quinta-feira, 9 de julho de 2015

O jantar japonês

DSC_0373

Nosso jantar romântico japonês foi uma delícia e fiquei muito feliz por ter escolhido esse tema. De todos os preparativos para a organização de uma festa, não sei dizer qual é a parte que eu mais gosto. Fico em dúvida entre o dia do evento em si ou todo o caminho entre o levantamento de ideias, a elaboração do menu e a decoração. Apesar do trabalho envolvido, fico animada durante todo o processo.

O kit digital JANTAR JAPONÊS/FESTA JAPONESA estava pronto há mais de um ano, mas eu ainda não havia tido tempo de testá-lo em uma das minhas festas. A princípio, pensei em convidar meu pequeno grupo de melhores amigos, mas o dia 1 de julho foi se aproximando e, como o Marcelo começou a gostar de comida japonesa recentemente, achei que seria uma boa ideia de tema para comemorarmos nossos dez anos de vida em comum.

DSC_0348

A minha ideia original era encomendar um daqueles barcos grandes de madeira para colocar no centro do buffet, mas como o móvel é relativamente pequeno, achei que sobraria pouco espaço para decorar. Então desisiti do barco e comecei a escolher algumas louças e acessórios que combinariam com o tema. Eu não tenho nada japonês em casa, nem pratos ou hashis decorados, copinhos para saquê, bowls para missoshiru etc. Essa poderia ser uma dificuldade, mas decidi encarar o desafio e separei louças neutras para servir os comes & bebes. Adoro improvisar!

DSC_0450

Antes de confeccionar os móbiles de flores para formar um painel na parede, posicionei todas as louças e acessórios no buffet a fim de verificar suas alturas. Em seguida, fui acrescentando os móbiles de forma que as flores que ficaram mais próximas do móvel não fossem encobertas pelas peças mais altas.

DSC_0597

Encomendei o jantar no mesmo restaurante onde peço comida japonesa de vez em quando, o VIA CHINA. Os mini cupcakes de banana são da DELI DELÍCIA e os biscoitinhos de arroz, as ervilhas crocantes com wasabi, o missoshiru, o molho shoyu, o gengibre em conserva e a pasta de wasabi são da MEI JO.

DSC_0490

Para combinar com as cores do kit digital JANTAR JAPONÊS/FESTA JAPONESA, usei louças e acessórios brancos e vermelhos.

DSC_0557

A única sobremesa do jantar ficou do lado esquerdo do buffet. Apesar de não ter a ver com o tema japonês, os mini cupcakes de banana da DELI DELÍCIA estavam bem gostosos e fresquinhos.

DSC_0562

Comprei alguns saquinhos com missoshiru desidratado na MEI JO. Bastou esquentar um pouco de água numa panela e dissolver o conteúdo dos pacotes. Para uma sopa instantânea, o resultado me surpreendeu positivamente. Um deles era de frango e o outro de legumes.

DSC_0401

Usei uma bandeja vermelha de cabeça para baixo como base para os sushis. Essa é uma peça coringa que volta e meia aparece nas festinhas lá em casa. Para agilizar o pedido no VIA CHINA e também porque eu passei a gostar de comida japonesa há pouco tempo (não sou muito conhecedora dessa culinária), escolhi o combinado de 56 peças, recomendado para duas pessoas. E aproveitei uma promoção que dava direito a mais 10 peças de Hot Philadelphia gratuitamente. Achei a quantidade perfeita para nós dois.

DSC_0695

Essa base de vidro para velas comprada na TOK & STOK virou petisqueira há muito tempo. É perfeita para servir docinhos de festa, bombons, macarons, cakepops e canapés, entre outras coisas.

DSC_0582

Uso bastante as colheres de degustação da foto acima e aproveitei a oportunidade para incorporá-las à decoração.

DSC_0420

DSC_0427

Detalhe do sushi servido nas colheres de degustação vermelhas

DSC_0550

Coloquei os pratos e os potinhos para shoyu, wasabi e gengibre na outra extremidade do buffet.

DSC_0648

Na foto acima, vocês podem ver um dos modelos das plaquinhas para identificação dos comes & bebes do kit digital JANTAR JAPONÊS/FESTA JAPONESA.

DSC_0382

Os hashis customizados (que mostrei no post sobre os preparativos para o jantar) foram colocados dentro de um pote de vidro encapado com uma das padronagens do kit.

DSC_0443

Usei um prato branco retangular para colocar o restante das peças do combinado.

DSC_0547

O vidro com molho shoyu e os potinhos com wasabi e gengibre em conserva ficaram logo atrás do prato retangular.

DSC_0707

Como base para os temperos, usei uma pequena tábua de madeira que veio com sabonetes artesanais, presente de um amiga. Já que eu adoro reciclar objetos, achei que ela poderia servir eventualmente como petisqueira.

DSC_0658

Nos bowls vermelhos, coloquei ervilhas crocantes com wasabi e um mix de biscoitos de arroz (comprados na MEI JO) para beliscar antes do jantar.

DSC_0564

Sendo assim, nosso jantar romântico japonês funcionou no mesmo esquema “self-service” que o JANTAR ROMÂNTICO INDIANO do ano passado.

DSC_0736

Eu quase não tirei fotos da mesa de jantar porque ela ficou bem simples. Basicamente, usei esse arranjo de sakura (a flor-símbolo do Japão) num vaso vermelho e acrescentei pratos, hashis, porta-copos, velas e um potinho de madeira com um biscoito de arroz apimentado (okaki) diferente do que eu coloquei no buffet.

DSC_0776

Na foto acima, vocês podem ver o detalhe do prato com hashis, o pássaro de origami (tsuru) feito pela minha amiga Mari Sawamura e o pote com biscoitinhos. Para beber, preparei uma caipirinha de saquê com lichia, cuja receita compartilhei AQUI.

E isso é tudo, pessoal! Acho que a próxima festa vai demorar um pouco a acontecer por conta de uma série de compromissos agendados até o final de agosto, mas vou torcer pro tempo colaborar a fim de que eu possa colocar algumas ideias em prática antes disso.

Um grande beijo pra todos com votos de um final de semana romântico!!!!

Bonfa-ass

16 comentários:

Patricia Merella disse... [Responder comentário]

Uma linda produção Katinha,parabéns você
acerta sempre,amei todos os detalhes,der um
abraço em Marcelo,beijinhos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Patricia MerellaMuito obrigada, querida Patricia! Foi uma delícia decorar esse jantar num tema tão diferente dos que eu normalmente preparo! Fico feliz que tenha gostado da produção, rs! Um beijão!

Unknown disse... [Responder comentário]

Genteeee Eu estava louca para ver o Gran Final amor.
Estou acompanhado a montagem desse jantar no insta. E ficou tão apaixonante.
Todos os detalhes calculados com o carinho.
Amei a montagem, tudo ♥
O maridão deve ter ficado todo bobo né?
Beijos
http://mhilkadiniz.blogspot.com.br/

Anônimo disse... [Responder comentário]

Bom dia Katia,

É a segunda vez que comento o seu cantinho maravilhoso...
Sou uma leitora portuguesa, mas vivo na Suiça!!!!

Gostava de saber se você vende os seus produtos la lojinha da Bonfa para a suiça, e a tabela dos preços traduzidos en francos suiços por favor.


Obrigada pela atençao!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@BonvinOi, querida! Muito obrigada pelo comentário e pelo carinho! Seja sempre muito bem-vinda! Você pode comprar meus kits digitais aí na Suíça sim. Basta selecionar o pagamento pelo PAYPAL e acho que eles mesmos convertem o valor para francos suíços. Um beijão e tenha um lindo dia!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Mhilka DinizOi, Mhilka! Muito obrigada pelos elogios! Foi uma noite bem legal! O maridão gostou sim, ele gosta dessas minhas "surpresas", rs! Um beijão!

Ana Maria Braga disse... [Responder comentário]

Oi, Katia, sua festinha a dois ficou muito legal.
Gosto de ler os detalhes da montagem e o aproveitamento de objetos comprados ou ganhos para outros fins.
Como vc. consegue fazer susrpresa para o marido, se começa a montar tudo com antecedencia?
Ou ele só vê a decoração e os quitutes ficam como surpresas?!!
Obrigada por compartilhar.
Bjs

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Ana Maria BragaObrigada, Ana! Dessa vez tive que improvisar mesmo porque não tenho nenhuma peça japonesa, rs! Ah, a surpresa foi só o menu porque já estava tudo decorado há uma semana, rs! Um beijão!

César disse... [Responder comentário]

Oi Katia
Parabéns por tudo o que vejo por aqui. É de uma riqueza de detalhes insuperável. Fico só pensando como sua imaginação é fértil, impressionante!!! Gostaria que você começasse a pensar em duas festas brasileiras: uma feijoada e um belo churrasco, ambas para uma família mais ou menos numerosa, tipo 15 a 20 pessoas. Acho que você faria sucesso com essas reuniões.
Um abraço e continue a nos brindar
Antônio César

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@CésarOi, César! Muito obrigada pelo comentário e pelos elogios! Oba, adorei os temas que você sugeriu! Já fiz uma feijoada no meu aniversário há alguns anos na casa dos meus pais, mas na época não decorei nada. Taí uma boa ideia para o ano que vem! Obrigada pelas dicas! Um beijo e seja sempre muito bem-vindo!

Casadíssima disse... [Responder comentário]

Impecável como sempre! Você é uma inspiração pra mim! Me apaixonei por esse kit, pena não gostarmos de comida japonesa aqui em casa!
Beijos e parabéns pelos 10 anos!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Mônica ZóiaMuito obrigada, Monica!!!! Ih, menina, a gente também não é muito fã de comida japonesa não, rs! O Marcelo começou a gostar há pouco tempo e eu também gosto de vez em quando, mas prefiro outras culinárias asiáticas. A indiana e a tailandesa são minhas preferidas, mas volta e meia um japinha leve cai bem! Beijão!

Marta disse... [Responder comentário]

Adoro comida janonesa!!!! A decoração ficou super fofa!!!!! Beijos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MartaObrigada, Martinha! Beijão e ótimo final de semana!

Simone Scharamm disse... [Responder comentário]

Ah, ficou tudo perfeito, amiga!!! Muita fofura pra uma festa só!!! O legal é que você conseguiu uma decoração tão diferente de qualquer festa japonesa que eu já tenha visto...ficou uma festa japonesa-romântica-chic-fofa!!! Muito linda!!!
Aqui em casa as meninas adoram a culinária japonesa, eu gosto só de algumas coisas, mas acho o visual lindíssimo,rs, e o marido é o mais difícil de convencer,rsrs. Beijo grande!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Simone ScharammOi, Simone! Puxa, fique super feliz com seu elogio! Muito obrigada! Eu também gosto mais da estética da culinária japonesa do que do sabor, hehe! As comidinhas são muito fofas!!!!! Um super beijo!

Related Posts with Thumbnails