quinta-feira, 21 de maio de 2015

Queijos & Vinhos: sempre uma boa ideia para os meses frios

DSC_1384

O outono é minha estação preferida e por isso eu não queria esperar o inverno chegar para preparar uma nova degustação de Queijos & Vinhos lá em casa. É sempre um prazer montar uma tábua incrementada de queijos para compartilhar com os amigos e tanto faz se vou receber somente um casal ou oito pessoas (o número máximo de convidados que costumo chamar). De vez em quando surpreendo o Marcelo com uma degustação só pra nós dois numa sexta-feira fresquinha e ele adora! O que eu acho mais interessante desse tipo de evento é que é fácil de organizar e a gente nem precisa ir pra cozinha porque basta selecionar os queijos, os frios, as geleias, as pastinhas, as frutas secas, as frutas frescas, os vinhos e servir!

Bom, no meu caso, eu gosto de preparar algumas surpresinhas e então vou pra cozinha sim, mas como todas as receitas que sigo são bem práticas, nunca tenho muito trabalho. Dessa vez, pretendo fazer uma geleia de figo, um trio de queijos de cabra envoltos em diferentes temperos e, para a sobremesa, brigadeiros Romeu & Julieta (queijo com goiabada).

Como adoro complementar a decoração das minhas festas temáticas com material impresso, resolvi reeditar o kit digital QUEIJOS E VINHOS P&B que elaborei no ano passado e cujas fotos vocês podem rever AQUI. Para ficar diferente, criei quatro novas opções de cor usando a mesma base (kit digital QUEIJOS & VINHOS DE OUTONO), que vocês podem conferir a seguir:

 

VINHO

queijosevinhosvinho545queijosevinhosgiz2545

 

AZUL

queijosevinhosazul545queijosevinhosgiz2545

 

ROXO

queijosevinhosgiz545queijosevinhosgiz2545

 

VERDE

queijosevinhosgiz545queijosevinhosgiz2545

Para esse encontro, optei por usar o material de tom vinho e, além dos novos kits, elaborei um trio de posters com frases sobre vinho.

DSC_1389

Poster digital em JPG e PDF no formato A3 em 3 modelos nas cores vinho, azul, roxo ou verde.

vinho545azul545roxo545verde545

Escolhi uma das frases, imprimi o poster no formato A3 (29, 7 cm x 42 cm) e encaixei-o numa tela com moldura que eu tinha em casa. Desse modo, criei um ponto focal no buffet onde vou servir os comes & bebes.

DSC_1351

Decorei o espaço de forma bem rústica, escolhendo tábuas de madeira para os queijos e cestas de palha para os pães e torradinhas. Confesso que precisei arrumar um pouco esse cantinho antes de fotografá-lo, já que normalmente espalho um monte de papéis com os nomes de cada coisa que pretendo servir. É uma espécie de “cola” para que eu possa me lembrar onde devo colocar cada petisco.

DSC_1418

Preciso confessar outra coisa: além de estar com saudades de preparar uma degustação de queijos & vinhos, minha outra motivação para essa festa foi aproveitar a oportunidade pra fazer a estreia desse bowl de madeira que comprei na Feira do Largo da Ordem numa recente viagem a Curitiba-PR. Foi uma peça pela qual me apaixonei à primeira vista! Embaixo dela está gravado o nome do artesão (Antonio Cielo) e o tipo de madeira usado (plátano). Na verdade, eu fiquei encantada com umas cinco peças, mas não dava pra trazer todas e então escolhi a que mais me agradou pelo formato, tamanho, cor e desenhos naturais da madeira. Na festa ela vai abrigar uma baguete fatiada, mas no dia a dia pretendo usá-la na decoração da sala.

DSC_0260aDSC_0374DSC_0395

Fonte: http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2014/12/como-incrementar-uma-degustacao-de.html

Para me ajudar a pensar na lista de queijos e acompanhamentos, recorri ao post que publiquei em dezembro do ano passado, intitulado “Como incrementar uma degustação de queijos”, no qual fiz uma seleção de tudo o que se pode servir para tornar a experiência mais interessante.

Os três links a seguir referem-se a outras degustações de Queijos & Vinhos que organizei em casa:

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/search/label/Queijos%20e%20Vinhos%20PB

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/search/label/Queijos%20e%20Vinhos

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2011/05/pao-frito-com-alho-molho-de-pepino-e.html

Para terminar esse post, compartilho com vocês algumas ideias criativas e inspiradoras que encontrei na internet recentemente.

2014-03-17-6Cheese_JennyDeMarcoPhotography

Fonte: http://www.huffingtonpost.com/the-knot/10-hot-new-wedding-food-t_b_4981802.html

Gostei da sugestão de cortar os queijos em cubinhos porque eu normalmente vejo pedaços de queijo inteiros nas tábuas. Achei essa forma de servir que dispensa facas bastante prática.

New-Years-Eve-Party-Food-Ideas-Mason-Jar-Cheese-Tasting-Tray

Fonte: http://www.thecountrychiccottage.net/2014/12/mason-jar-cheese-tasting-tray.html

Na foto acima, a mesma ideia de servir os queijos em pequenos pedaços ganha um charme informal com esses potes de vidro usados para separá-los e identificá-los.

cheese-fork-wedding-display-idea-tomkat-studio

cheese-fork-wedding-display-tomkat-studio

Fonte: http://www.thetomkatstudio.com/gorgeous-wedding-cheese-cake/

Eu me apaixonei por essa apresentação linda e super criativa! Não vou aproveitar a ideia para essa festa, mas certamente vou me inspirar em próximos eventos. Em vez dos garfos de metal, penso em usar garfinhos descartáveis coloridos… hummm, me empolguei!

wpid-3a4d1557c41b9a813740da681f1f93ff

Fonte: http://designindulgences.com/2014/12/21/holiday-entertaining-ideas-wine-and-cheese-tasting-party-part-1-of-5-series/

O que eu achei interessante na imagem acima foi a ideia de posicionar queijos e acompanhamentos em pratos altos sobrepostos. Ainda não tinha visto essa maneira de servir numa degustação.

Por hoje é só, pessoal, mas na semana que vem vou mostrar algumas peças gráficas que pretendo usar nessa festa, além de uma ou duas receitinhas.

Um grande beijo pra todos com votos de um dia saboroso!!!!

...........................................................................

Para ver todos os meus kits de festa, cartões, convites, posters, ilustrações e padronagens, visite a loja: www.coisasdabonfa.com.br

Bonfa-ass

9 comentários:

Unknown disse... [Responder comentário]

Ai eu amei o quadro. Vou imprimir um pra mim também.
Menina, que aparador mais luxo é esse?! Morri.

Beijos
http://mhilkadiniz.blogspot.com.br/

Anônimo disse... [Responder comentário]

Oi Kátia! Os novos kits ficaram lindos!

Eu adoraria fazer uma degustação em casa para amigos, mas não sou uma boa bebedora (uma taça de vinho é o meu limite, kkkk). Aprecio muito a bebida e sempre tenho algumas garrafas, mas beber mesmo muito de vez em quando, para acompanhar uma massa ou uma sobremesa mais elaborada. Mesmo assim sigo inspirada pelas suas publicações e quem sabe um dia não me arrisco?!

Estive em Curitiba recentemente também e saí dessa feirinha apaixonada pela maioria das coisas que vi. Principalmente por novidades como essa que você mostrou que não são figurinhas fáceis de se encontrar.

Beijos e ótima degustação!

Marta disse... [Responder comentário]

Vai arrasar! Adorei as frases do poster! Muito bacanas! E as peças vão ficar ainda mais charmosas com as comidas :)
Beijos

Unknown disse... [Responder comentário]

Katia, apesar de nunca ter interagido aqui no seu blog, já o acompanho há muitos anos e gosto demais do seu trabalho. Mas mais do que isso, suas composições de mesas pra festinhas são tão inspiradoras que eu passo um tempão "babando" nas suas fotos. Uma vez, até me arrisquei a fazer um jantar romântico aqui em casa e vim buscar referências aqui - nem me lembro se comentei, mas a ideia das cúpulas de papel na taça eu tirei daqui.
Enfim, toda vez que vejo seus posts de comidinha e mesa posta, tenha certeza de que eu estou aqui prestando atenção em todos os detalhes, aprendendo cada vez mais a dominar (ou tentar, pelo menos) essa arte.
Um grande beijo de uma grande fã!
Manu
www.simplichique.com.br

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Mhilka DinizObrigada, querida! O buffet/aparador é meu móvel preferido da sala! Foi uma amiga arquiteta que o projetou pra mim sob medida. Um presentão! Um beijo!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Fernanda FurtadoOi, Fernanda! A feitinha é ótima, né? Também encontrei muita coisa diferente do que se vê por aí... pensando bem, me arrependo de não ter trazido outras coisas. É bem variada e enorme, parece que não acaba nunca, rs! Ah, mas você não precisa beber muito vinho para organizar uma degustação. Perceba que eu nem falei de vinhos no post, hehe. O Marcelo é quem escolhe os vinhos enquanto me ocupo dos queijos. Eu gosto da bebida, mas não entendo muito e também não sei que tipo de vinho combina bem com que queijo. É uma oportunidade para a gente compartilhar algumas garrafas com os amigos. Um beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MartaOi, Martinha! Obrigada! As frases não são de minha autoria, no ano passado quando fiz o primeiro kit, procurei algumas frases sobre vinho na internet e encontrei essas três. Também gostei bastante e decidi usá-las. Beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Manuela LopesOi, Manuela! Que comentário mais fofo! Muito obrigada pelo carinho, elogio e pelo tempo que tirou para vir aqui e me deixar esse recado tão gostoso! Minha sexta-feira começou mais feliz! Um super beijo!

Unknown disse... [Responder comentário]


thx

كشف تسربات المياة
غسيل خزانات
شركة نظافة عامة

Related Posts with Thumbnails