segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Batatas Hasselback

DSC_0964

Lembram do post com ideias e sugestões para um Churrasco de Dia dos Pais que publiquei há algumas semanas? Uma das receitas que compartilhei foi a da Batata Hasselback, que me conquistou pela aparência apetitosa. Finalmente tive tempo de testá-la, misturei algumas referências que encontrei na internet e desenvolvi a minha própria versão, que vocês podem conferir a seguir.

DSC_0904

Ingredientes*:

  • Quatro batatas grandes e uniformes
  • Queijo parmesão ralado
  • 6 colheres de sopa de azeite
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • Alecrim fresco
  • Suco de um limão
  • 4 dentes de alho
  • Sal marinho defumado a gosto
  • Pimenta do reino a gosto
*Referências:
http://panelaterapia.com/2013/12/batata-hasselback-com-azeite-e-alecri.html
http://www.ideiasereceitas.com/batatas-hasselback-com-alho-limao-e-alecrim/

DSC_0921

Modo de preparo:

A maior parte das receitas que pesquisei não indicava cozinhar as batatas antes de levá-las ao forno, mas vi que algumas pessoas utilizaram esse recurso para ganhar tempo. Como gosto de receitas práticas e rápidas, segui a sugestão. Então lavei bem as batatas e coloquei-as numa panela com água e sal (não retire a casca!). Deixei cozinhando por uns 15 minutos, depois apaguei o fogo, enxuguei os legumes, cortei um pedaço da base de cada batata para ganhar estabilidade e fiz uma série de pequenos cortes transversais, tendo o cuidado de não cortar até o final para que elas não desmontassem.

Enquanto as batatas cozinhavam, preparei o molho. Misturei numa tigela o azeite, a manteiga, o alho espremido, o suco de limão, o alecrim, o sal e a pimenta. Levei ao microondas por 30 segundos, mexi bem e voltei por mais 30 segundos. Depois de cortar as batatas, esfreguei metade dessa mistura em cada uma delas, abrindo um pouco os cortes para que o tempero penetrasse bem.

Levei as batatas temperadas ao forno pré-aquecido em 250 graus por meia hora numa assadeira forrada de papel alumínio untado com azeite. Em seguida, retirei-as do forno e cobri com a outra metade do molho, repetindo o processo de abrir os cortes para facilitar a absorção do tempero. Levei ao forno por mais 30 minutos, até que as batatas formassem uma casquinha crocante. Por último, salpiquei o parmesão por cima de tudo e voltei com as batatas para o forno por mais 15-20 minutos até o queijo derreter.

DSC_0986

Observações importantes:

O tempo de preparo depende muito da potência de cada forno. O meu, além de ser simples, já passou do décimo aniversário. Por isso resolvi cozinhar um pouco as batatas antes de assá-las, senão elas levariam mais de duas horas até ficarem prontas.

O ideal seria que eu tivesse deixado as batatas assando por um pouco mais de tempo a fim de que as fatias abrissem e ficassem com as bordas bem tostadinhas. A apresentação das minhas batatas não ficou como eu esperava, mas posso garantir que o sabor agradou demais!!! Ficaram super macias por dentro e com a base e as extremidades bem crocantes. Uma delícia que pretendo repetir no futuro, especialmente para acompanhar pratos de carne vermelha ou salmão.

Um grande beijo pra todos com votos de uma semana deliciosa!!!!

Bonfa-ass

8 comentários:

Bell disse... [Responder comentário]

Que deliciaaa

bjokas =)

Mari Bastos disse... [Responder comentário]

Sou louca p fazer essa batata! Agora tomei coragem! Adorei as dicas!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@BellBell, fica muito bom mesmo e você pode variar o tempero com sálvia, tomilho, orégano, cebola picadinha etc. Beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Mari BastosQue legal, Mari! Experimenta sim! Tudo o que eu faço na cozinha é bem fácil! Super beijo!

Anônimo disse... [Responder comentário]

Katinhaaaaaaaaaaa, que espetáculo de receita! Amei essas batatas Hasselback. Quero experimentar as soon as possible. E o corte das lâminas? Que simetria! Ficaram lindas: coradas e apetitosas. Amei! Beijos!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Executiva de PanelaPaula, faz sim!!! Fica uma delícia como acompanhamento! Demora um pouco a ficar pronta, mas vale a pena! Fiz outro dia com batata doce, sem cozinhar antes, e ficou uma maravilha também! Beijão!

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse... [Responder comentário]

Katia, seu blog está uma delicia.

Olha eu já fiz essas batatas vou te dizer um segredo: o tempo de assadura é o mesmo. Mesmo que vc tenha cozinhado-as na panela de pressão, o tempo é o mesmo. Pode fazer sem medo direto no forno.
Toda batata no forno precisa de 1 hora à 1:15 minutos. Elas ficam maravilhosas.
Outro tipo de receita com batatas que dá super certo e fica uma delícia e crocante, é essa receita neste link:http://blog.veganana.com.br/2016/07/batatas-amassadas.html

Nós estivemos no Rio pela passagem da Olimpiada, mas nao deu tempo de ver os amigos só os parentes. Da próxima vez será menos corrido.

Beijos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Georgia AegerterOi, Georgia! Muito obrigada! Pois é, fiz com batata doce na semana seguinte e realmente ficou o mesmo tempo no forno. Vou agora mesmo ver seu link, adoro batata de qualquer maneira!!!! Ah, pena que sua visita foi rápida, ficaria tão feliz de te conhecer pessoalmente!!!! Super beijo!

Related Posts with Thumbnails