Duas versões da Logomarca: com e sem moldura
Aplicação da Identidade Visual em embalagens
Aplicação da Identidade Visual em louças e porta-guardanapos
Aplicação da Identidade Visual em bolsas de lona
Aplicação da Identidade Visual em revestimento para poltronas
No briefing desse projeto, minha cliente mencionou que o foco principal da GANACHE seriam doces e café. O tom marrom é comum nesse nicho do mercado, mas não está desgastado. Pelo contrário, existem muitas variações de marrom e, como é uma cor neutra, combina bem com várias outras tonalidades, além de possuir uma associação imediata com chocolate e café, dois produtos que estarão em evidência na loja. O próprio nome GANACHE remete à ideia do chocolate e por isso incorporei o marrom à Identidade Visual. Como tom complementar, sugeri o coral, que também pode ser chamado de “cenoura” ou “laranja queimado”. É uma cor naturalmente associada à comida que estimula o apetite e o consumo.
Minha cliente preferiu não limitar a Logomarca a um único símbolo que representasse os produtos que vai comercializar. Dessa forma, no caso do perfil da loja mudar futuramente, tornando-se, por exemplo, um bistrô, não haverá necessidade de fazer uma interferência na Identidade Visual.
Sobre o conceito que desejava passar com a marca, minha cliente respondeu: “Queremos algo diferente na nossa cidade (Boa Vista-Roraima), nosso layout e decoração terá um foco vintage. Queremos algo que passe um ar clean, alegre e fino”.
Pelas referências visuais que me enviou, percebi que ela gostava desse ar vintage/retrô e de Logomarcas que não possuem elementos em demasia, que são limpas e elegantes com tipologia bastante legível, destacando as fontes manuscritas e delicadas.
Sendo assim, para a palavra GANACHE, usei uma letra associada aos anos 40/50, que tem essa “pegada” vintage/retrô, é manuscrita, bem desenhada e possui ótima legibilidade, além de uma charmosa letra G maiúscula.
Como complemento para o DOCES E CAFÉ, usei uma tipologia delgada com traços finos que também é limpa, elegante, sofisticada na medida certa e possui boa legibilidade. Gosto sempre de mesclar uma fonte de estilo manuscrito com outra mais enxuta para que o resultado seja visualmente equilibrado e agradável.
Testei algumas molduras até encontrar uma que não possuísse elementos de mais nem de menos, já que a Logomarca não teria um símbolo definido. Como complemento para a moldura, usei um arabesco com traços finos e sem muitas firulas a fim de que a marca possa ser reduzida, quando necessário, sem comprometer sua legibilidade.
Há uma versão com moldura e outra sem moldura, somente com o arabesco em tamanho maior. Essas duas assinaturas podem conviver harmoniosamente tanto na decoração da loja quanto nas peças impressas, de acordo com a melhor aplicabilidade de cada uma delas.
Fiz alguns testes sobre os fundos de cor marrom e coral e também elaborei versões em preto e branco. Todas essas assinaturas estão conectadas por meio de cores, fontes ou estilo gráfico. Dessa forma, a integridade da Identidade Visual não será comprometida mesmo que sejam usadas simultaneamente em diferentes peças impressas ou virtuais.
Aplicação da Logomarca sobre fundo chocolate
Aplicação da Logomarca sobre fundo coral
Assinaturas da Logomarca em versão P&B
Em seguida, isolei os elementos gráficos de apoio e elaborei 12 padronagens a partir deles. As padronagens resultantes do arabesco lembram uma renda e reforçam o ar retrô da Identidade Visual. As estampas com grãos de café podem ser usadas em embalagens e também em revestimentos como papel de parede, jogos americanos, guardanapos, cúpula de luminárias e outros itens decorativos.
Simulei a aplicação das duas versões da Logomarca (com e sem moldura) em conjunto com as padronagens em cartões de visita, etiquetas e/ou adesivos, folhetos promocionais, embalagens, caixas, sacolas, camisetas, aventais, louças, porta-guardanapos, bolsas de lona ou sacolas reutilizáveis, revestimento para poltronas (que podem ser usadas na decoração da loja) e marcas d´água para serem colocadas em fotos no site/blog da empresa.
Aplicação da Identidade Visual em cartões de visita com frente e verso
Aplicação da Identidade Visual em etiquetas com frente e verso
Aplicação da Identidade Visual em folhetos promocionais
Aplicação da Identidade Visual em sacolas
Aplicação da Identidade Visual em camisetas
Aplicação da Identidade Visual em aventais
Aplicação da marca d´água em fotos
OBS.: As fotos acima foram usadas somente como exemplo de aplicação da marca. Não são imagens de produtos oferecidos pela minha cliente.
Fonte: http://www.cakewallz.com/chocolate-and-coffee-mascarpone-cake-food-picture
Logo após a aprovação da Natássia, finalizei o projeto desenvolvendo o estudo dos limites de redução da marca, algo que não pode faltar em um projeto de Identidade Visual. É importantíssimo que o cliente saiba que o designer pensou na utilização de sua Logomarcaem várias situações, oferecendo sugestões de aplicações em diferentes peças gráficas, principalmente naquelas em que o espaço para inseri-la é mínimo.
Limites de redução para as assinaturas da Logomarca GANACHE.
As mesmas medidas se aplicam às versões com fundo de cor e P&B.
Espero que tenham gostado do meu trabalho e, se estiverem interessados em um orçamento, basta enviar um e-mail para katiabonfadini@gmail.com. Vocês podem ver meu portifólio completo no seguinte link:
HTTP://WWW.COROFLOT.COM/KATIABONFADINI
Um grande beijo pra todos com votos de um dia criativo!!!!
4 comentários:
Muito bonito seu trabalho!Sucesso!
@Flávia MergulhãoMuito obrigada, querida! Saudades de vc! bjs
Arrasou!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
bjs
Arrasou!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
bjs
Postar um comentário