sexta-feira, 6 de junho de 2014

Criação de Identidade Visual para FLOR DE AMORA

Flor-de-amora2 

Três versões da Logomarca: Vertical, Horizontal e Assinatura Simplificada

 

Flor-de-amora15

Aplicação da Identidade Visual em embalagens

 

Flor-de-amora21

Aplicação da Identidade Visual em bolsas de lona

 

Flor-de-amora20

Aplicação da Identidade Visual em louças

 

Flor-de-amora19

Aplicação da Identidade Visual em aventais

 

Flor-de-amora23

Aplicação da Identidade Visual em revestimento para poltronas

 

Conheci a Castorina nesse mundão virtual há alguns anos. Com o passar do tempo, trocamos e-mails sobre diversos assuntos e um dia ela comentou que gostaria de dar uma repaginada em sua marca, a FLOR DE AMORA. Fechamos um orçamento e eu fiquei super feliz por ter a oportunidade de trabalhar com uma pessoa tão criativa, talentosa e bem humorada!

No briefing que a Castorina me passou, ela mencionou que sua clientela é jovial e sofisticada, formada majoritariamente por noivas profissionais liberais e parceiros que trabalham na organização e/ou decoração de festas de casamento. Achei ótima a sua frase: Como trabalham muito, minhas clientes querem coisas práticas e alguém que resolva tudo por elas. Então a identidade visual tem que ser clara e de rápida identificação do conceito”.

Sempre procuro desenvolver uma marca objetiva e concisa, utilizando traços simplificados, porém marcantes, para estilizar o símbolo que representa o produto comercializado ou o conceito veiculado pela empresa. Essa premissa é essencial para se chegar a um resultado gráfico que seja facilmente compreendido e assimilado pelo consumidor. E esse é sempre o objetivo principal da Identidade Visual: fazer com que o cliente reconheça a marca de imediato. Para que isso aconteça, além de uma fonte bastante legível, o símbolo associado ao Logotipo não deve ter traços muito complexos nem elementos em demasia, o que gera confusão e poluição visual. Quanto mais grafismos uma marca possuir, mais tempo o cérebro vai levar para processá-la.

Outra sugestão da Castorina que norteou a elaboração da Identidade Visual foi a seguinte: Minha ideia é desconstruir a ideia da flor ou da fruta amora. Quero algo que indique movimento, requinte. Gosto de formas geométricas. Letras de fácil leitura. Eu gosto de círculos, espirais e arabescos leves em ramos. Definitivamente formas geométricas me encantam”.

Com base na ideia de desconstruir a flor ou a fruta amora, fiz uma pesquisa sobre Logomarcas que possuem a amora, a framboesa ou outras “berries” em seus nomes, a fim de me inteirar sobre o que já existia no mercado para que eu pudesse criar algo diferente e original.

simbolo

Eu claramente me inspirei na forma da fruta  para criar o símbolo do ateliê FLOR DE AMORA, porém evitei o tipo de estilização mais comum e elaborei algo distinto de tudo o que havia visto. Como minha cliente mencionou que gostava de espirais, representei os gominhos da fruta usando esse grafismo que passa a sensação de movimento, um recurso que faz com que a marca se torne ativa e dinâmica. Completei o desenho com três folhinhas verdes em tamanhos e tonalidades um pouco diferentes, o que elimina a “monotonia” da marca, reforçando a ideia de movimento. Apesar de representar a fruta amora, a forma que criei também pode ser interpretada como uma flor, por causa de seu formato e das folhas que a emolduram. Essa versatilidade a torna ainda mais interessante.

 

Flor-de-amora8

 

Testei uma série de fontes até encontrar uma tipologia bastante legível e bem estruturada que possui um traço simples e elegante. Suas formas arredondadas e suas letras bem “abertas” fazem com que ela tenha uma boa leitura mesmo à distância.

Como complemento para FLOR DE AMORA, tive o cuidado de selecionar uma fonte que não destoasse muito da principal, mas que também fosse bem construída e delicada. Seu tamanho é menor para respeitar a hierarquia de informações e manter o destaque do nome principal.

Usei as cores que a Castorina sugeriu (roxo, lilás e verde) com pequenas modificações de tonalidade a fim de que elas ganhassem mais contraste.

 

Flor-de-amora4

 

Fiz alguns testes sobre fundos de cor e também elaborei versões em preto e branco. Todas as versões da Logomarca estão conectadas por meio de cores, fontes e estilo gráfico. Dessa forma, a integridade da Identidade Visual não será comprometida se minha cliente optar por usá-las ao mesmo tempo em diferentes peças impressas ou virtuais.

 

Flor-de-amora6

 

Em seguida, isolei os elementos gráficos de apoio e elaborei doze padronagens a partir deles.

 

Flor-de-amora10

 

Simulei a aplicação das três versões da Logomarca (Vertical, Horizontal e Assinatura Simplificada) em conjunto com as padronagens em cartões de visita, etiquetas e/ou adesivos, folheto promocional, caixas, embalagens, sacolas, camisetas, aventais, louças, bolsas de lona ou sacolas reutilizáveis, revestimento para poltronas, cúpula para abajur, canetas (brindes para clientes) e marca d´água para ser colocada em fotos no site/blog da empresa.

 

Flor-de-amora12

Flor-de-amora13

Flor-de-amora14 Flor-de-amora16Flor-de-amora17

Flor-de-amora18

 Flor-de-amora24

Flor-de-amora25

Flor-de-amora26

 

Logo após a aprovação da Castorina, finalizei o projeto desenvolvendo o estudo dos limites de redução da marca, algo que não pode faltar em um projeto de Identidade Visual. É importantíssimo que o cliente saiba que o designer pensou na utilização de sua Logomarca em várias situações, oferecendo sugestões de aplicações em diferentes peças gráficas, principalmente naquelas em que o espaço para inseri-la é mínimo.

 

Limites-de-redução

Limites de redução para as assinaturas da Logomarca FLOR DE AMORA.
As mesmas medidas se aplicam às versões com fundo de cor e P&B.

 

Espero que tenham gostado do meu trabalho e, se estiverem interessados em um orçamento, basta enviar um e-mail para katiabonfadini@gmail.com. Vocês podem ver meu portifólio completo no seguinte link:

HTTP://WWW.COROFLOT.COM/KATIABONFADINI

Um grande beijo pra todos com votos de um dia produtivo!!!!

Bonfa-ass

15 comentários:

Ateliê Flor de Amora disse... [Responder comentário]

Bonfa querida, obrigada por representar graficamente meu sonho para meu pequeno negócio criativo.
Você conseguiu captar toda a essência dessa nova fase de expansão da minha empresa.
Ter a sua assinatura na minha logomarca representa um sonho realizado. Qdo escolhi seu trabalho sabia que teria o conceito contemporâneo, jovial e amoroso... Afinal assim é você e assim é a forma como cuida e acolhe seus leitores. E é desse jeito que quero cuidar dos meus clientes.
Gratidão por tudo, pela pontualidade na entrega dos projetos, sensibilidade em captar os desejos e principalmente por toda afetividade que você dedicou a esse trabalho. Essa soma de virtudes fazem de você essa profissional brilhante e maravilhosa que és. Com todo meu carinho... Milhares de flores de amora na sua caminhada. Caca Zimmer

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Ateliê Flor de AmoraCaca, nem sei como começo a minha resposta, fiquei emocionada com suas palavras tão gentis, generosas e sinceras! Muito obrigada, ganhei o dia! Percebi há tempos que nós temos muitas afinidades e fiquei super feliz quando você me procurou para realizar esse projeto. Adorei trabalhar junto com você e acho que chegamos juntas a uma Identidade Visual que reflete sua personalidade, bom gosto e dedicação. Um beijo enorme com votos de que a gente se encontre pessoalmente algum dia para que eu possa te dar um abraço bem apertado! Obrigada, obrigada, obrigada!

Leili disse... [Responder comentário]

Como sempre, seu trabalho é apaixonaste! Parabéns Kátia.

Unknown disse... [Responder comentário]

Nossa,ficou lindo esse trabalho! Parabéns!!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@UnknownMuito obrigada, fico feliz que tenha gostado! Beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@LeiliLeili, obrigadíssima pelo elogio e carinho! Beijos e ótimo final de semana!

Sabrina Mix disse... [Responder comentário]

Tudo lindo!

Sua identidade visual e as caixas da Caca. Combinação perfeita!

Beijos e sucesso!!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Sabrina MixObrigada, Sabrina! A Caca é uma fofa e as caixas são divinas!!!! Beijão!

Patrícia Vendramini disse... [Responder comentário]

Ficou lindo mesmo, gracioso, delicado e marcante!
adorei! Muito sucesso à vc, Cacá e à designer! Parabéns!

Maria disse... [Responder comentário]

Amei a aplicação nas poltronas. Um luxo. Parabens. Bjus.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Patrícia VendraminiMuito obrigada, Patricia, e seja sempre muito bem-vinda ao meu cantinho virtual! Beijos!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MariaObrigada, Maria! Acho que foi a primeira vez que fiz esse tipo de simulação e fico feliz que tenha gostado do resultado. Beijão!

Unknown disse... [Responder comentário]

Parabéns Kátia, parabéns Cacá. Convidei a Cacá para dividir espaço no meu atelier e assim conheci o seu lindo trabalho. Sou publicitária e artista plástica e trabalhei por mais de 20 anos como diretora de criação e por isso quando a Cacá recebeu a sua criação ela pediu que eu avaliasse como profissional e no primeiro olhar já amei. Ficou perfeito. Traços limpos, de fácil leitura e moderno, passando um conceito positivo ao cliente. Assim por mim estava aprovado. Percebi que as nossas logos tinham uma mesma linha de pensamento: mesma fonte, simbolo espiral e slogan igual, só trocando arame por caixas. Fiquei muito admirada, pois sabia que você jamais havia visto minha logo, até mesmo se tivesse, elas são completamente diferentes, o que se assemelham é pelo conceito. Isto fez eu ter uma certeza maior ainda que a Cacá estava vindo para o meu atelier por uma afinidade muito grande.
Mais uma vez parabéns pelo trabalho, onde conseguiste captar tão bem as expectativas e necessidades da Cacá. Sucesso pra você e sucesso Flor de Amora!!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@jaqueline KonrathJaqueline, muito obrigada pelos elogios, fico muito feliz que tenha gostado da Identidade Visual para a Flor de Amora. Sua marca é linda, clean e atual, eu adorei! Você e a Caca tem um estilo de pensar e de trabalhar semelhante e acho que a marca precisava refletir essa sintonia e afinidade. Um super beijo e sucesso sempre!

Clara Miranda disse... [Responder comentário]

Oi Katia!
Muito legal esse trabalho!
Estou grávida, e se for menina, se chamará Amora!
Estava procurando ícones sobre amora e adivinha quem eu achei?! Rs!
Queria criar um ícone e padronagem para fazer alguns itens de decoração, queria saber quanto você cobra por todo esse trabalho.
claramm@gmail.com

:**

Related Posts with Thumbnails