quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Um improvisado almoço indiano “de pacotinho” e novos usos para um velho porta-velas

Essa história começou em um domingo nublado e preguiçoso, quando o Marcelo perguntou o que eu achava de a gente finalmente experimentar a mistura indiana de Curry Madras para frango, que comprei em São Francisco, EUA. O pacotinho estava guardado na despensa desde janeiro esperando para ser utilizado. Quase fizemos isso no dia do jantar indiano que comemorou nossos seis anos de vida em comum, mas achei que essa data merecia algo  especial e preferimos encomendar uma refeição completa no ORIENTHAI.

As instruções no verso do pacote de tempero indicavam que deveríamos acrescentar frango cortado em pequenos pedaços, duas batatas, uma cebola grande, óleo e 440 ml de leite de côco.

Foi bem fácil seguir as instruções e preparar o prato, conforme vocês podem conferir a seguir:

Nosso único erro foi cozinhar as batatas antes de misturá-las com o tempero pronto. O certo seria cozinhá-las no caldo junto com o frango, conforme as instruções escritas no pacote, mas não prestamos a devida atenção a esse detalhe. Basicamente, refogamos as cebolas no óleo com o pó contido na embalagem, acrescentamos o frango e as batatas e, em seguida, deixamos a mistura ferver com o leite de côco até que a carne ficasse macia.

Na verdade, foi o Marcelo que se encarregou da comida e preparou também um arroz com especiarias para acompanhar o prato principal, enquanto eu aproveitei a oportunidade para decorar a mesa da sala no estilo indiano.

Minha primeira providência foi resgatar alguns temperos típicos de dentro da minha caixinha de madeira made in india que comprei no Duty Free do Rio há alguns anos. Em um porta-velas de réchaud meio esquecido, intercalei especiarias como cravo, canela, erva-doce, noz-moscada e pimenta-do-reino com as velas propriamente ditas.

Em seguida, separei uma toalha de mesa bordada que comprei durante a viagem à Tunísia, no norte da África, que tem tudo a ver com as cores e as padronagens típicas da Índia.

Após estender a toalha, acendi as velas e posicionei o objeto decorativo bem no centro da mesa.

Como a toalha é cheia de detalhes e já chama muita atenção por si só, decidi usar poucos acessórios, como vocês podem conferir a seguir:

Comprei esse bowl de metal indiano em São Francisco, EUA, e apresentei-o pela primeira vez no seguinte post:

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com/2011/01/comprinhas-em-sao-francisco-eua.html

Amei a peça e minha intenção era preenchê-la com água e pétalas de rosas, para que nela pudéssemos imergir nossas mãos antes da refeição. Mas, como foi um almoço improvisado, não havia flores frescas disponíveis em casa…

Então deixei-a com o pout-pourri que ela abriga no dia-a-dia, só acrescentando algumas especiarias indianas, para que os aromas exóticos tomassem conta do ambiente.

A mesa completa ficou assim: na extremidade oposta ao lugar onde posicionei o bowl de metal, coloquei a caixinha de madeira indiana recheada de temperos. Usei descansos de copos feitos de palha para manter o aspecto rústico da composição e optei por pratos na cor laranja, tom quente que lembra as especiarias e sabores da culinária indiana.

O prato principal chegou à mesa bem quentinho e exalava um aroma exótico e picante. Mas não era tão apimentado como eu havia previsto, embora eu tenha adorado o sabor do frango com condimentos, que não lembrava em nada aqueles temperos desidratados que vem nas embalagens de macarrão instantâneo, por exemplo. Não parecia artificical e poderia ter sido um prato servido em um bom restaurante especializado. Por isso, recomendo muito a marca ASIAN HOME GOURMET e temos mais dois pacotinhos de TIKKA MASALA na despensa que pretendemos experimentar em breve!!!!

E o post não termina por aqui, gente!!!! Eu sou muito inquieta e quando me empolgo com alguma coisa, fico animadíssima para colocar minhas invencionices em prática o mais rápido possível!!!!

Por esse motivo, logo após o almoço, assaltei à geladeira em busca de matérias-primas para alguns canapés/amuse bouches e pensei em duas utilizações opcionais para meu antigo porta-velas que estava esquecido no armário há algum tempo. Comprei essa peça nos EUA há uns 6 anos, mas já a vi em diferentes lojas por aqui, só não consigo me lembrar exatamente onde… Se alguém souber, pode deixar um comentário aqui? Eu adoraria comprar mais uma, pelo menos, e a seguir explico o motivo.

Coloquei um pequeno belisquete em cada um dos vãos da peça e assim revitalizei o porta-velas, transformando-o em uma base para servir entradinhas. Como só é possível servir quatro amuse bouches por vez, imaginei que se eu tivesse mais peças, poderia servir mais entradinhas dessa maneira charmosa, espalhando-as sobre a mesa.

Improvisei os belisquetes com ingredientes que eu tinha na geladeira e os da foto acima foram montados com tomate-uva cortado ao meio, queijo holandês Masdaam e manjericão (à esquerda) e morango, queijo minas padrão, pimentão amarelo, uva sem caroço e um raminho de alecrim (à direita).

À esquerda, vocês podem observar o petisco composto por queijo de cabra, salsicha aperitivo e azeitona verde; e à direita, cortei um damasco ao meio, recheando-o com queijo de cabra cremoso e três amêndoas inteiras.

Outra utilização interessante para o porta-velas é convertê-lo em um recipiente para temperos, como vocês podem observar na foto acima.

Como os vãos da peça são pequenos, não vale a pena preenchê-los com pastinhas e por isso preferi condimentos fortes geralmente usados em menor quantidade, como sal, pimenta do reino moída, molho de pimenta e mostarda picante.

Mas dá pra gente viajar e pensar em muitas outras maneiras de usar a peça, concordam? Se tiverem sugestões, fiquem à vontade para compartilhá-las aqui!!!!

Um grande beijo e um ótimo dia pra todos!!!!

Bonfa ass

37 comentários:

Paula Kasas disse... [Responder comentário]

Nossa
Essa toalha da Tunisia e maravilhosaaaa
Bjus e boa noite,
Paula Kasas

cucchiaiopieno.com.br disse... [Responder comentário]

Adoro comida indiana, pois sou fã de curry!
Amo os teus "antipasti" e só você para ter a linda ideia de usar o porta-velas para esse fim - adorei!
O Marcelo é mesmo um homem de sorte!
Bjim
Léia

Ariane disse... [Responder comentário]

Deu para sentir o cheiro daqui! ;)

Amei a decoração com cores vivas. Linda demais!

Beijos,
Ariane (Papelier)

Nathalia disse... [Responder comentário]

Katia, feliz desaniversário!!! Não consegui passar aqui para te desejar um dia lindo, mas vim hoje desejar um ANO maravilhoso para você. Porque você MERECEEEEE!!!

Agora, que escândalo de toalha é essa, menina?? Gamei!

Beijo!

Sheila Mendes disse... [Responder comentário]

Oi Kátia, bom dia!

Adorei a decoração do almoço indiano, gostei das tonalidades com cores fortes e marcantes. E que toalha linda, fiquei apaixonada.
Bjos.

Gratissima disse... [Responder comentário]

Oi Kátia!
Menina, eu fico boba em ver como você capricha nos detalhes... que mesa liiiinda!
um beijo,

Anônimo disse... [Responder comentário]

Ficou lindo seu almoço indiando!
E essa utilização do porta velas ficou muito legal!
Super bonita!

Bjos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Muito obrigada pelos comentários, meninas!!!!!! Fico feliz que tenham gostado dessa reciclagem do porta-velas! É uma das coisas que mais gosto de fazer: inventar utilidades diferentes para peças do cotidiano!

Hoje estou trabalhando muito pra compensar o dia de folga, mas valeu muito à pena me dar esse presente de aniversário!!!!!!

Amanhã respondo as mensagens de vocês e agradeço demais o carinho e as boas energias!!!!! Beijos!!!!

Jorgeane Lustosa disse... [Responder comentário]

Querida Bonfa!

Como é bom ter as suas dicas assim o meu dia fica muito mais feliz....

bjos,

Anônimo disse... [Responder comentário]

Como sempre, surpreendendo a todas nós!
Amei as suas ideias... esse prato deve ter ficado delicioso!
Ah... te vi na chamada do programa... na GNT! Não vejo a hora de ver!!! rs
Bjs, Jaque

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse... [Responder comentário]

Kátia, eu tiro o chapéu para as tuas idéias. Simples assim e bonito.

Bjao

Unknown disse... [Responder comentário]

Adoro suas dicas estou me aperfeicoando!
Valeu pelo post e as maravilhosas fotos, esão cada vez melhores. Qualquer dia abro uma revistas e vejo no rodapé da foto seu nome. Pode também investir nesta area.
Bjos

Marta disse... [Responder comentário]

Adorei a toalha e a da idéia de aproveitar o porta velas! Ficou com um visual diferente e estiloso!
Beijos

KEKA disse... [Responder comentário]

lindo como sempre!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Jaque, ainda não vi a chamada do programa no GNT, mas duas amigas já assistiram.... estou curiosa, mas no dia D vou ficar mesmo é nervosa!!!!! Um beijão, pessoal!

Ana Maria Braga disse... [Responder comentário]

Como sempre tudo muito caprichado e cheio de detalhes. Sua criatividade é impar. Parabéns.
Um ótimo dia. Bjs

Renata disse... [Responder comentário]

Ameeeei, sou fissurada por tudo indiano! bjos

Fla disse... [Responder comentário]

Muito legal esse tempero, vou ficar de olho pra ver se acho por lá. =)
Adoro comida indiana!
E aproveitando, parabéns atrasadinho. Saúde, alegrias e mais sucesso pra você sempre!
Beijos

Babi Mello disse... [Responder comentário]

Bonfa, achei um tudo essa decoração e fiquei super envolvida na comida hummmmm
Bjos!!!

Unknown disse... [Responder comentário]

Olá Katia

Quantas coisas lindas e deliciosas aqui!

Faça já a sua inscrição ao SORTEIO DAS PARCERIAS. Vc poderá ganhar uma joia da Designer ELIANA COLOGNESE e uma camisa da COSTUREIRA MADAME

Bjoooooooo..........................
www.amigadamoda1.com

angela disse... [Responder comentário]

esta produção ficou divina! bjs

Adriane Pinhate disse... [Responder comentário]

Nossa!!! Que coisa mais linda, e ainda vc vem dizer assim de uma maneira despretensiosa que foi um almocinho assim de repente, básico, num dia nublado?!!!
Amei!!!
A ideia do porta velas foi sensacional!

Bjao

gatodomato disse... [Responder comentário]

Bonfa
Adoro teu site, as receitinhas, os arranjos,as festas temáticas, nooooosssa, tudo maravilhoso!
Eu tenho uma caixinha indiana igual a que esta na tua mesa, comprei em Sampa,no restaurante Tandoor, quando ele tinha uma lojinha anexa.
Comprei 4 caixas de Massala indiana, coisa dos Deuses!!
A comida do Tandoor é maravilhosa e o atendimento ótimo!!

Sabrina disse... [Responder comentário]

Parabéns em dobro pra vc, pelo seu niver e pelo ótimo blog, sempre entro aqui pra ver suas dicas e adoooro... tbm gosto de fazer festinhas e receber visitas com carinho na decoracão e boa comida. qualquer dia vou comprar um dos seis kits de festinha. bj

Sandra Negrão disse... [Responder comentário]

E esse foi só o seu jantarzinho improvisado né??? nem tenho o que dizer...rsrs
Como sempre e em qualquer situação vc arrasa amiga.
Eita mulher animada...
Criatividade é tudo! Adoro tudo o que vc faz!
Beijos

Dani Sales disse... [Responder comentário]

Katia, qd vi esses kits pela net só consegui me lembrar de vc!!!!!
Ficou td muito lindo.... perfeito nos mínimos detlhes!!!!
Bjs

Dani Sales disse... [Responder comentário]

Acho que não deixei o site né?!?!?! rsrsrsr
http://www.homechefs.com.br/

Vivien Morgato : disse... [Responder comentário]

Eu adoro curry, teve uma época que era MEU PRATO PRA RECEBER AMIGOS...rs...

Gosto desse seu cuidado meticuloso na ambientação, sempre me dá a ideia de que vc se diverte muito com coisas cotidianas e me identifico com isso.(Apesar de estar há anos luz do seu bom gosto pra criar)

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Obrigada pelos comentários, pessoal!!!!! Estou super atrasá-la pra responder as mensagens de aniversário,mas agradeço demais o carinho de vocês!

Gatodomato,eu estive no Tandoor quando fui a Sampa pela primeira vez e amei o restaurante!!!! Ah,se eu soubesse que tinha uma lojinha, iria fazer a festa, rsrsrsrsrs!

Um beijão!

Maria disse... [Responder comentário]

Eu adorei o almoço. Não costumo comprar comida de pacote, já pronta mas adorei saber que vc gostou. Quando alguém experimenta é bom que que tira o receio de sabor ensacado. Gostei muito do teu porta velas e do uso que deu para eles. Quero saber de sua noite de aniversário. Conte pra gente, heim. Bjus.

She disse... [Responder comentário]

Nossa quanto capricho, adorei! Beijo, beijo!
She

vanine marinho disse... [Responder comentário]

Oi Katia !!! Acho o seu blog o máximo, ele foi o primeiro que eu comecei seguir. Quero saber quando vai ser a sua participação no Que Marravilha ? Não posso perder !!! Abraços Vanine Marinho

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Vavine, não consegui postar o comentário no seu blog, mas segue aqui:

Oi, Vanine!!!! Que fofo seu comentário lá no blog! Super obrigada!!!!!! Fico feliz que goste do meu cantinho virtual!!! Acho que o meu episódio vai ao ar no dia 15 de dezembro e é o último!!!! Já estou nervosa, vou morrer de vergonha no dia pq eu não vi nada editado, será uma surpresa!!!! Um grande beijo pra vc e muitas felicidades hj e sempre!

Tamy disse... [Responder comentário]

Você não vai acreditar que eu comprei um desses castiçais exatamente para fazer isso... hahahahah Achei fantástica essa idéia!!!! Beijos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Tamy, achei a sua cara essa forma de apresentação!!!!! E o vidro transparente não interfere na aparência dos petiscos, é neutro e deixa as comidinhas em evidência! Beijão!!!!!

wcampelo disse... [Responder comentário]

Excelente uso para aquele tecido da Tunísia, Bonfinha! A mesa ficou linda.
Ótima a ideia de novos e diferentes usos para o porta-velas.

Ana Barbosa disse... [Responder comentário]

Genteee... que coisa mais liiinda... fofo e romantico! Adoro suas decorações de mesa, me inspiram tanto... mas ainda não coloquei a mão na massa, mas logo farei. To apenas aprendendo aqui.
Parabens pelo blog é liiindo!

Related Posts with Thumbnails