segunda-feira, 16 de julho de 2018

Babaganoush, um delicioso antepasto de berinjela defumada

p

Outro dia experimentei um babaganoush delicioso na casa da minha irmã. Ela havia encomendado o antepasto em um restaurante árabe e fiquei pensando se o modo de preparo seria complicado. Como não tenho muita habilidade na cozinha, gosto de receitas simples e fáceis.

Sempre ouvi dizer que as melhores versões de babaganoush têm um sabor defumado e, pessoalmente, concordo com essa afirmação. Então fui buscar algumas receitas no Google e encontrei uma que me chamou a atenção. Vocês podem conferir a publicação original no seguinte link:

http://www.saboresdeisrael.com.br/receitas/babaganush.html

Em geral, o modo de preparo é fácil e rápido e os ingredientes não variam tanto. Mas, como gosto de testar diferentes versões para uma mesma receita, devo repetir a empreitada acrescentando temperos e alterando quantidades. A seguir, copio a versão original.

DSC_0425

Autor: Sabores de Israel

Tipo da receita: Patês

Cozinha: Israelense

Serve: 2-3

Ingredientes:

  • 2 Berinjelas
  • ⅓ copo de Tahine
  • 1 Limão siciliano
  • 2 dentes de alho amassado
  • Sal a gosto
  • Opcional - Salsa

mix

Modo de preparo:

  1. Lave as berinjelas em água. Não tire a cabeça da berinjela. Você vai precisar dela na hora de assar.
  2. Coloque papel alumínio debaixo das grades do fogão, para ajudar evitar sujeira.
  3. Coloque as berinjelas direto no fogo. A cada 1-2 minutos vire um pouco as berinjelas até, depois de mais ou menos 10 minutos, dependendo do tamanho da berinjela, toda a superfície ter ficado em contato direto com a boca do fogão. A casca vai parecer um papel queimado.
  4. Tire do fogo e deixe esfriar.
  5. Descasque as berinjelas. Tire os pedaços da casca com suas mãos. Não é importante se sobrar poucos pedaços, eles vão trazer o sabor para o babaganush.
  6. Coloque as berinjelas em uma grande tigela e misture tudo com um garfo (de mesa) grande. Misture bem até ficar homogêneo. Se sobrarem alguns pedaços maiores ou fibras, pode-se usar uma faca para cortar, dentro da tigela mesmo.
  7. Adicione a pasta de Tahine cru, suco de Limão, Alho e Sal, e continue mexendo. Mexa muito até a textura ficar bem homogênea.

DSC_0498

Segui a receita ao pé da letra, com exceção do limão*. Usei o tahiti mesmo porque já tinha em casa e fiquei com preguiça de sair para comprar o siciliano, que acho mais aromático e saboroso.

Achei a pastinha bem gostosa, mas fiquei com vontade de experimentá-la com um pouco mais de alho, pimenta do reino, azeite e hortelã. Fica para uma próxima vez!

Um grande beijo pra todos com votos de uma semana saborosa!!!

Bonfa-ass

2 comentários:

Gelia disse... [Responder comentário]

Hum Katia, acho que e uma receitinha ótima para comer com biscoito ou aqueles palitinhos ne, fiquei desejando.

Como sempre lindas fotos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Gélia CarvalhoHummm, comer com aqueles palitinhos deve ser bom mesmo, ótima ideia, Gélia!!!!! Muito obrigada, beijão!

Related Posts with Thumbnails