quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

A Festa do Natal Brasileiro

DSC_0394
DSC_0338
DSC_0471
DSC_0082
DSC_0179
DSC_0428
 
Bom dia, pessoal! Conforme prometido, hoje vim compartilhar com vocês as fotos da FESTA DO NATAL BRASILEIRO, a última do ano. Uma leitora do blog me perguntou, via Fanpage do Facebook, se eu montava a mesma festa duas vezes e como eu conservava os comes & bebes até o Natal propriamente dito. Como pode ser a dúvida de outras leitoras, decidi responder também por aqui. Não monto a mesma festa novamente, o que faço é antecipar a comemoração do Natal, entre outros eventos, por uma questão de conveniência e logística. Quando as festas de fim de ano caem no meio da semana e é possível emendar com o final de semana, eu prefiro viajar e por isso as confraternizações acontecem antes da data oficial.

O menu de aperitivos e sobremesas que elaborei para a festa foi o seguinte:
  • Salpicão de frango
  • Batata calabresa
  • Sanduíche bicolor de creme de milho e creme de manjericão
  • Camembert com geleia de kiwi
  • Vol-au-vent de queijo de cabra com azeitonas verdes
  • Queijo holandês com pesto e provolone em cubinhos
  • Pesto alla Genovese
  • Queijo de cabra temperado
  • Geleia de manga com cardamono
  • Brigadeiro de milho verde com coco
  • Brigadeiro de limão
  • Cupcake de banana
Como vocês podem notar, escolhi propositalmente comidinhas verdes e amarelas para combinar com a decoração e com o material do kit digital NATAL BRASILEIRO.
O buffet ganhou as cores da bandeira brasileira e os toppers, plaquinhas e padronagens do kit deixaram esse espaço mais vivo e alegre.
Tenho usado bastante a petisqueira dupla com dois pratos de porcelana e base de metal, emprestada pela minha mãe em setembro e nunca mais devolvida, rs. Foi um presente da minha irmã que mora nos EUA, comprada numa loja que adoro, a CRATE & BARREL. Ela é ótima para espaços pequenos e possui um design neutro que dá impressão de leveza, apesar de ser uma peça razoavelmente grande. Na base da petisqueira, servi sanduíches com duas camadas de recheios (pastinha de milho e pastinha de manjericão) cujas receitas mostrei AQUI. O prato superior foi reservado para as batatas calabresas.
Comprei as batatas calabresas prontas no HORTIFRUTI, mas não gostei do sabor. Achei que estavam extremamente avinagradas e eu prefiro as receitas que não levam vinagre. Infelizmente não tive tempo de experimentá-las antes de servir, mas da próxima vez, eu mesma vou preparar as batatinhas. Posicionei dois potinhos no meio do prato, um com molho de pequi e pimenta e outro com azeite, alho e pimenta calabresa.
Coloquei os cubinhos de queijo holandês com pesto (comprei no PÃO DE AÇÚCAR) e provolone defumado numa petisqueira de vidro para realçar os tons verde e amarelo dos petiscos, colorindo ainda mais o buffet.
Os vol-au-vents de azeitonas verdes com queijo de cabra foram bem fáceis de fazer porque comprei todos os ingredientes prontos, incluindo a massinha folhada da marca FARINHA MÁGICA. O antepasto de azeitonas é da marca PAGANINI e foi aprovadíssimo. Leva também alcaparras, alho, vinagre e salsa.
Enfileirei três tacinhas de vidro atrás da petisqueira com os vol-au-vents e nelas coloquei geleia de manga com cardamono (ARMAZÉM DA VILA), queijo de cabra temperado e pesto alla genovese (PAGANINI).
Preenchi o bowl de madeira com torradinhas e barquetes que serviram como base para as pastinhas e o salpicão.
O salpicão foi comprado na DÉPANNEUR e estava bem temperado e saboroso.
Escolhi as barquetes pensando em recheá-las com o salpicão, que também poderia ser misturado com o pesto, o queijo de cabra e a geleia de manga. Experimentei as três combinações e aprovei todas! A vantagem de disponibilizar as barquetes vazias em vez de servi-las prontas é que a massinha não amolece com a umidade do recheio, além de que eu acho divertido deixar os convidados se servirem na hora, testando diferentes misturas por conta própria.
Camembert ou brie com geleia é uma combinação deliciosa que sempre agrada aos meus convidados. A geleia que escolhi dessa vez foi a de kiwi da CASA MADEIRA e, para acompanhar, crackers de arroz da marca KALASSI.
Para adoçar a festa, tivemos cupcakes de banana da delicatessen DELI DELÍCIA e brigadeiros de limão e de milho verde com coco, cujas receitas compartilhei no post anterior.
O buffet decorado para o nosso Natal Brasileiro
Apelidei o drink que servi na festa de “Brasileirinho”. Para criar esse efeito bifásico, preenchi as taças com suco de laranja e depois fui despejando licor Blue Curaçao bem devagarinho a fim de que o líquido azul acumulasse no fundo do recipiente. Para incrementar a bebida, sugiro acrescentar uma dose de vodka e um pouco de club soda ou refrigerante de limão, além do gelo.
E assim terminou a última festa do ano com votos de que 2016 seja próspero e generoso!!!!
 
Um grande beijo pra todos e ótimo final de semana!

12 comentários:

Simone Scharamm disse... [Responder comentário]

Amiga, esse drink ficou incrível! Aliás, a festa toda ficou fantástica! Fechou o ano com perfeição!!!♥
Olha, essa petisqueira da sua mãe é maravilhosa! Eu também não devolveria, rsrs. Linda demais!!!♥ A ideia de deixar as barquetes vazias é muito boa. Solução inteligente. Fiquei curiosa de saber o que vc usou como base para a tábua redonda com o camembert. Pote de vidro forrado? Achei genial!!! Para 2016, espero que bata novo recorde e consiga produzir muito mais festinhas lindas como essa! E eu espero estar em pelo menos uma delas. Nosso amado "Chá".
Beijos, querida!♥♥

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Simone ScharammMuito obrigada, amiga querida!!!! Fico feliz que tenha gostado dessa produção! Eu estava animadíssima pra colocar a ideia em prática desde que pensei nesse tema diferente para o Natal. Sim, a base do prato de madeira é mesmo um vidro forrado com uma das padronagens do kit. A ideia das barquetes é do meu pai ou, pelo menos, a primeira vez que vi foi num jantar que ele organizou. Ele colocou camarão com catupiry num bowl redondo transparente e deixou as barquetes em outro recipiente para que as pessoas pudessem montar seus canapés na hora. Ih, menina, esse ano foi meu record de festas... será que 2016 será mais produtivo? Eu adoraria, mas não sei se será viável, rs! Um super beijo e até breve!!!!

Bell disse... [Responder comentário]

Td tão lindo!!

bjokas =)

Mirna - Coisas do Rei Arthur disse... [Responder comentário]

Maravilhosa como sempre! Q delicia deve ser poder conviver com vc, uma pessoa de um astral fantástico, sempre comemorando a vida e os amigos queridos. Vc é especial, Kátia! Seu sorriso e seu olhar transmitem alegria de viver.
Parabéns, te desejo um abençoado Natal e um 2016 repleto de comemorações, brindes e ideias maravilhosamente possiveis.
Muita inspiração para que vc continue nos encantando com seu blog.
Bj e minha admiração como profissional e como anfitriã.
Mirna Augusto

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@BellMuito obrigada, Bell! Beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Mirna - Coisas do Rei ArthurOi, Mirna!!! Muito obrigada pelo carinho e elogio! Que comentário mais fofo, vc fez meu dia mais feliz! Obrigada mesmo! Que 2016 seja um ano bastante generoso! Beijão!

Marta disse... [Responder comentário]

Que lindo e que delicia!!!! Katita, onde vc compra essas torradinhas de arroz? Comi naquele nosso encontro e amei!!!
Beijos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MartaObrigada, Martinha! Tenho visto essas torradinhas direto no Hortifruti, Pão de Açúcar, na Dépanneur e até numa farmácia aqui perto de casa, rs! Tem de vários sabores e os que eu mais gosto são o neutro e o sweet chili. Um beijão!

Unknown disse... [Responder comentário]

Delicia de festa, já vou levar a idéia das barquetes vazio para o nosso Natal.
Lindaa festa.
Parabéns



Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Sandra Dias. InterioresMuito obrigada, Sandra!!!! Essa ideia foi do meu pai, também adorei e imitei, rs! Dá pra fazer vários recheios diferentes e deixar os convidados escolherem como preferem montar suas barquetes. Beijão e boas festas!!!!

Maria disse... [Responder comentário]

Arrasou! Adorei o brigadeiro de milho. qualquer dia vou fazer para experimentar. Adorei as barquetes vazias. Tudo estava muito lindo. Parabens. Feliz Natal para a familia.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MariaOi, Maria! Muito obrigada, fico feliz que tenha gostado!!!! Beijão!

Related Posts with Thumbnails