Três versões da Logomarca: Vertical, Horizontal e Assinatura Simplificada
Aplicação da Identidade Visual em embalagens
Aplicação da Identidade Visual em bolsas de lona
Aplicação da Identidade Visual em louças
Aplicação da Identidade Visual em aventais
Aplicação da Identidade Visual em revestimento para poltronas
Conheci a Castorina nesse mundão virtual há alguns anos. Com o passar do tempo, trocamos e-mails sobre diversos assuntos e um dia ela comentou que gostaria de dar uma repaginada em sua marca, a FLOR DE AMORA. Fechamos um orçamento e eu fiquei super feliz por ter a oportunidade de trabalhar com uma pessoa tão criativa, talentosa e bem humorada!
No briefing que a Castorina me passou, ela mencionou que sua clientela é jovial e sofisticada, formada majoritariamente por noivas profissionais liberais e parceiros que trabalham na organização e/ou decoração de festas de casamento. Achei ótima a sua frase: “Como trabalham muito, minhas clientes querem coisas práticas e alguém que resolva tudo por elas. Então a identidade visual tem que ser clara e de rápida identificação do conceito”.
Sempre procuro desenvolver uma marca objetiva e concisa, utilizando traços simplificados, porém marcantes, para estilizar o símbolo que representa o produto comercializado ou o conceito veiculado pela empresa. Essa premissa é essencial para se chegar a um resultado gráfico que seja facilmente compreendido e assimilado pelo consumidor. E esse é sempre o objetivo principal da Identidade Visual: fazer com que o cliente reconheça a marca de imediato. Para que isso aconteça, além de uma fonte bastante legível, o símbolo associado ao Logotipo não deve ter traços muito complexos nem elementos em demasia, o que gera confusão e poluição visual. Quanto mais grafismos uma marca possuir, mais tempo o cérebro vai levar para processá-la.
Outra sugestão da Castorina que norteou a elaboração da Identidade Visual foi a seguinte: “Minha ideia é desconstruir a ideia da flor ou da fruta amora. Quero algo que indique movimento, requinte. Gosto de formas geométricas. Letras de fácil leitura. Eu gosto de círculos, espirais e arabescos leves em ramos. Definitivamente formas geométricas me encantam”.
Com base na ideia de desconstruir a flor ou a fruta amora, fiz uma pesquisa sobre Logomarcas que possuem a amora, a framboesa ou outras “berries” em seus nomes, a fim de me inteirar sobre o que já existia no mercado para que eu pudesse criar algo diferente e original.
Eu claramente me inspirei na forma da fruta para criar o símbolo do ateliê FLOR DE AMORA, porém evitei o tipo de estilização mais comum e elaborei algo distinto de tudo o que havia visto. Como minha cliente mencionou que gostava de espirais, representei os gominhos da fruta usando esse grafismo que passa a sensação de movimento, um recurso que faz com que a marca se torne ativa e dinâmica. Completei o desenho com três folhinhas verdes em tamanhos e tonalidades um pouco diferentes, o que elimina a “monotonia” da marca, reforçando a ideia de movimento. Apesar de representar a fruta amora, a forma que criei também pode ser interpretada como uma flor, por causa de seu formato e das folhas que a emolduram. Essa versatilidade a torna ainda mais interessante.
Testei uma série de fontes até encontrar uma tipologia bastante legível e bem estruturada que possui um traço simples e elegante. Suas formas arredondadas e suas letras bem “abertas” fazem com que ela tenha uma boa leitura mesmo à distância.
Como complemento para FLOR DE AMORA, tive o cuidado de selecionar uma fonte que não destoasse muito da principal, mas que também fosse bem construída e delicada. Seu tamanho é menor para respeitar a hierarquia de informações e manter o destaque do nome principal.
Usei as cores que a Castorina sugeriu (roxo, lilás e verde) com pequenas modificações de tonalidade a fim de que elas ganhassem mais contraste.
Fiz alguns testes sobre fundos de cor e também elaborei versões em preto e branco. Todas as versões da Logomarca estão conectadas por meio de cores, fontes e estilo gráfico. Dessa forma, a integridade da Identidade Visual não será comprometida se minha cliente optar por usá-las ao mesmo tempo em diferentes peças impressas ou virtuais.
Em seguida, isolei os elementos gráficos de apoio e elaborei doze padronagens a partir deles.
Simulei a aplicação das três versões da Logomarca (Vertical, Horizontal e Assinatura Simplificada) em conjunto com as padronagens em cartões de visita, etiquetas e/ou adesivos, folheto promocional, caixas, embalagens, sacolas, camisetas, aventais, louças, bolsas de lona ou sacolas reutilizáveis, revestimento para poltronas, cúpula para abajur, canetas (brindes para clientes) e marca d´água para ser colocada em fotos no site/blog da empresa.
Logo após a aprovação da Castorina, finalizei o projeto desenvolvendo o estudo dos limites de redução da marca, algo que não pode faltar em um projeto de Identidade Visual. É importantíssimo que o cliente saiba que o designer pensou na utilização de sua Logomarca em várias situações, oferecendo sugestões de aplicações em diferentes peças gráficas, principalmente naquelas em que o espaço para inseri-la é mínimo.
Limites de redução para as assinaturas da Logomarca FLOR DE AMORA.
As mesmas medidas se aplicam às versões com fundo de cor e P&B.
Espero que tenham gostado do meu trabalho e, se estiverem interessados em um orçamento, basta enviar um e-mail para katiabonfadini@gmail.com. Vocês podem ver meu portifólio completo no seguinte link:
HTTP://WWW.COROFLOT.COM/KATIABONFADINI
Um grande beijo pra todos com votos de um dia produtivo!!!!
15 comentários:
Bonfa querida, obrigada por representar graficamente meu sonho para meu pequeno negócio criativo.
Você conseguiu captar toda a essência dessa nova fase de expansão da minha empresa.
Ter a sua assinatura na minha logomarca representa um sonho realizado. Qdo escolhi seu trabalho sabia que teria o conceito contemporâneo, jovial e amoroso... Afinal assim é você e assim é a forma como cuida e acolhe seus leitores. E é desse jeito que quero cuidar dos meus clientes.
Gratidão por tudo, pela pontualidade na entrega dos projetos, sensibilidade em captar os desejos e principalmente por toda afetividade que você dedicou a esse trabalho. Essa soma de virtudes fazem de você essa profissional brilhante e maravilhosa que és. Com todo meu carinho... Milhares de flores de amora na sua caminhada. Caca Zimmer
@Ateliê Flor de AmoraCaca, nem sei como começo a minha resposta, fiquei emocionada com suas palavras tão gentis, generosas e sinceras! Muito obrigada, ganhei o dia! Percebi há tempos que nós temos muitas afinidades e fiquei super feliz quando você me procurou para realizar esse projeto. Adorei trabalhar junto com você e acho que chegamos juntas a uma Identidade Visual que reflete sua personalidade, bom gosto e dedicação. Um beijo enorme com votos de que a gente se encontre pessoalmente algum dia para que eu possa te dar um abraço bem apertado! Obrigada, obrigada, obrigada!
Como sempre, seu trabalho é apaixonaste! Parabéns Kátia.
Nossa,ficou lindo esse trabalho! Parabéns!!!
@UnknownMuito obrigada, fico feliz que tenha gostado! Beijão!
@LeiliLeili, obrigadíssima pelo elogio e carinho! Beijos e ótimo final de semana!
Tudo lindo!
Sua identidade visual e as caixas da Caca. Combinação perfeita!
Beijos e sucesso!!!
@Sabrina MixObrigada, Sabrina! A Caca é uma fofa e as caixas são divinas!!!! Beijão!
Ficou lindo mesmo, gracioso, delicado e marcante!
adorei! Muito sucesso à vc, Cacá e à designer! Parabéns!
Amei a aplicação nas poltronas. Um luxo. Parabens. Bjus.
@Patrícia VendraminiMuito obrigada, Patricia, e seja sempre muito bem-vinda ao meu cantinho virtual! Beijos!
@MariaObrigada, Maria! Acho que foi a primeira vez que fiz esse tipo de simulação e fico feliz que tenha gostado do resultado. Beijão!
Parabéns Kátia, parabéns Cacá. Convidei a Cacá para dividir espaço no meu atelier e assim conheci o seu lindo trabalho. Sou publicitária e artista plástica e trabalhei por mais de 20 anos como diretora de criação e por isso quando a Cacá recebeu a sua criação ela pediu que eu avaliasse como profissional e no primeiro olhar já amei. Ficou perfeito. Traços limpos, de fácil leitura e moderno, passando um conceito positivo ao cliente. Assim por mim estava aprovado. Percebi que as nossas logos tinham uma mesma linha de pensamento: mesma fonte, simbolo espiral e slogan igual, só trocando arame por caixas. Fiquei muito admirada, pois sabia que você jamais havia visto minha logo, até mesmo se tivesse, elas são completamente diferentes, o que se assemelham é pelo conceito. Isto fez eu ter uma certeza maior ainda que a Cacá estava vindo para o meu atelier por uma afinidade muito grande.
Mais uma vez parabéns pelo trabalho, onde conseguiste captar tão bem as expectativas e necessidades da Cacá. Sucesso pra você e sucesso Flor de Amora!!!
@jaqueline KonrathJaqueline, muito obrigada pelos elogios, fico muito feliz que tenha gostado da Identidade Visual para a Flor de Amora. Sua marca é linda, clean e atual, eu adorei! Você e a Caca tem um estilo de pensar e de trabalhar semelhante e acho que a marca precisava refletir essa sintonia e afinidade. Um super beijo e sucesso sempre!
Oi Katia!
Muito legal esse trabalho!
Estou grávida, e se for menina, se chamará Amora!
Estava procurando ícones sobre amora e adivinha quem eu achei?! Rs!
Queria criar um ícone e padronagem para fazer alguns itens de decoração, queria saber quanto você cobra por todo esse trabalho.
claramm@gmail.com
:**
Postar um comentário