários:

Marta disse... [Responder comentário]

Tá ficando bom demais isso!!! Adorei a receita e a apresentação!
Beijos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MartaQue bom que gostou, Martinha! Segunda-feira tem mais!!!!! A semana que vem vai ser cheia de novidades e um concurso! Te espero aqui!!!! Beijos!

Unknown disse... [Responder comentário]

Hmm, adoro pimentão!!! Guardei a receita para futura festinha em casa!!!

Beijinhos ♥

Milena disse... [Responder comentário]

Experimentei a pastinha e posso dizer que estava ótima!!A apresentação desse petisco ficou linda!
bjs

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Suellen LançaOba, Suellen! Eu também adoro! Fiz uma versão de pimentão vermelho com nozes que publiquei aqui: http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2012/05/cha-turco-com-pastinhas-tipicas-e.html

É uma receitinha turca, acho que vc vai gostar! Um beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MilenaQue bom que gostou, Mi!!!! Um super beijo e obrigada pelo incentivo!

Unknown disse... [Responder comentário]

Vi o post da gelatina da copa e amei! Mas gosto de fazer coisas fáceis, rs.
Agora essa com os pimentões eu adorei! Animei de chamar os amigos e fazer algo legal no dia do primeiro jogo do Brasil!
beijos e boa semana!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@ThaísThais, sou como você e por isso pedi pra minha amiga Mari me ajudar com a gelatina, rs! Essa pastinha de pimentões é bem fácil de fazer! Beijão!

Related Posts with Thumbnails