quinta-feira, 10 de julho de 2014

Criação de Identidade Visual para GANACHE

logo1

 
Duas versões da Logomarca: com e sem moldura

 

 

Apresentação-GANACHE16

 
Aplicação da Identidade Visual em embalagens

 

 

Apresentação-GANACHE20

 
Aplicação da Identidade Visual em louças e porta-guardanapos

 

 

Apresentação-GANACHE22

 
Aplicação da Identidade Visual em bolsas de lona

 

 

Apresentação-GANACHE24

 
Aplicação da Identidade Visual em revestimento para poltronas

 

 

No briefing desse projeto, minha cliente mencionou que o foco principal da GANACHE seriam doces e café. O tom marrom é comum nesse nicho do mercado, mas não está desgastado. Pelo contrário, existem muitas variações de marrom e, como é uma cor neutra, combina bem com várias outras tonalidades, além de possuir uma associação imediata com chocolate e café, dois produtos que estarão em evidência na loja. O próprio nome GANACHE remete à ideia do chocolate e por isso incorporei o marrom à Identidade Visual. Como tom complementar, sugeri o coral, que também pode ser chamado de “cenoura” ou “laranja queimado”. É uma cor naturalmente associada à comida que estimula o apetite e o consumo.

Minha cliente preferiu não limitar a Logomarca a um único símbolo que representasse os produtos que vai comercializar. Dessa forma, no caso do perfil da loja mudar futuramente, tornando-se, por exemplo, um bistrô, não haverá necessidade de fazer uma interferência na Identidade Visual.

Sobre o conceito que desejava passar com a marca, minha cliente respondeu: “Queremos algo diferente na nossa cidade (Boa Vista-Roraima), nosso layout e decoração terá um foco vintage. Queremos algo que passe um ar clean, alegre e fino”.

Pelas referências visuais que me enviou, percebi que ela gostava desse ar vintage/retrô e de Logomarcas que não possuem elementos em demasia, que são limpas e elegantes com tipologia bastante legível, destacando as fontes manuscritas e delicadas.

 

Apresentação-GANACHE7

 

Sendo assim, para a palavra GANACHE, usei uma letra associada aos anos 40/50, que tem essa “pegada” vintage/retrô, é manuscrita, bem desenhada e possui ótima legibilidade, além de uma charmosa letra G maiúscula.

Como complemento para o DOCES E CAFÉ, usei uma tipologia delgada com traços finos que também é limpa, elegante, sofisticada na medida certa e possui boa legibilidade. Gosto sempre de mesclar uma fonte de estilo manuscrito com outra mais enxuta para que o resultado seja visualmente equilibrado e agradável.

 

logo1

 

Testei algumas molduras até encontrar uma que não possuísse elementos de mais nem de menos, já que a Logomarca não teria um símbolo definido. Como complemento para a moldura, usei um arabesco com traços finos e sem muitas firulas a fim de que a marca possa ser reduzida, quando necessário, sem comprometer sua legibilidade.

Há uma versão com moldura e outra sem moldura, somente com o arabesco em tamanho maior. Essas duas assinaturas podem conviver harmoniosamente tanto na decoração da loja quanto nas peças impressas, de acordo com a melhor aplicabilidade de cada uma delas.

Fiz alguns testes sobre os fundos de cor marrom e coral e também elaborei versões em preto e branco. Todas essas assinaturas estão conectadas por meio de cores, fontes ou estilo gráfico. Dessa forma, a integridade da Identidade Visual não será comprometida mesmo que sejam usadas simultaneamente em diferentes peças impressas ou virtuais.

 

logo2

 
Aplicação da Logomarca sobre fundo chocolate

 

 

 Apresentação-GANACHE2

 
Aplicação da Logomarca sobre fundo coral

 

 

Apresentação-GANACHE5

 

Assinaturas da Logomarca em versão P&B

 

 

Em seguida, isolei os elementos gráficos de apoio e elaborei 12 padronagens a partir deles. As padronagens resultantes do arabesco lembram uma renda e reforçam o ar retrô da Identidade Visual. As estampas com grãos de café podem ser usadas em embalagens e também em revestimentos como papel de parede, jogos americanos, guardanapos, cúpula de luminárias e outros itens decorativos.


Apresentação-GANACHE9


Simulei a aplicação das duas versões da Logomarca (com e sem moldura) em conjunto com as padronagens em cartões de visita, etiquetas e/ou adesivos, folhetos promocionais, embalagens, caixas, sacolas, camisetas, aventais, louças, porta-guardanapos, bolsas de lona ou sacolas reutilizáveis, revestimento para poltronas (que podem ser usadas na decoração da loja) e marcas d´água para serem colocadas em fotos no site/blog da empresa.

 

 

Apresentação-GANACHE11

 
Aplicação da Identidade Visual em cartões de visita com frente e verso

 

 

Apresentação-GANACHE12

 
Aplicação da Identidade Visual em etiquetas com frente e verso

 

 

Apresentação-GANACHE13

 
Aplicação da Identidade Visual em folhetos promocionais

 

 

Apresentação-GANACHE17

 
Aplicação da Identidade Visual em sacolas

 

 

Apresentação-GANACHE18

 

Aplicação da Identidade Visual em camisetas

 

 

Apresentação-GANACHE19

 

Aplicação da Identidade Visual em aventais

 

 

Apresentação-GANACHE25

 
Aplicação da marca d´água em fotos

OBS.: As fotos acima foram usadas somente como exemplo de aplicação da marca. Não são imagens de produtos oferecidos pela minha cliente.

Fonte: http://www.cakewallz.com/chocolate-and-coffee-mascarpone-cake-food-picture

 

Logo após a aprovação da Natássia, finalizei o projeto desenvolvendo o estudo dos limites de redução da marca, algo que não pode faltar em um projeto de Identidade Visual. É importantíssimo que o cliente saiba que o designer pensou na utilização de sua Logomarcaem várias situações, oferecendo sugestões de aplicações em diferentes peças gráficas, principalmente naquelas em que o espaço para inseri-la é mínimo.

 

Limites-de-redução

 

Limites de redução para as assinaturas da Logomarca GANACHE.
As mesmas medidas se aplicam às versões com fundo de cor e P&B.

 

Espero que tenham gostado do meu trabalho e, se estiverem interessados em um orçamento, basta enviar um e-mail para katiabonfadini@gmail.com. Vocês podem ver meu portifólio completo no seguinte link:

HTTP://WWW.COROFLOT.COM/KATIABONFADINI

Um grande beijo pra todos com votos de um dia criativo!!!!

Bonfa-ass

4 comentários:

Unknown disse... [Responder comentário]

Muito bonito seu trabalho!Sucesso!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Flávia MergulhãoMuito obrigada, querida! Saudades de vc! bjs

Geltha Dubon disse... [Responder comentário]

Arrasou!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
bjs

Geltha Dubon disse... [Responder comentário]

Arrasou!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
bjs

Related Posts with Thumbnails