segunda-feira, 10 de março de 2014

Os preparativos para o almoço havaiano na casa dos meus pais

DSC_0685

Conforme mencionei no post sobre inspirações pra uma Festa Havainana/Luau, decidi reunir a família para um almoço temático na casa dos meus pais. O responsável pela receita principal (risoto de camarão no abacaxi) foi meu pai, o especialista em frutos do mar. Eu fiquei encarregada das entradinhas e sobremesas, além da decoração.

Como éramos poucos (eu, Marcelo, meus pais, minha irmã mais nova, cunhado e sobrinha), não precisei imprimir muitos itens do kit e me limitei aos que usaria na decoração da pequena mesa colocada ao lado da piscina. Na primeira imagem desse post, vocês podem ver o menu na base de acrílico sobre duas folhas de bananeira recortadas em papel e palitinhos customizados com as bandeirinhas “Aloha” espetados na rolha de cortiça do pote que envolvi numa das padronagens do Kit digital FESTA HAVAIANA/LUAU.

DSC_0717

As bandeirinhas possuem ilustrações no verso, mas infelizmente esqueci de fotografar o outro lado. Usei os palitinhos como base para o aperitivo de uvas verdes com queijo de cabra, castanhas e mel. No próximo post compartilho a receita com vocês, OK?

DSC_0936

Preenchi as plaquinhas com os nomes dos aperitivos, prato principal e sobremesas que foram servidas no amoço havaiano.

DSC_0805

Nos porta-retratos fofos da IKEA que são meu xodó, coloquei a ilustração da mascote havaiana e levei um de cada cor pra casa dos meus pais. Foi só na hora do almoço que escolhi o tom da moldura que combinava melhor com o resto da decoração.

DSC_0765

Imprimi, recortei e montei toppers usando tanto a ilustração da boneca havaiana quanto os hibiscus vermelhos que fazem parte do kit.

DSC_0744

Como uma das sobremesas do almoço foi muffin de coco (compro pronto no HORTIFRUTI e adoro!!!!), imprimi wrappers para cupcakes em duas padronagens.

DSC_0925

O almoço havaiano aconteceu somente duas semanas depois da FESTA DE RÉVEILLON e então aproveitei a oportunidade para servir de entrada alguns grissinis que haviam sobrado nos copos de vidro envoltos em padronagens.

DSC_0831

Usei as mesmas flores de hibiscus que viraram toppers para enfeitar canudos coloridos.

DSC_0839

Eis mais um exemplo da versatilidade das flores: separei algumas pra colocar nas embalagens de lembrancinhas junto com as etiquetas de agradecimento.

DSC_0856

Pois é, gente, mesmo sendo um almoço informal em família, achei simpático oferecer uma lembrancinha pro pessoal… e foi conveniente porque sobrou muito amendoim japonês da FESTA DE RÉVEILLON, rs!

DSC_0869

Coloquei um punhado de amendoins dentro de um saquinho plástico que depois inseri numa embalagem de juta. Escolhi a juta por ser um tecido rústico que lembra palha e finalizei o mimo com a etiqueta e a flor.

DSC_0752

Recortei os coqueirinhos do kit pensando em reproduzir uma sobremesa que fiz em 2009 para a minha festa de aniversário cujo tema foi “Primavera”:

DSC02596[5]_thumb[1]

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/search/label/Festa%20da%20Primavera

Na época tive a ideia de servir ganache de chocolate (porque não sou muito fã de brigadeiro e a ganache é menos doce) em copinhos de vidro. Pra dar um acabamento lúdico e divertido à sobremesa, cobri o chocolate com confeitos verdinhos a fim de simular um gramado e depois finquei uma florzinha em cada recipiente. As flores foram feitas com papel e palitinhos de pirulito. Alguns anos mais tarde, o material que criei para o kit foi adaptado pela TUTY, da querida Thiara Ney, e está à venda nesse link:

http://www.tuty.com.br/MonteSuaFestaProduto.aspx?i=217

DSC_0551

Dessa vez, em vez dos confeitos verdes, preferi usar farofa de amendoim porque achei que areia combinaria melhor com o tema Luau. Para a ganache, só precisei de uma barra de chocolate amargo com 170g e uma lata de creme de leite.

DSC_0559

Coloquei o chocolate cortado em quadradinhos numa panela pequena com uma colher de sopa de manteiga sem sal. Antes eu derretia o chocolate em banho maria, mas com o tempo aprendi que basta ficar de olho na panela, mexendo o chocolate constantemente em fogo baixo. Acho mais prático dessa maneira. Quando o chocolate derreteu, acrescentei o creme de leite e misturei tudo até que o doce atingisse uma consistência homogênea.

DSC_0608

A receita rendeu dez copinhos, que não enchi por inteiro porque precisava deixar espaço para a farofinha de amendoim.

DSC_0628

Sendo assim, 2/3 de cada copo foi preenchido com chocolate e o restante recebeu o amendoim moído. Já vi algumas receitas parecidas que levam paçoca ou biscoito maizena triturado (tipo essa que a Mari ensinou a fazer na FESTA DE VERÃO), mas como não gosto de doces muito açucarados, preferi usar o amendoim puro.

DSC_0650

O toque final ficou a cargo dos coqueirinhos. Bastou inserir um em cada copinho para criar uma plantação de delícias!

DSC_0660

Coloquei os coqueiros nos copinhos para observar o resultado da minha invencionice e tirar algumas fotos, mas depois embalei tudo e levei à geladeira até o dia seguinte, quando aconteceu o almoço havaiano.

DSC_0952

O drink que servi no almoço ficou bem gostoso e docinho, mas como quase tudo o que eu faço na cozinha é “de olho”, infelizmente não anotei as quantidades dos ingredientes…

DSC_0961

De qualquer forma, posso dizer que o resultado agradou muito! Misturei licor Curaçao Blue com vodka, suco de abacaxi, leite de coco e leite condensado. Bati tudo no liquidificador com gelo e, em seguida, espalhei um pouco de coco ralado num prato de sobremesa a fim de dar um charme extra aos copos nos quais servi a bebida.

DSC_0993

Para conseguir esse efeito, basta molhar a borda dos copos e virá-los de cabeça para baixo no prato com coco ralado.

DSC_0837

Lembram dos canudinhos coloridos nos quais colei os hibiscus de papel?

DSC_1014

Na hora de servir o drink, inseri os canudinhos nos copos altos e a apresentação da bebida estava completa! O sabor ficou bem parecido com o da Piña Colada, até porque os ingredientes são praticamente os mesmos. Eu só precisaria substituir a vodca por rum e eliminar o Blue Curaçao. Fiquei satisfeita com essa cor levemente azulada que passa uma ideia de frescor, ideal para um dia quente de verão!

Um grande beijo pra todos e até o próximo post com as fotos do almoço e mais receitinhas!

Bonfa-ass

20 comentários:

Bell disse... [Responder comentário]

Tudo no capricho, essa festa promete.

bjokas =)

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@BellMuito obrigada, Bel! Na verdade, esse almoço já aconteceu há quase um mês, rs! Foi simples, mas da próxima vez, fiquei animada em fazer uma festa grande com esse tema! Um super beijo!

Isabella disse... [Responder comentário]

Oi Kátia, ficou um arraso esse almoço! Vc é muito caprichosa no que vc faz, parabéns!
Tenho uma dúvida: em que papel você imprime as tags? E corta com tesoura normal? Quando eu imprimo no papel adesivo, minhas tags sempre ficam com aquela pontinha branca sabe? E no papel Couché também não fica lisinho.. Me ajuda? rs
Um beijo!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@IsabellaOi, Isabella! Que bom que gostou e obrigada pelos elogios! Eu imprimo praticamente sempre no papel FILICOAT com 180gr e tudo o que eu cortei até hoje foi na mão mesmo, com tesoura. Modéstia à parte, possuo uma mão firme e meus cortes arredondados ficam legais, mas tenho dois cortadores redondos para os toppers e em dezembro comprei uma cortadora de papel profissional (SILHOUETTE CAMEO), que usei para cortar as máscaras do kit Carnaval. Estou tão cheia de trabalho que mal consegui parar para usá-la novamente, mas é perfeita para fazer qualquer tipo de corte, especialmente os cheios de detalhes. Um super beijo!

Marta disse... [Responder comentário]

Ficou super lindo e colorido!!! Adorei os docinhos!!!
Beijos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MartaMuito obrigada, Martinha! Os docinhos são super fáceis de fazer, né? Aliás, aqui só tem coisa fácil, já que meu forte não é a cozinha, hehe! Um super beijo!

Milena disse... [Responder comentário]

Eu amo esses doces da festa do seu aniversário.É um daqueles que ficam no imaginário e voltam numa outra festa,assim como você
fez!!
Estou esperando ansiosa para ver o resto pronto!
bjs

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MilenaQue legal, Mi! Acho que naquela época os doces de copinhos não eram tão populares... foi meio novidade quando fiz da primeira vez. Agora a gente já vê por toda aparte, então acho legal inovar de alguma maneira pra não ficar sempre igual. O almoço foi bem simples, o diferencial do post da semnana que vem é a receita deliciosa de risoto de camarão no abacaxi, cortesia do meu pai!!!! Um beijãi!

Unknown disse... [Responder comentário]

Mas até um almoço em família fica mais colorido com os kits Bonfa!
Quero a receita do tal camarão no abacaxi!
Menina,março e abril serão meses enrolados pra mim, mas em maio tô livre pra uma saidinha!!hehehehe..
Beijos e saudades.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Flávia MergulhãoMuito obrigada, Flavinha! A receita vai ao ar na segunda! Puxa, minhas férias são em maio... chuif! E nos dias que antecedem o período de descanso normalmente tenho mil coisas pra resolver... será que não dá pra gente se ver antes mesmo? Bjs!

Liah Souza disse... [Responder comentário]

Amei sua decoração, está tudo muito lindo; quanta ideia bacana. Você está de parabéns, a cada dia está se superando, e com certeza está enchendo seus seguidores de vontade de fazer algo tão bonito assim !!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Liah SouzaLiah, que comentário generoso! Muito obrigada pelo carinho e elogios! Um super beijo!

Aline Monteiro disse... [Responder comentário]

Olá! Ficou muito legal seu almoço!! Legal demais suas idéias e seu carinho em prepara-los..
Vc consegue me dizer aonde comprou esses porta retratos e aonde encontro esse kit digital?
Parabéns!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Aline MonteiroOi, Aline! Fico feliz que tenha gostado do almoço! Suas perguntas estão respondidas no próprio post. Beijão!

Unknown disse... [Responder comentário]

Olá Kátia, aonde eu consigo encontrar esses porta-retratos aqui no Brasil.

Obrigada.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Joice LouraOi, Joice! São muito fofos, né? Mas não sei onde vc pode encontrá-los no Brasil, eu ainda não os vi por aqui. Beijão!

Unknown disse... [Responder comentário]

Olá,boa noite!
Onde você achou a imagem dos coqueirinhos?
Queria copiar a idéia,mas não acho a imagem!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Priscila NevesOi, Priscilla! A maioria das ilustrações dos kits sou eu mesma que faço, é o caso da havaiana e do cenário desse material. Beijão!

Unknown disse... [Responder comentário]

Ah sim!
Por isso não achei!rs
Parabéns!Ficou lindo!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Priscila NevesMuito obrigada, Priscila! Beijão!

Related Posts with Thumbnails