segunda-feira, 11 de julho de 2016

Tábua de queijos, frios e outras delícias para comemorar uma data especial

DSC_0542DSC_0664

No dia 1 de julho completamos 11 anos de vida em comum. No distante ano de 2005, eu e o Marcelo juntamos as escovas de dentes e dormimos pela primeira vez no nosso apartamento. A gente nem tinha cama, havia somente um colchão no meio da sala. Foi uma época bem gostosa, estava na hora de escolher móveis, louças e acessórios para transformar aquele espaço vazio num lar. Foi só depois de sair da casa dos meus pais que descobri o quanto eu gostava de decoração e de receber os amigos para oferecer petiscos e drinks no meu próprio cantinho.

Quando lembramos que a data estava próxima, pensei logo em sair pra jantar num restaurante legal, mas o Marcelo sugeriu que ficássemos em casa e preparássemos um fondue. Como havíamos feito isso há pouco tempo, achei mais interessante montar uma tábua de queijos, frios e acompanhamentos bem incrementada. Ele topou na hora!

DSC_0537

Durante a semana, minha rotina é frenética, mas nos finais de semana me entrego ao ritmo preguiçoso dos dias de folga e adoro comer sem pressa, beber um vinho e beliscar coisas gostosas. Como a data caiu numa sexta-feira, a ideia da tábua era perfeita pra relaxar e, o mais importante, não me daria muito trabalho.

DSC_0701

Como gosto de variar os acompanhamentos a cada tábua que preparo, abri a nossa “despensa gourmet” (um armário na cozinha onde guardo coisinhas gostosas que geralmente trago de viagens) e selecionei três delícias: os corações de alcachofra grelhados da Vale Fértil, a geleia de framboesa da marca Miva e a compota de cebola caramelizada no vinho tinto com frutas cítricas e especiarias do Chef Luciano Campos. A geleia e a compota foram compradas na região da serra catarinense há algumas semanas, mais precisamente na loja do restaurante Snow Valley em São Joaquim-SC. Amei tudo, com destaque para a geleia, de altíssima qualidade, e a compota de cebola, que é adocicada e tem pedacinhos de casca de limão e laranja confitados com aromas de cravo e canela. Super diferente e saborosa!

DSC_0552

No mais, nossa tábua ficou assim:

  • Queijo da Serra da Canastra
  • Camembert
  • Parmigiano Reggiano
  • Linguiça catalã com crosta de pimenta
  • Presunto de Parma
  • Figos
  • Pera
  • Amêndoas
  • Azeite temperado com mix de pimentas, alho e folhas de sálvia
  • Mel

Para acompanhar, baguete e torradinhas com alecrim. E um bom vinho, claro! Escolhemos o Egiodola da vinícola Pizzato.

DSC_0675

Usei algumas flores para decorar a tábua e também para fazer dois arranjos colocados na mesa de centro da sala, onde comemos.

DSC_0485

Produzi um arranjo no estilo oriental, tendo como base um bowl de metal. Enchi a peça de água, pinguei algumas gotinhas de óleo aromático (adoro esse Lavender Vanilla da Bath and Body Works!), acrescentei flores e velas flutuantes.

DSC_0475

O arranjo ficou bonito, perfumado e nos transportou para o ambiente relaxante dos spas da Tailândia, onde estivemos nas últimas férias.

DSC_0468

Para o mini vaso de flores, usei um vidrinho de azeite da Oliviers & Co. Ficou delicado e fofo!

DSC_0574

E assim aconteceu nossa comemoração romântica: simples, caseira e deliciosa! Espero montar outras tábuas como esta em breve, variando os ingredientes para testar novas combinações. E depois venho aqui compartilhar o resultado com vocês.

Um grande beijo pra todos com votos de uma semana muito prazerosa!!!!

Bonfa-ass

9 comentários:

Patricia Merella disse... [Responder comentário]

Adorei minha amiga e fiquei inspiradissima. Feliz semana, beijinhos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Patricia MerellaObrigada, querida amiga! Amoooo essas tábuas! Super beijo!

Marta disse... [Responder comentário]

Que delicia! Adoro tb esse tipo de recepção!!! Parabéns e que venham muitos anos e comemorações pela frente!!!! Beijos

Carla Cristina Alves disse... [Responder comentário]

Uhmm, a dica do Snow Valley rendeu! Legal!
Como sempre arrasando!
Amo queijos e vinhos... Sempre fico procurando coisinhas diferentes para experimentar!

Beijos!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Carla Cristina AlvesCarla, é verdade! Adorei o lugar! Não comemos lá, mas a lojinha rendeu ótimas compras, tudo delicioso! Obrigadíssima pela dica! Beijão!

Rosangela disse... [Responder comentário]

Celebrar o amor é bom demais, parabéns! E a tábua ficou linda, babei nessa geléia maravilhosa! Bjs

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Rosangela BeMuito obrigada, querida!!!! Ah, a geleia é uma delícia mesmo, ainda sobrou um pouquinho, adoro comer com queijo minas! Super beijo!

Cleide STB disse... [Responder comentário]

Que lindeza de mesa! Inspiração de amor em forma de comida! Parabéns!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Cleide STBCleide, muito obrigada! Fico feliz que tenha gostado da minha produção! Bjs!

Related Posts with Thumbnails