sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Os preparativos para o Natal Brasileiro – Parte II

DSC_0630

A FESTA DO NATAL BRASILEIRO, que aconteceu ontem lá em casa, foi a maneira que encontrei de desejar aos meus melhores amigos um Feliz Natal e um Ano Novo mais próspero, mais otimista e menos turbulento para o nosso país. Conforme comentei no primeiro post sobre essa festa, gosto de variar os temas dos eventos que organizo e em 2015, com a crise pela qual estamos passando, achei que o Natal “verde e amarelo” seria uma forma de demonstrar que ainda acredito no nosso potencial e estou na torcida por um futuro melhor para o Brasil. Dito isto, hoje vim compartilhar com vocês os preparativos para a festa e algumas receitinhas.

DSC_0814

Abri esse post com a foto de um taçajur, que é uma luminária formada por uma taça de vinho, uma pequena vela para réchaud e uma cúpula de papel. Para acomodar melhor a cúpula (que está inserida numa página de formato A4 [21 cm x 29,7 cm]), recomendo usar uma taça de vinho menor do que o tamanho padrão. No kit digital NATAL BRASILEIRO há três modelos de cúpulas, uma com a ilustração dos personagens e duas com padronagens.

DSC_0553

Inseri duas ilustrações no formato 10 cm x 15 cm em porta-retratos com pé para decorar o ambiente da festa.

DSC_0543

Costumo usar essa base de acrílico transparente para colocar o menu da festa, cuja lista de comes & bebes eu geralmente digito na peça de formato A5 (14, 8 cm x 21 cm). Dessa vez, não achei necessário escrever o cardápio e então usei-a exclusivamente para fins decorativos, conforme vou mostrar no próximo post.

DSC_0709

Tive a ideia de usar essas pequenas bolas de Natal para sustentar as plaquinhas identificadoras dos belisquetes depois que vi uns marcadores de lugar nesse formato num site americano. Como não encontrei as peças por aqui, decidi improvisar. Comprei as bolas e colei um pedacinho de fita banana na base de cada uma delas. Foi ideia da minha amiga Milena Orlando, a quem pedi uma sugestão de como eu poderia colocá-las em pé. Deu super certo! Colei as plaquinhas nas extremidades das bolas com Super Bonder.

DSC_0747

Toppers redondos com 6,3 cm de diâmetro

DSC_0758

Mini toppers redondos com 5 cm de diâmetro

No kit digital NATAL BRASILEIRO há dois modelos de toppers com 6,3 cm de diâmetro e três modelos de toppers com 5 cm de diâmetro, que podem ser usados para decorar cupcakes e docinhos ou como adesivos para pirulitos/latinhas de metal ou como peças para móbile, entre tantas outras possibilidades.

DSC_0723

Os wrappers para cupcakes têm duas padronagens em dois tamanhos.

DSC_0811

Fiz seis modelos de mini cones para balas, doces, biscoitos, mix de frutas secas, cerejas, castanhas, amendoim, pipoca, algodão doce, minipretzels etc.

DSC_0819

As forminhas para docinhos têm duas padronagens.

DSC_0638

DSC_0770

As bandeirinhas do kit digital NATAL BRASILEIRO têm frente e verso e podem ser usadas para decorar canudos e/ou palitinhos para petiscos.

DSC_0673

As bolas de papel podem enfeitar a árvore de Natal. Basta fazer um furinho na extremidade das peças e pendurá-las nos galhos com uma fita. O objetivo é escrever no verso seus desejos para a família e os amigos e torcer para que sejam realizados em breve!

DSC_0681

Assim como na FESTA DE INVERNO, preparei etiquetas redondas com 12 cm de diâmetro para as “geladinhas” (quentinhas redondas feitas de isopor), a fim de que os convidados pudessem levar pra casa cupcakes, docinhos e outras guloseimas que porventura não fossem consumidas no dia da festa, evitando assim o desperdício.

DSC_0686

Incluí no kit quatro modelos de etiquetas “De/Para” para serem encaixadas nas garrafas de vinho a serem presenteadas. Não coloquei um campo de texto editável nas etiquetas porque acho que fica mais charmoso e menos impessoal escrever os nomes à mão livre. Na etiqueta azul escura, o ideal é usar uma caneta com tinta branca.

DSC_0718

Além das etiquetas específicas para as garrafas de vinho, também inseri no kit esses modelos “genéricos” para prender nas outras embalagens de presentes.

DSC_0650

Gosto de presentear os amigos amantes de vinhos com uma ou duas garrafas no Natal, aproveitando as promoções que são comuns nessa época do ano. Por isso comprei as sacolas da foto acima, próprias para essa finalidade.

DSC_0563

Usei uma das padronagens do kit para encapar esse copo de vidro que abrigou grissinis no dia da festa.

DSC_0583

Eu sempre me preocupo em mesclar peças com alturas diferentes no buffet a fim de obter um resultado equiliibrado e harmonioso. E também gosto de testar as louças e acessórios em posições que não sejam as mais usuais. Foi o que fiz com esse pote de vidro que forrei com uma das padronagens do kit e usei como base para a tábua redonda na qual servi um pedaço de camembert com geleia de kiwi.

DSC_0825

Eu demoro, no mínimo, duas semanas para organizar uma festa em casa porque gosto de pensar com calma na decoração e no menu antes de partir para a impressão e montagem da papelaria. Algumas vezes eu escolho as louças antes de preparar o cardápio e só depois penso no que posso servir em cada uma delas. Foi assim nesse caso. Eu queria usar as cores da bandeira brasileira no buffet, mas não tinha muitas peças nesses tons. Então comecei por cobrir o móvel com uma toalha azul royal que eu já tinha em casa. Em seguida, separei todas as minhas bolas de Natal douradas e verdes para poder elaborar uma decoração “flutuante” acima desse espaço.

DSC_0826

Amarrei um pedaço de nylon nas bolas e fui posicionando uma de cada vez acima do buffet, colando a extremidade dos fios no teto da sala com fita crepe. O efeito ficou bem semelhante ao que eu havia imaginado e, apesar de dar um certo trabalho, achei que o resultado fez o esforço valer a pena.

DSC_0831

A princípio eu havia separado somente louças brancas, mas achei o resultado meio “frio” e comecei a acrescentar algumas peças coloridas e outras de madeira para dar uma aquecida no visual. A madeira produziu uma sensação de aconchego e a petisqueira no formato de caixinha de ovos amarela, assim como as colheres e potinhos verde e amarelo deixaram o ambiente mais alegre e “vivo”.

No próximo post sobre a festa, vou mostrar a vocês como ficou o buffet pronto com os petiscos e listar o menu de comes & bebes. Por enquanto, compartilho aqui algumas receitinhas que preparei especialmente para o evento.

 

Receitas

Fiz sanduíches bicolores usando pão de forma sem casca com duas pastinhas: manjericão e milho.

PASTINHA DE MANJERICÃO

Ingredientes

  • Folhas de manjericão
  • Meia ricota
  • Meia embalagem de iogurte natural integral
  • 5 castanhas do Pará
  • 1 dente de alho
  • Azeite a gosto
  • Sal a gosto

DSC_0913

Modo de preparo

Coloque tudo no liquidificador ou processador e misture bem até obter uma pasta homogênea. Eu não indiquei a quantidade de folhas de manjericão na receita porque fui colocando aos poucos, até obter o tom de verde desejado.

*Fonte original da receita: http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2014/04/receitinhas-para-festa-da-copa-torta.html

 

PASTINHA DE MILHO

Ingredientes

  • 1 lata de milho
  • Meia ricota
  • Meia embalagem de iogurte natural integral
  • Azeite a gosto
  • Sal a gosto

DSC_0902

Modo de preparo

Remova a água da lata de milho e coloque todos os ingredientes no liquidificador ou processador. Misture bem até obter uma pasta homogênea.

*Fonte original da receita: http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2014/04/receitinhas-para-festa-da-copa-torta.html

Para a sobremesa, além dos cupcakes de banana comprados prontos, preparei dois brigadeiros, um verde e outro amarelo.

 

BRIGADEIRO DE LIMÃO

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher (sopa) de margarina
  • 2 colheres (sopa) de gelatina sabor limão
  • 3 colheres (sopa) de raspas de casca de limão

DSC_0849

Modo de preparo

Leve ao fogo médio o leite condensado, a margarina e a gelatina de limão. Misture bem. Cozinhe mexendo sem parar até que comece a desgrudar da panela. Retire do fogo e deixe esfriar. Unte as mãos com margarina e enrole fazendo bolinhas. Em seguida, envolva as bolinhas com as raspas de limão.

*Fonte original da receita: http://www.ciadagula.com.br/brigadeiro-uma-maravilha-nacional/

 

BRIGADEIRO DE MILHO VERDE COM COCO

Ingredientes
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de milho verde, sem água
  • 50 g de coco ralado
  • 1 colher (sopa) de margarina sem sal

DSC_0878

Modo de preparo

Bata no liquidificador o leite condensado, o milho verde escorrido e o coco ralado. Leve a mistura ao fogo com a margarina. Mexa até desprender da panela ou até obter o ponto de brigadeiro normal. Depois, deixe esfriar. Modele os brigadeiros e passe no coco ralado.

*Fonte original da receita: http://mdemulher.abril.com.br/receitas/soueu/brigadeiro-de-milho-verde

……………………………………………………………………………………………………

Antes de terminar esse post, gostaria de deixar um recado importante pra vocês. Esse ano perdi a Black Friday. Não comprei nada e nem ofereci descontos na loja, mas hoje vou me redimir com a promoção NATAL BRASILEIRO!

banner

De hoje, dia 11/12/15 até terça-feira, dia 15/12/15, toda a loja estará com 50% de desconto! Aproveite porque são poucos dias e o tempo voa! Para ver todos os meus kits de festa, cartões, convites, posters, ilustrações e padronagens, visite a loja:

assinaturablog

www.coisasdabonfa.com.br

Um grande beijo pra todos com votos de um final de semana promissor!!!!

Bonfa-ass

7 comentários:

Marta disse... [Responder comentário]

Ficou lindo Katita! Adorei as receitas das pastinhas!!!!
Beijos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MartaObrigada, Martinha! As pastinhas ficaram ótimas! Leves e saudáveis! Bjs!

Unknown disse... [Responder comentário]

Ficou lindo!
Como você pendurou as bolinhas de natal no teto????

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Sonia limaObrigada, Sonia! Fico feliz que tenha gostado. Descrevi no texto, logo abaixo das fotos do buffet, como fiz o móbile. Beijão!

Unknown disse... [Responder comentário]

Amei a sugestão de um Natal bem brasileiro! Essa é a minha época favorita do ano e faço o possível para que seja bem especial, principalmente agora que tenho um pequeno de 3 anos. Mas confesso que me incomoda um Natal repleto de elementos que não são locais como: neve, cristais de gelo, bonecos de neve, renas e um papai noel todo emcapotado, coitado, rs!

Seu buffet ficou lindamente decorado e eu amo as suas receitinhas de brigadeiros dos mais variados sabores!!!

Beijos, querida!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Fernanda FurtadoOi, Fernanda! Muito obrigada pela mensagem! Fico feliz que tenha gostado dessa ideia! Assim como vc, também tenho me sentido incomodada com esses elementos importados que nada tem a ver com a nossa realidade. Foi por isso que decidi inovar nos dois últimos anos. Já passei o Natal ou as vésperas dele no hemisfério norte e a sensação é bem diferente. A decoração natalina tradicional com neve e o papai Noel todo encasacado fazem total sentido, mas aqui eu acho que uma adaptação é mais interessante. Vou pensar em algo diferente para 2016! Um super beijo e boas festas!

Unknown disse... [Responder comentário]

Lindo seu trabalho, muito criativo.Onde vc comprou esses porta retratos com pé? Não consigo achar.

Related Posts with Thumbnails